Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaAGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica
Designação da parceriaPROMOBIO – Produção Biológica segundo padrões de Organização e Planeamento para pequenos produtores com vista ao acesso aos mercados.
Iniciativa a desenvolverResolver a dificuldade de resposta da produção nacional biológica às necessidades do consumo nacionais com aplicação de técnicas de produção, organização/planeamento a pequenos/médios agricultores, reduzindo assim a importação de hortícolas
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeO Problema:
Os produtores biológicos, sobretudo os que possuem pequenas explorações longe dos grandes centros de consumo, não conseguem chegar aos mercados. Segundo a DGADR, no ano de 2014, 3.132 produtores biológicos em Portugal cultivaram 228.840,6 ha, contudo, seja pela distância, pelas importações ou pela falta de organização, a produção nacional bio não consegue chegar ao mercado nacional. Os produtores assistem ao crescimento do mercado nacional sustentado no aumento exponencial das importações. Estima-se que cerca de 70 a 80% dos produtos biológicos consumidos em Portugal sejam importados.
A agricultura biológica nacional vive um problema relacionado com técnicas de produção/organização/planeamento que a impede de se integrar nos mercados:
a) Não existem técnicas de produção/organização/planeamento que possam oferecer ao mercado hortícolas de forma continuada durante todo o ano.
b) Não existe articulação entre os agentes do setor nem informação
c) A produção nacional de hortícolas biológicos não está adaptada às exigências/oportunidades dos mercados internos e de exportação
d) Portugal não está a conseguir substituir as importações por produções nacionais, apesar das ótimas condições edafo-climáticas.
e) Sobretudo as pequenas explorações, mais afastados dos grandes centros de consumo, não estão a conseguir inserir-se nos mercados
f) Os produtores biológicos nacionais não estão a conseguir produzir de modo a que possam ter acesso aos canais de comercialização que lhes permitam contribuir para a melhoria da qualidade dos alimentos fornecidos à população escolar e à população em geral e para a implementação de padrões de consumo saudáveis.
A Oportunidade:
O consumo de produtos biológicos, sobretudo importados, cresce cerca de 10 a 15% ao ano, no entanto os consumidores preferem hortícolas biológicos nacionais, relativamente aos importados.
Por outro lado, os retalhistas sentindo dificuldade em adquirir hortícolas biológicos nacionais manifestam a vontade de realizar acordos de comercialização com a produção. Ou seja, estão reunidas as condições para dotar os agricultores de conhecimentos/técnicas de produção e conservação que lhes permitam dar resposta às solicitações da procura nacional de produtos biológicos, durante todo o ano, reduzindo assim as necessidades de importação e contribuindo para o aumento do PIB.
Objetivos visados O objetivo geral consiste na organização da produção/conservação ao longo do ano, principalmente nas explorações pequenas e médias. Para alcançar o objetivo principal estabelecemos objetivos específicos:
a) Experimentar técnicas e planos de produção/conservação planeados em função da procura existente junto dos médios e pequenos produtores de AB.
b) Experimentar modelos de produção adaptados às exigências da procura dando indicações sobre os produtos a cultivar, as técnicas, os tempos e as quantidades necessárias, embalando se necessário, promovendo assim oportunidades de mercado para os produtores.
c) Divulgação da informar de modo a fazer a articulação entre todos os agentes do setor (produtores, técnicos, distribuidores, vendedores e consumidores).
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosCom as ações de âmbito nacional desenvolvidas pelo Grupo Operacional esperamos atingir os seguintes resultados:

- Produção nacional biológica dos pequenos e médios produtores de AB e a sua organização de acordo com as necessidades do consumo.
- Modelo de organização para a oferta estruturada de produtos biológicos nacionais que adequa a sazonalidade da produção às necessidades da procura.
- Folhetos de divulgação sobre produção/conservação adequadas a um consumo mais prolongado dos produtos biológicos da época e com melhor capacidade de transporte

Os potenciais destinatários são:
a) Os potenciais destinatários são os horticultores biológicos existentes no País, os jovens agricultores que estão a instalar-se ao abrigo dos apoios do PDR2020, os novos horticultores e os horticultores que pretendam converter-se à Agricultura Biológica
InterlocutorJaime Manuel Carvalho Ferreira
MoradaCalçada da Tapada, nº 39 - R/C Dto.
LocalidadeAlcântara
Código postal1300 - 545
Telefone912237056
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A