Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaINIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Designação da parceriaLegForBov- Alimentos alternativos na produção de carne de bovino
Iniciativa a desenvolverMelhorar a sustentabilidade da engorda de novilhos pela utilização de forragens de alto valor alimentar e de subprodutos industriais como substitutos dos cereais nos alimentos compostos
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidade"Portugal apresenta um deficit comercial importante nos cereais e bagaços de oleaginosas, que são os principais componentes dos alimentos compostos utilizados na produção pecuária. Encontrar alternativas a estas matérias-primas contribui para equilibrar a balança comercial, melhorar a utilização dos recursos endógenos e a sustentabilidade dos sistemas de produção animal.
Em 2014 o grau de autoaprovisionamento da carne de bovino nacional foi inferior a 50 % e o deficit comercial foi superior a 350 M€.
A maior concentração de vacas aleitantes está no Alentejo, e aumentou nos últimos anos. A produção de carne é maioritariamente proveniente de animais cruzados, nascidos de vacas vacas cruzadas ou das raças Alentejana, Mertolenga e Preta. Os vitelos são submetidos a um período de crescimento e engorda antes do abate com forte incorporação de alimentos compostos nas dietas e são abatidos com pesos e idades variáveis, originando dois produtos principais, o vitelão (abate com idades inferiores a 12 meses) e o novilho (abate entre os 12 e os 24 meses idade).
A utilização de forragens ricas em leguminosas, com variedades bem adaptadas a muitas situações ambientais de Portugal, de elevado valor alimentar, nas dietas para ruminantes, nomeadamente as e com elevado teor em proteína e de elevada digestibilidade, poderá ser uma forma de reduzir a quantidade de alimentos concentrados proteicos. Por outro lado, a valorização e incorporação de subprodutos das agroindústrias, como as polpas desidratadas de beterraba e de citrinos ou a casca de soja, poderá ser uma forma de reduzir a incorporação de cereais nas dietas destes animais.
O Grupo Operacional tem como objetivo testar dietas não convencionais no crescimento e engorda de vitelões, promovendo a utilização de forragens de alto valor alimentar e de subprodutos agroindustriais, recursos endógenos cuja utilização permitirá reduzir os custos de produção contribuindo assim para a sustentabilidade e competitividade deste setor.

"
Objetivos visados "A - Caracterizar o potencial produtivo de 3 misturas forrageiras biodiversas comerciais para a produção de forragens de outono/inverno produzidas na região Alentejo. Serão considerados 3 ciclos de produção, em condições semelhantes às de produção comercial. Avaliar a ingestibilidade, a composição química e o valor nutricional (digestibilidade aparente, degradabilidade ruminal, e digestibilidade intestinal da proteína) das fenosilagens obtidas das forragens referidas. Serão estudados os efeitos da fase do corte e do tamanho do troço na qualidade da fenosilagens, procurando encontrar a situação mais favorável para cada um dos casos;

B - Formular alimentos compostos que complementem as fenosilagens das três misturas forrageiras biodiversas comerciais, por forma a obter dietas completas para novilhos em crescimento, utilizando fontes energéticas alternativas aos cereais e recorrendo á suplementação com lípidos polinsaturados para promover a deposição de ácidos gordos bioativos.

C - Identificar os efeitos das dietas experimentais no crescimento de vitelos cruzados (Charolês x Alentejano ou Limousine x Alentejano) desmamados aos 6 meses e com o objetivo de abate aos 10 meses de idade e avaliar a eficiência produtiva das diferentes dietas alternativas, comparativamente a uma dieta controle (alimento composto e palha ad libitum);

D - Avaliar os efeitos das dietas experimentais na qualidade das carcaças produzidas;

E - Avaliar os efeitos das dietas experimentais na qualidade da carne e na composição lípica e valor nutricional da gordura intramuscular;

F - Avaliar os efeitos das dietas experimentais no poder antioxidante da carne e avaliação do impacto do tempo de maturação na qualidade sensorial;

G - Obter indicadores técnicos e económicos das várias soluções para a produção dos vitelos.


"
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários"Obj. A - Sistematizar as características agronómicas e dos dados produtivos de misturas forrageiras ou com interesse para Portugal e para o Alentejo. Serão ainda focadas as possibilidades de integração das forragens nos sistemas de produção da região, com benefícios ecológicos e ambientais. Este conhecimento beneficia os produtores agropecuários, que passarão a dispor de melhor informação para as decisões na gestão das explorações. Conhecer o valor nutricional forragens é um dado importante para os responsáveis pela formulação de dietas para ruminantes nas suas diferentes vocações produtivas.

Obj. B - A substituição de cereais por subprodutos industriais complementando cada uma das três possibilidades de forragens poderá permitir uma redução nos custos de produção e uma utilização mais racional dos recursos alimentares disponíveis. Esta estratégia pode contribuir para uma redução da incorporação cereais e de concentrados proteicos que são em grande medida importadas, contribuindo para um melhor equilíbrio da balança comercial portuguesa e da sustentabilidade dos sistemas de produção animal. O conhecimento sobre a resposta produtiva dos animais quando sujeitos a estas dietas é importante para os industriais da produção de alimentos compostos para animais e para os produtores agropecuários que na alimentação dos seus animais têm de combinar as forragens com os alimentos compostos, para, organizações de produtores e empresas do setor.

Obj. C - A aplicação das estratégias nutricionais e a manipulação das dietas destinadas a animais de produção têm de ser testadas antes da sua aplicação comercial. O ensaio produtivo realizado no INIAV – Fonte Boa permite obter dados sobre a produtividade animal nas diferentes situações. Os resultados serão posteriormente testados em condições comerciais, para avaliar a viabilidade desta abordagem nutricional. Estes elementos são importantes para os industriais da produção de alimentos compostos para animais e para os produtores de bovinos de carne para as organizações de produtores e para as empresas do setor agropecuário.

Obj. D-E - Avaliar o impacto da manipulação da dieta na qualidade dos produtos obtidos. Com esta fase do projeto será possível avaliar e caracterizar a qualidade das carcaças produzidas e concluir sobre a eficácia dos tratamentos na fração lipídica da carne. Os resultados desta componente são do interesse dos produtores de carne de bovinos em geral e para os industriais da produção de alimentos compostos para animais e das empresas ligadas ao setor agropecuário.


Obj. F - Obter dados sobre o impacto da maturação na qualidade da carne produzida e procurar indicadores sobre os tempos a considerar neste processo. Serão obtidos elementos objetivos sobre a evolução dos parâmetros da cor e da oxidação dos lípidos que darão indicação sobre o efeito dos tratamentos na capacidade de conservação da carne. Esta informação será do interesse dos consumidores em geral, dos produtores de carne de bovino e dos industriais do setor das carnes.


Obj. G – Definir a estrutura de custos e de proveitos dos sistemas de acabamento/engorda preconizados para os vitelos cruzados através das contas de atividade nas diversas situações. Identificar os fatores limitantes da produtividade ou da rentabilidade do processo de produção, Esta informação será do interesse dos consumidores em geral e dos produtores carne de bovino e das organizações de produtores, das empresas ligadas ao setor agropecuário.

"
InterlocutorJosé Manuel Bento Santos Silva
MoradaINIAV, Polo de Investigação da Fonte Boa,
LocalidadeFonte Boa
Código postal2005 - 048
Telefone243767374
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A