Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaBIOPROTEC-Associação Nacional dos Engenheiros de Agricultura Biológica
Designação da parceriaGMOVEL – Controlo de infestantes com Galinhas na linha de Vinha, Pomares e entrelinhas das culturas hortícolas e produção de ovos e carne.
Iniciativa a desenvolverSubstituir os herbicidas e as mobilizações localizadas no controlo de infestantes por galinhas autóctones confinadas em parques móveis, que não permitem a destruição das culturas, e obter adicionalmente uma produção de ovos e de carne a baixo custo
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeExiste um problema, uma dificuldade fundamental para os agricultores que pretendem fazer a conversão para a agricultura biológica: O controlo de infestantes nas linhas de cultura das vinhas e pomares e nas entrelinhas das hortícolas.
Este problema é o principal obstáculo apontado à conversão para a agricultura, uma vez que não é possível aplicar herbicidas de síntese e o controlo mecânico nem sempre á fácil de executar e obriga à posterior amontoa. Já são muitos os agricultores convencionais que aplicam o herbicida apenas nas linhas da vinha e dos pomares, cortando mecanicamente as infestantes nas entrelinhas, no entanto não conseguem evitar a aplicação do herbicida nas linhas.
As galinhas autóctones, muito rústicas, em pastagem confinada em estruturas desenhadas e concebidas especialmente para este efeito e que permitem o controlo das infestantes e impedem o acesso às culturas, é uma solução inovadora que constitui um bom contributo para que mais agricultores possam aderir à Produção Biológica. Deste modo poderemos resolver o problema do controlo das infestantes e ter ainda rendimentos adicionais: a incorporação de Matéria orgânica, a produção de ovos e a produção de carne biológica.
Objetivos visados Com esta iniciativa visamos resolver a grande dificuldade existente atualmente no controlo das infestantes nas linhas de cultura da vinha e dos pomares e também nas entrelinhas das hortas em Agricultura Biológica, sem o recurso a herbicidas ou mobilizações do terreno. Pretendemos substituir a aplicação de herbicidas pela pastagem de galinhas. Com este método vamos melhorar a rentabilidade das explorações através da incorporação de matéria orgânica, da produção de ovos e de carne.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários- Contribuir para que a conversão à Agricultura Biológica possa ter no controlo de infestantes menos um obstáculo, que será comprovadamente ultrapassado pelo método inovador, eficaz e rentável de controlo das infestantes em vinhas, pomares e hortas, sem o recurso a herbicidas de síntese química.
- Criar o “manual técnico sobre controlo de infestantes das culturas da vinha, pomares e hortas em Agricultura Biológica, com galinhas Preta Lusitânica”
- Ter divulgado as técnicas e o método de controlo de infestantes através da utilização de galinhas em pastagem confinada, bem como da produção de ovos e carne biológica a baixo custo, junto de produtores potenciais e já instalados.
- Incorporação do método em pelo menos 3 produtores.
Os potenciais beneficiários:
- Viticultores, Fruticultores e Horticultores biológicos que poderão introduzir o método nas suas explorações.
- Viticultores, Fruticultores e Horticultores convencionais que poderão passar a controlar as infestantes utilizando este método.
- Jovens agricultores em primeira instalação que passarão a poder contar com mais um método de controlo de infestantes e uma forma também de rentabilizarem as suas explorações.
InterlocutorJoão Alexandre Lino Roque Carvalho Silva
MoradaRua João Caridade Durães, 4, Coutada Velha
LocalidadeBenavente
Código postal2130 - 229
Telefone918553207
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A