Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaINIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Designação da parceriaOtimização das técnicas de produção para espécies de cogumelos com interesse medicinal/nutricional e seleção de isolados
Iniciativa a desenvolverEstudo e controlo de técnicas de produção de cogumelos em troncos com interesse medicinal (ex. G. lucidum), com vista à maximização da produção de elevada qualidade, para responder às crescentes necessidades do mercado nacional.

Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidade"Algumas espécies de cogumelos, como Ganoderma lucidum, Trametes versicolor e Grifola frondosa, são cada vez mais procurados devido aos seus efeitos medicinais (Ferreira I.C. 2010). Estes cogumelos são produzidos maioritariamente em países asiáticos, no entanto, o mercado Europeu tem-se tornado mais exigente no que respeita à confiança deste produto quanto à sua origem. Os produtores de cogumelos medicinais/nutricionais em Portugal produzem quase na sua exclusividade Lentinula edodes (shiitake) em Modo de Produção Biológico, no entanto, o mercado Europeu tem vindo a pedir outras espécies que sigam as normas MPB.
Simultaneamente, devido ao abrupto aumento de unidades de produção de shiitake no nosso país, os preços de mercado baixaram e os produtores veem uma oportunidade na diversificação de espécies. Face a esta nova necessidade, torna-se premente o estudo de outras espécies que possam ser cultivadas num sistema semelhante ao que atualmente é realizado com o shiitake, criando protocolos de fácil utilização pelas empresas, permitindo-lhes a adaptação de instalações preexistentes. O sistema de produção de shiitake em troncos, não permite o total controlo das condições ambientais, causando algumas suscetibilidades na produção. Tais suscetibilidades são igualmente desconhecidas na produção de espécies alternativas, em Portugal. Assim, é necessário conhecer quais as técnicas de produção ideais para estas espécies, com vista à maximização da produção, tanto em quantidade, como em qualidade dos compostos medicinais.
A qualidade dos cogumelos e dos compostos depende dos isolados utilizados e das condições ambientais em que são produzidos, sendo fundamental a seleção de isolados mais produtivos em compostos medicinais e a definição de protocolos de produção adequados a cada espécie/isolado. Numa perspetiva de potenciar a adaptabilidade das espécies às condições portuguesas a seleção de isolados incluirá também isolados nacionais.
"
Objetivos visados "Objetivos a atingir pela iniciativa relativos à oportunidade de mercado:
-Diversificação da oferta de espécies com interesse medicinal e/ou nutricional, como a produção de Ganoderma lucidum, Grifola frondosa, entre outros, em troncos de madeira.
Objetivos a atingir com a iniciativa no que se refere ao plano de acção:
-Caracterização das espécies, no que se refere às suas necessidades técnicas (condições ambientais e nutritivas favoráveis) de modo a estabelecer um método de produção otimizado em Portugal.
-Seleção de isolados de origem nacional e internacional, de elevada produtividade com vista à obtenção de compostos ativos com fins medicinais (polissacáridos), os quais serão extraídos a partir dos cogumelos produzidos em troncos.
"
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários"• Validação do método de produção das espécies G. lucidum e G. frondosa em troncos.
• Otimização das técnicas de produção para espécies de cogumelos com interesse nutricional/medicinal o que permitirá a definição de protocolos de produção adequados a cada espécie/isolado e às condições existentes em Portugal, uma vez que tal não é conhecido.
• Elaboração de fichas técnicas de produção para cada espécie, que ficarão disponíveis para os produtores.
• Identificação de isolados das duas espécies que apresentem máxima produtividade em polissacáridos nas condições de produção validadas anteriormente.
• Constituição de um banco de isolados para multiplicação e comercialização (produção de spawn)
Assim, a diversificação das espécies produzidas e também a sua utilização final (aproveitamento nutricional e/ou medicinal) beneficiará tanto agricultores ou potenciais produtores de cogumelos, como empresas produtoras de cogumelos já instaladas, permitindo-lhes a valorização de instalações preexistentes, criando alternativas para os produtores locais, com resultados diretos na economia.
Toda a informação será disponibilizada gratuitamente através da plataforma da Rede Rural Nacional com o apoio da Inovisa.


"
InterlocutorAna Cristina Ramos
MoradaAvenida da República, Quinta do Marquês
LocalidadeOeiras
Código postal2780 - 157
Telefone214403500
Iniciativa semelhanteID 216 e 361
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A