CCTI - Centro de Competências para o Tomate Industria - Associação para a Investigação, Desenvolvimento e Inovação no Setor
Designação da parceria
LTT- Lycopersicon Two Times
Iniciativa a desenvolver
Desenvolvimento de práticas culturais e tecnológicas adequadas à regeneração pós-colheita de tomate-industria (TI) de forma a obter uma segunda safra dentro do período de campanha (Julho-Setembro).
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
O custo de plantação da cultura de TI representa 10% do total de conta de cultura. O desenvolvimento de práticas que permitam explorar por uma segunda vez as plantas em campo, após a colheita mecânica tradicional, cria uma oportunidade competitiva para os produtores de tomate, aproveitando o sistema já instalado desde o início (plantas, adubação de fundo, camalhões, instalação de rega) permitindo a diluição dos custos inerentes à campanha e uma eficiência no uso da água e dos fatores de produção previamente existentes. Esta oportunidade será criada, através da regeneração da parte aérea, decapitada durante a colheita, que depende do já estabelecido e extenso sistema radicular. Com a regeneração irá haver uma segunda fase de produção, melhorando a capacidade produtiva das plantas de TI já instaladas. Serão monitorizadas as condições meteorológicas, riscos fitossanitários, , disponibilização de água, desenvolvimento vegetativo equalidade do produto final.
Objetivos visados
A iniciativa “LTT” visa atingir três objetivos: 1 –Definir o roteiro técnico do TI em 2ª safra, ao identificar as práticas culturais que permitam aumentar a produção nacional de TI através de uma 2ª colheita, promovendo uma maior eficiência económica na gestão dos sistemas de TI. 2 – Estender o fim da campanha através de soluções técnicas que permitam reforçar a existência de matéria-prima no fim de setembro,a um custo menor, e por essa via a um menor risco económico para o agricultor, quando comparado com as condições atuais. 3 – Começar a campanha mais cedo ao criar tecnicamente um “prémio”(materializado numa 2ª safra em setembro) para os agricultores que iniciem a campanha (primeiros a colher). Desta forma pode-se induzir o aumento de tempo de campanha (mais produtores com TI pronto a colher em principio de Julho), pela via da viabilidade de uma segunda safra aos produtores pioneiros.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
Identifica-se como resultados da iniciativa: 1) itinerário cultural produção de TI de 2ª colheita, salvaguardando a qualidade do produto final, a sustentabilidade da produção e a máxima eficiência no uso de fatores de produção e fitofármacos; 2) o estudo da viabilidade económica da produção em 2ª safra; 3) segunda produção de TI resultante de uma 2ª colheita dentro da mesma campanha, aumentando a disponibilidade de produto agrícola e indiretamente a rentabilidade das agroindústrias transformadoras. Estes resultados estão diretamente ligados com melhoria de gestão dos sistemas agrícolas e principalmente com a gestão económica eficiente da produção de TI. Identificam-se como principais beneficiários do LTT os diversos produtores de TI em Portugal e em particular os produtores ligados à AIT e ao CCTI. Estes e outros produtores de TI, a nível nacional, irão obter o itinerário cultural de uma segunda produção de TI dentro da mesma campanha.