Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaNaturbaga - Associação Nacional de Produtores de Pequenos Frutos
Designação da parceriaMirtifert
Iniciativa a desenvolverContribuir para a qualidade dos mirtilos e aumento de produtividade por hectare, minimizando custos associados à fertilização, assim como minimizando os impactos negativos da aplicação excessiva de fertilizantes. Para tal, pretende-se conhecer o comportamento agronómico de diferentes cultivares de mirtilo em diferentes regiões do País, ao ar livre e em ambiente protegido, em solo e em vaso, que nos permitam uma escolha acertada das cultivares e de substrato a usar.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeA cultura do mirtilo em Portugal tanto em solo como em vaso tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos, a uma taxa de crescimento superior a 50% ao ano. Esta taxa de crescimento tem criado diversas oportunidades, mas também alguns constrangimentos dado não haver estudos que nos indiquem claramente as técnicas culturais mais adequadas [e.g. fertirrega, (dose e frequência de aplicação), rega (dotação e frequência) e etc.] a utilizar nas mais diversas zonas do país, desde o Minho litoral, passando pelo interior centro até ao litoral Alentejano.
O mirtilo era habitualmente cultivado em climas mais frescos. As condições climáticas sobretudo a temperatura e a radiação tem uma grande influência na absorção de nutrientes Marcshner (2011). Assim, para a melhorar a gestão da cultura e a eficiência da fertilização torna-se necessário determinar do ritmo de absorção de nutrientes e dos níveis adequados ou suficientes dos diferentes nutrientes nas folhas da cultura.
Para a cultura em solo, atualmente não existem dados obtidos nas nossas condições climáticas, do ritmo de absorção de nutrientes e dos níveis adequados ou suficientes dos diferentes nutrientes nas folhas da cultura, sendo que esses são muito afectados pelas condições climáticas, pela natureza do solo e pelas diferentes cultivares existentes no mercado comercial.
Para a cultura em vaso, com substrato, não existe informação sobre: soluções nutritivas a utilizar, que no caso terão de ser muito distintas das utilizadas para outras culturas, nomeadamente morango e framboesa e substratos com elevada durabilidade ou seja que permitam o crescimento das plantas durante um longo período (vários anos) sem perder as características de arejamento, retenção de água, capacidade de troca catiónica, molhabilidade e etc.
Objetivos visados Objetivos visados com esta iniciativa:
Cultura em solo:
1.Estudar o ritmo de absorção de nutrientes e determinar os níveis adequados ou suficientes dos nutrientes nos tecidos foliares para as nossas condições.
2.Estudar o comportamento agronómico e a qualidade dos frutos de diferentes cultivares( qualidade gustativa, calibre, consistência), em diferentes regiões do País ar livre e ambiente protegido.
3- Estudar a influência da produção em ambiente protegido na alteração do período de produção.
4. Estudar o real potencial de todas as novas cultivares que estão a surgir no mercado e o seu real potencial nas diversas zonas do País.
5- Aumento da produção por hectare recorrendo a menos fertilização, de forma a evitar danos para o meio envolvente.

Cultura em vasos:
1- Desenvolvimento de uma solução (s) nutritiva para produção de mirtilo em substrato.
2.Estudar o tamanho, a cor e tipo de vaso óptimo para o crescimento e manutenção da cultura.
3. Estudar o comportamento de diferentes cultivares produzidas em vaso e ao ar livre.
4. Estudar o desenvolvimento de diferentes cultivares em diferentes tipos de vasos e substratos.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosFace aos objetivos propostos para o Mirtifert, os resultados serão:
1- A obtenção dos níveis de suficiência dos diferentes nutrientes para a cultura do mirtilo nas nossas condições sem haja desperdício de nutrientes
2- O conhecimento do ritmo de absorção dos nutrientes o que possibilitara a aplicação mais eficiente e ajustada dos fertilizantes à cultura evitando dessa forma o aumento da CE a qual a cultura é altamente sensível;
3- Conhecimento da influência da fertilização na qualidade do fruto, o que permitirá também ajustar a fertilização aos parâmetros de qualidade mais importantes nas diferentes cultivares para consumo em fresco.
4- Pretende-se dotar os beneficiários de uma maior capacidade de decisão. Sendo indispensável reunir informação, disponibilizar ferramentas e técnicas alternativas às tradicionais, elegendo-as em conformidade para que resulte numa gestão económica eficiente dos sistemas de produção em consonância com a manutenção da biodiversidade e com a conservação do solo e da água.
5-elaboração de novos substratos com matérias primas de origem nacional podendo dessa forma evitar a importação de outros países valorizando desta forma o produto nacional
6- avaliar o potencial das novas cultivares oferecidas pelos diferentes viveiristas no mercado europeu e aferir das suas reais capacidades em termos produtivos e adaptação ao nosso clima
7– Elaboração de manual de fertilização em diferentes meios de cultura de mirtilos;

Beneficiários:

- Os beneficiários são em primeira mão os produtores de pequenos frutos associados a cada parceiro envolvidos e que serão parceiros ativos do presente grupo operacional.
- No entanto, sendo a Naturbaga uma associação representativa do setor ao nível Nacional, pretende-se alcançar a maior parte dos produtores de pequenos frutos que se encontram instalados ou por instalar.
- Habilitar os técnicos de acompanhamento de explorações de pequenos frutos, na escolha de cultivares, substratos e tipos de vaso a recomendar aos agricultores.
InterlocutorNelson Morgado Fernandes Antunes
MoradaChão dos Ganitos, Cx Postal 511
LocalidadeCastelo Branco
Código postal6000 - 450
Telefone962871178
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A