Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaIPCB/ESA - Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior Agrária
Designação da parceriaPrunusTech – Sistema robótico terrestre para a retirada e utilização dos frutos caídos no solo em pomares de prunóideas
Iniciativa a desenvolverConceção e desenvolvimento de tecnologia robotizada para a retirada e valorização de frutos de refugo, sua utilização na alimentação de pequenos ruminantes e avaliação do efeito na incidência de pragas e doenças em pomares de prunoideas na região da Beira
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeEm pomares de fruteiras, durante o período de desenvolvimento dos frutos, que decorre desde a floração à maturação, observa-se a queda de frutos, que pode ser muito intensa quando ocorrem condições climáticas adversas, problemas fitossanitários, ou queda de frutos junto à maturação, podendo atingir 20% a 30% da produção. Em resultado dessa queda, os frutos ficam depositados no solo potenciando diversos problemas, nomeadamente o desenvolvimento de doenças como podridões (Monilia spp ou Botrytis spp) ou o completar de ciclo de algumas pragas, que contribuirão para um maior risco de problemas fitossanitários nos ciclos seguintes devido ao aumento da população. Assim, para o fruticultor a retirada dos frutos que se encontram no solo é uma prática cultural desejável e, habitualmente não é realizada, pois torna-se onerosa porque é realizada manualmente. Nos principais períodos de queda dos frutos as árvores se encontram com vegetação abundante, resultando em grande volume da copa das árvores. Assim, a mecanização desta operação seria muito facilitada se os frutos caídos junto às plantas se concentrassem na entrelinha e fossem recolhidos com facilidade, diminuindo muito a interferência com as árvores que se encontram repletas de frutos e que podem cair com facilidade pela passagem de uma máquina pesada. Neste contexto, existe a oportunidade para o aproveitamento desses frutos, quer para a alimentação animal, caso os resultados assim o indiquem, quer para um aproveitamento industrial.
Objetivos visados 1. Identificar e monitorizar a queda de frutos em pomares de prunóideas, identificando e quantificando a causa, avaliando a influência da permanência dos frutos no solo com a incidência de doenças e pragas nos pomares de pessegueiro e cerejeiras.
2. Conceber, desenvolver e testar um equipamento robótico especializado para o apoio à mecanização da retirada dos frutos caídos no pomar.
3. Utilizar a fruta de refugo na alimentação de pequenos ruminantes (ovinos), com especial incidência no período de junho-setembro, período de carência alimentar ao nível das pastagens, valorizando um produto sem utilização.
4. Avaliar o impacto da utilização dos frutos retirados dos pomares na quantidade e qualidade do leite produzido por pequenos ruminantes.
5. Avaliar a viabilidade económica da complementaridade fruticultura/pequenos ruminantes, considerando os custos da retirada dos frutos, os impactos na globalidade da proteção fitossanitária dos pomares e ainda a componente referente à produção animal.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosConceção e desenvolvimento de equipamento robótico que funcione autonomamente no posicionamento dos frutos caídos no chão no espaço da entrelinha permitindo a mecanização da retirada dos frutos.
Beneficiários: fruticultores, região, a instituição que desenvolve do equipamento, País.
Diminuir os custos associados à gestão de pomares através da redução de intervenções ao nível da proteção fitossanitária, com repercussões quer ao nível da qualidade intrínseca dos frutos, quer ao nível da proteção do ecossistema, ainda ao nível da proteção dos trabalhadores, contribuindo para maior sustentabilidade do sistema produtivo.
Beneficiários: fruticultores, região, País, contabilizando-se 197 produtores de prunóideas associados da AAPIM e APPIZÊZERE (respetivamente 55 e 142) que podem beneficiar diretamente com esta ação.
Aumentar a rentabilidade do produtor, quer através da possível diminuição de custos, quer através do aumento do rendimento pela valorização dos frutos caídos.
Beneficiários: fruticultores em geral e beneficiários diretos 197 produtores de prunóideas associados da AAPIM e APPIZÊZERE (respetivamente 55 e 142).
Disponibilidade de uma fonte de alimentos para a produção de ovinos num período de carência alimentar.
Beneficiários: produtores de ovinos, consumidores
InterlocutorMaria Paula Simões
MoradaQuinta da Senhora de Mércules,
LocalidadeCastelo Branco
Código postal6000 - 909
Telefone272399900
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A