Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaAveleda S.A.
Designação da parceriaBioChorume
Iniciativa a desenvolverSistemas biológicos para utilização do chorume proveniente de explorações de Pecuária Intensiva de Bovinos Leiteiros (PIBL), na fertilização de culturas florestais de rápido crescimento para produção de biomassa para energia e alimentação animal.
Parceiros
Prioridade TemáticaAumento da eficiência dos recursos na produção agrícola e florestal
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeA Pecuária Intensiva de Bovinos Leiteiros (PIPL) tem uma importância social e económica vital para a Região de Entre Douro e Minho (EDM).
Contudo, produz cargas elevadas de efluentes com potencial poluente e ambiental, como é o caso dos chorumes (mistura de urina, fezes e águas de origens diversas). Estes efluentes possuem níveis elevados de N, P e K, e micronutrientes, como Cu e Zn, bem como microrganismos patogénicos. Em contrapartida, o chorume continua a ser um recurso como fertilizante para o solo, aumentando o teor de matéria orgânica (MO) e nutrientes disponíveis e melhora a sua estrutura.
O aumento dos efetivos pecuários coloca às empresas problemas de armazenamento, tratamento e destino destes efluentes, o que potencia os riscos de contaminação das águas superficiais, subterrâneas e do próprio solo.
A sustentabilidade da PIBL na região pode estar comprometida, quer por imposições externas de origem económica e mudanças de mercado, quer pelo cumprimento da legislação Nacional e da UE atual para preservar o ambiente, como as reduções das emissões dos gases com efeito estufa.
Assim, um grande desafio das EPL, nomeadamente explorações de grande dimensão, é desenvolver modelos inovadores de gestão de efluentes numa perspetiva de “economia circular” e “resíduo zero” à escala da unidade de exploração, convertendo os efluentes numa oportunidade e numa mais valia económica e ambiental.
Conhecida pela sua atividade na vitivinicultura, a AVELEDA S.A. é também uma EPL detentora de um efetivo total atual de 230 animais (120 vacas leiteiras) e uma produção de 15,6 ton/dia de efluentes orgânicos, sendo o exemplo claro do problema que o GO-ßio©horume se propõe solucionar.
O GO-ßio©horume pretende assim contribuir para valorizar a fração líquida de chorumes da PIBL como fertilizante em plantações de “espécies florestais de rápido crescimento” (EFRC), avaliando a sua capacidade de extração de nutrientes dos chorumes e o seu potencial em técnicas culturais de remediação.
Objetivos visados O objetivo principal é criar um modelo inovador, alternativo ao tradicional, para minimizar os problemas do excesso de efluentes pecuários nas EPL na região de EDM, promovendo a sua valorização como fornecedor de MO aos solos e disponibilidade de nutrientes para a produção de biomassa, e no seu contributo para a melhoria da sustentabilidade económica das empresas PIPL, valorizando a biomassa produzida na descontaminação dos solos e como fonte de energia para uso interno das unidades de exploração.
Os objetivos específicos visam:
- Implementar técnicas sustentáveis de incorporação dos efluentes no solo
- Implementar técnicas e modelos de plantação da Paulwonia sp. e Populus sp.
- Avaliar os acréscimos de produção lenhosa e da biomassa aérea foliar com a aplicação dos chorumes e das características energéticas destas espécies
- Analisar a composição química, orgânica e forrageira da biomassa foliar da Paulownia sp. para utilização como suplemento alimentar dos animais
- Monitorizar e avaliar a evolução anual das características físicas e químicas dos solos e das taxas de reservatório de C, nas Unidades de Ensaio
- Demonstrar a capacidade de extração de nutrientes do solo pelas espécies utilizadas, em solos com aplicação do chorume
- Elaborar um caderno de boas práticas de gestão e de aplicação de efluentes baseados no trinómio efluentes-solo-cultura à escala da unidade de produção/exploração/agropecuária
- Analisar a integração das atividades deste tipo de explorações pecuárias, através do know-how desenvolvido pelas entidades do SNI&I, indo de encontro às necessidades da problemática de valorização destes efluentes
- Avaliar os resultados económicos da exploração com a introdução do modelo.
- Recorrer a plantas inoculadas com fungos micorrízicos das espécies selecionadas para melhorar a atividade fisiológica das árvores, nomeadamente a extração de nutrientes pelas plantas, a produção de biomassa e na resistência a doenças e pragas.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosO plano de ação visa uma operacionalização sustentável da fração líquida do chorume compatível com as prioridades UE2020, no que concerne aos crescimentos sustentável e inteligente. A integração de novas tecnologias no aproveitamento de efluentes das empresas de bovinicultura irá permitir para além de uma diminuição do seu impacto no meio ambiente, o melhoramento da sua capacidade competitiva.
É assim esperado com a implementação destes sistemas biológicos de EFRC e fungos micorrízicos:
i) uma contribuição significativa para o meio ambiente pela elevada absorção de nutrientes, nomeadamente o azoto, evitando a aplicação de fertilizantes químicos;
ii) produção de biomassa com grande poder calorífico que pode ser utilizada para consumo interno da exploração, diminuindo os custos energéticos da empresa, ou para consumo externo (diversificação de produtos com dividendo económico);
iii) a produção de alimentação rica em nutrientes para o gado da própria exploração (ou para venda para consumo externo) diminuindo a despesa da empresa na compra de rações;
iv) diminuição dos custos com a gestão, manipulação e transporte das empresas com este tipo de efluentes.
v) contribuição significativa para o meio ambiente pela captação de dióxido carbono da atmosfera, integrando-os na corrente global de combate às alterações climáticas.
Desta forma, os potenciais beneficiários desta ação serão as empresas de bovinicultura que pretendam valorizar e otimizar a utilização de um sub-produto da sua atividade que apresenta um elevado potencial poluente. As empresas de outras atividades pecuárias que apresentem este tipo de efluentes poderão integrar nas suas explorações estes sistemas biológicos adaptados às características dos seus resíduos. As entidades que fazem a gestão de efluentes pecuários (empresas e municípios) poderão diversificar as formas de valorização e destino final do chorume.
As empresas de produção florestal poderão utilizar este nicho de negócio para diversificar os seus produtos e em associação, empresas de bioinóculos poderão surgir no sentido de dar resposta à necessidade de produção de fungos micorrízicos para aplicação nestes sistemas.
As centrais de biomassa poderão beneficiar do aumento de produção local de biomassa, com a oferta de um produto com um poder calorífico muito interessante, integrado num sistema sustentável.
Empresas agrícolas, com interesse em intercalar culturas anuais com EFRC, de forma a explorar e aproveitar as vantagens que esta dualidade oferece, quer ao nível da estrutura e de composição do solo, como ao nível da criação de um microclima mais favorável quando os terrenos se encontram em condições um pouco adversas.
Nas estações secas, a Paulownia sp. pode absorver água das camadas subterrâneas mais profundas, absorvendo os nutrientes lixiviados, e humidificar o ar através da transpiração, beneficiando o microclima. É uma árvore excepcional para intercalar com outras culturas, melhorando o microclima das culturas e aumentando os rendimentos consideravelmente. O Populus sp., pelas suas características de rápido crescimento e elevada produção de biomassa, pela sua elevada taxa de transpiração, pela sua fácil adaptação ao solo e clima, tem sido uma espécie muito utilizada para a fitoremediação de solos, tornando-se fundamental para resultados desta investigação.
InterlocutorRita Guedes
MoradaRua de Fez 1056
LocalidadePorto
Código postal4150 - 327
Telefone939975518
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A