Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaAssociação BLC3 - Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro
Designação da parceriaMicoCoating
Iniciativa a desenvolverValorização dos recursos florestais e micológicos para otimização de revestimentos
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeAtualmente o aumento do tempo de prateleira, via mercado biológico, pela redução significativa de conservantes no contexto do mercado "cleanlabel", e ainda a procura do consumidor por alimentos mais saudáveis, é um dos principais desafios da indústria alimentar. A utilização de filmes e revestimentos comestíveis tem-se revelado uma tecnologia com grande potencial para atingir maiores tempos de prateleira, assegurando simultaneamente a segurança alimentar e atributos de qualidade. As exigências de mercado têm levado à necessidade de aposta em compostos alternativos para aplicação em revestimentos que inativem as reações deteriorantes nos alimentos ao mesmo tempo que garantem os seus atributos qualitativos. Estes compostos que constituem os revestimentos devem cumprir determinados requisitos origem natural, renováveis e edíveis, devendo ainda conferir aos revestimentos propriedades bioativas e conservantes. A procura de novos compostos abriu novas oportunidades para a incorporação de conservantes naturais derivados de plantas, animais, bactérias, algas e fungos que atuam como agentes antioxidantes e antimicrobianos. Entre os fungos, os cogumelos são geralmente consumidos como alimentos e foi já demonstrado, nomeadamente pelo grupo operacional, que possuem potencial para serem usados como fonte de antimicrobianos e antioxidantes. Assim, a aposta em cogumelos de espécies silvestres (coprodutos florestais, sem valor alimentar) e cogumelos de produção (por recurso a substratos agroflorestais) como fonte de compostos funcionais apresenta-se como uma ótima oportunidade de alto valor acrescentado. Tendo em consideração os mais recentes desenvolvimentos, o principal objetivo desta iniciativa é a aplicação de compostos bioativos de origem natural, via cogumelos que produzam compostos funcionais, em revestimentos comestíveis para o mercado alimentar, para aumentar o tempo de prateleira, atribuindo novas propriedades como atividade antioxidante, antimicrobiana e enzimática.
Objetivos visados A presente iniciativa visa valorizar os recursos florestais e micológicos da Floresta Portuguesa aproveitando o seu potencial como fonte de compostos antimicrobianos e antioxidantes para aplicação em revestimentos alimentares. O principal propósito desta iniciativa é alcançar extratos e/ou compostos bioativos de cogumelos nativos que ao serem incorporados em revestimentos aumentem o tempo de prateleira dos alimentos, através da garantia da segurança alimentar e qualidade sensorial/nutricional. A aposta na área da conservação alimentar tem como objetivo oferecer uma nova alternativa de fonte de antioxidantes/antimicrobianos e conservantes naturais que garantam a segurança alimentar por períodos mais longos, sem comprometer os aspetos sensoriais/nutricionais. Esta iniciativa encontra-se assim de acordo com as novas tendências de mercado e crescente preocupação dos consumidores com a saúde e exclusão de aditivos sintéticos da dieta.
Os objetivos específicos da iniciativa MicoCoating são:
- Produção de cogumelos nativos em sistemas fechados, utilizando recursos lenho-celulósicos existentes na Região Interior Centro e Norte, para a vertente de produção de novos compostos/extratos bioativos e funcionais para aplicação alimentar, para a valorização de um importante coproduto florestal e do património genético (os macrofungos);
- Otimizar os processos de obtenção de extratos/compostos com atividade antimicrobiana, antioxidante e enzimática a partir de macrofungos nativos de produção e silvestres;
- Desenvolver conservantes naturais de origem micológica que possam ser utilizados para melhorar o desempenho de revestimentos/filmes comestíveis para fins alimentares.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosR1: Valorização económica do território florestal e aumento da atividade económica. Pretende-se, reaproveitar a matéria-prima e os recursos existentes ao nível do sector agroflorestal para a produção e colheita de cogumelos ricos em propriedades enzimáticas, antimicrobianas e antioxidantes, existentes em abundância na região interior centro e norte i) Agrocybe cylindracea encontrado em estado silvestre é também produzido (VN) em substratos provenientes de resíduos florestais (ex: Acácia, Giesta, Pinus, entre outros), obtendo-se extratos com elevada atividade antioxidante. ii) Laetiporus sulphureus, atualmente a ser implementada a sua produção (VN) - em substratos de resíduos florestais (ex: Acácia, Giesta, Pinus, entre outros), pode ser colhido em estado silvestre, obtendo-se deste cogumelo extratos antioxidantes (polifenóis e α-glucan) e antimicrobianos. iii) Trametes versicolor e Schizophyllum commune, cogumelos silvestres bastante comuns na floresta portuguesa, facilmente encontrados em azinhais, pinhais e sobreirais. As propriedades existentes nos cogumelos permitirão a extração de compostos para desenvolvimento de novos bioativos/conservantes para incorporação em revestimentos comestíveis para a indústria alimentar.
R2: Novo tipo de revestimento comestível/edível e de origem natural para o setor alimentar. Pretende-se que esta solução seja um grande contributo para a indústria alimentar (principais beneficiários do produto inovador e diferenciador que se pretende colocar no mercado). A iniciativa MicoCoating propõe criar revestimentos que levarão a inúmeras vantagens ao nível da conservação alimentar. Por outro lado, o consumidor final será também benificiários dos resultados obtidos no produto final, além da conservação pretende-se que estes revestimentos comestíveis à base de cogumelos confiram aos produtos alimentares revestidos novas propriedades (ex.: antioxidantes), que não só protegem o produto como também lhe conferem atributos funcionais.
R3: Otimização das técnicas de extração, e desenvolvimento de um equipamento piloto para extração de compostos/extratos resultante dos trabalhos desenvolvidos na parceria; e o desenvolvimento de um equipamento de extração adequado aos extratos/filmes otimizados permitirá obter maiores rendimentos de produção, conseguindo dar uma resposta rápida e eficaz às necessidades da indústria alimentar.
R4: Melhoria da gestão sustentável da floresta. Importa salientar que a iniciativa MicoCoating, além de propor a criação de revestimentos com antimicrobianos de fontes naturais, pretende atingir uma estratégia de valorização dos recursos florestais lenho-celulósicos e micológicos da floresta - melhoria da gestão dos sistemas florestais visando maior sustentabilidade dos sistemas florestais de alto valor ambiental.
A parceria divulgará, nos termos definidos no art.º11 da Portaria nº 402/2015, os seguintes resultados: i) Variedades de cogumelos selecionadas para produção de revestimento; ii) Tecnologias de extração dos compostos funcionais naturais provenientes de cogumelo otimizadas; iii) Protótipo do equipamento de extração de compostos/extratos; iv) Metodologias de obtenção dos extratos a utilizar nos revestimentos alimentares.
Potenciais beneficiários: Produtores de cogumelos e Exploradores florestais com geração de resíduos lenho-celulósicos; Indústrias alimentares; Indústrias químicas de comercialização de extratos/compostos para a conservação alimentar.
InterlocutorJoão Nunes
MoradaRua Nossa Senhora da Conceição, 2, Lagares
LocalidadeOliveira do Hospital
Código postal3405 - 155
Telefone238641059
Iniciativa semelhanteID 26 e 361
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A