Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaANPOC - Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas
Designação da parceriaOLEOCOLZA
Iniciativa a desenvolverAvaliação do impacto de diferentes variedades na capacidade produtiva da COLZA no Alentejo e Região do Ribatejo. Testagem como cultura de rotação, com boa rentabilidade, potencial de valorização dos solos e dirigida para a extração de óleo vegetal.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeAs oleaginosas como é o caso da Colza, são plantas que contém um alto teor de óleo, podendo ser utilizadas para a produção de óleo vegetal para alimentação humana, produção de rações para animais ou produção de biocombustíveis (biodiesel).
A produção deste tipo de cultura é muito pouco desenvolvida no nosso país, sendo o saldo da balança comercial bastante deficitária, quer nas sementes quer nos óleos vegetais; salienta-se que a dependência externa das oleaginosas tem apresentado uma tendência de agravamento, com as importações a aumentarem, em média, 12,0% ao ano (desde o ano de 2006, as importações de sementes de oleaginosas quadruplicaram).
Dentro dos fatores que estão na base do fraco desenvolvimento da colza, destacam-se dois aspetos relevantes: variedades produzidas pouco resistentes às condições edafoclimáticas nacionais e, a inexistência de uma fileira suficientemente madura para o desenvolvimento da cultura.
O INIAV testou esta espécie em ensaios de adaptação de variedades comerciais onde se destacavam algumas linhas com resultados agronómicos prometedores e com elevado potencial produtivo. Nesta lógica, mais tolerantes às oscilações climáticas do nosso país.
No entanto, estas variedades careceram de testagem em maior escala, em regime de rotação com outras culturas, nomeadamente cereais, leguminosas, girassol e milho, em diferentes tipologias de terreno e em regiões com condições climatéricas distintas, como é a região do Alentejo e do Ribatejo.
Por outro lado, a Sovena Oilseeds tem como estratégia de curto prazo desenvolver a fileira da Colza, promovendo a cultura dentro de parâmetros agronómicos definidos, e com características de % impureza, %humidade e teor de gordura que permitam o processamento industrial de extração de óleo vegetal.
Assim, consideramos que estamos perante uma oportunidade de inovar com a introdução da Colza como uma importante cultura alternativa de rotação, que possa promover a competitividade e desenvolvimento de uma nova fileira, agregando a produção e a indústria.
Objetivos visados Objetivo global da iniciativa:
“Obtenção de variedade(s) de Colza com características superiores em termos qualidade, introduzida como cultura de rotação de alto rendimento, com valorização dos solos e com características condizentes com as especificações da indústria”.

Objetivos mais específicos que orientam o plano de ação:
1. Identificar e testar variedades de Colza de qualidade atualmente utilizadas em Portugal (4 variedades principais) e outras 4 variedades de alto rendimento utilizadas atualmente na Europa;
2. Identificar as melhores opções agronómicas visando a otimização das produções e do valor de utilização das sementes, mas potenciando, de forma sustentada, o rendimento do produtor ao introduzir a Colza no plano de rotação com outras culturas, retirando também claros benefícios no que respeita à valorização dos solos;
3. Testar as diferentes variedades no que respeita às características e especificações da indústria;
4. Identificar e controlar as principais doenças que afetam esta espécie: Phoma lingam (necroses em folhas e caule), Sclerotinia sclerotiorum (podridão branca), Alburgo candida (ferrugem branca), Alternaria brassicae (alternariose), Erysiphe polygoni (oídio); selecionar as variedades mais tolerantes para as nossas condições edafoclimáticas.
5. Criar um itinerário técnico da cultura (preparação do terreno, sementeira, fertilização, proteção fitossanitária, material vegetal e colheita);
6. Divulgar e promover junto dos agricultores a aposta nas variedades de Colza e no itinerário técnico mais adequados à obtenção de um produto final de excelente qualidade;

Objetivos que se pretendem a médio prazo:
Promover e consolidar a fileira produtiva (agricultores e/ou as suas associações) organizando a concentração da oferta, de modo a fornecer à indústria lotes de Colza homogéneos e de elevada qualidade;
Promover o aumento de áreas e rentabilidade de produções (substituição de importações por produção nacional).
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosA presente iniciativa propõe-se a obter e disseminar, junto dos diferentes intervenientes da fileira, os seguintes resultados:
- Divulgação de variedades de Colza com elevado potencial genético de qualidade, reconhecidas pela indústria;
- Elaboração de uma conta de cultura e calculo da pegada ecológica;
- Identificar tipos de rotação, com outras culturas anuais, que tragam vantagem ao agricultor;
- Divulgação de itinerários técnicos adequados que potenciem a produção de Colza de elevado rendimento agronómico e rentabilidade industrial;
- Desenvolver a fileira da Colza, criando uma plataforma de partilha e discussão entre os diferentes agentes da cadeia de valor, desde a produção, indústria, e organismos de I&D;

Os potenciais beneficiários são todos os agricultores suscetíveis de produzir Colza como cultura de rotação, associações do setor, cooperativas, agrupamentos e organizações de produtores, indústria e prestadores de serviços.
InterlocutorJosé Palha
MoradaAv. Heróis do Ultramar, nº 56
LocalidadeÉvora
Código postal7005 - 161
Telefone266700321
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A