Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaNaturbaga - Associação Nacional de Produtores de Pequenos Frutos
Designação da parceriaFrozenberry
Iniciativa a desenvolverCaracterização quantitativa e qualitativa das diferentes cultivares de pequenos frutos, produzidos em diferentes regiões de Portugal, conforme o método de cultivo e de forma a avaliar a estabilidade da sua composição química sob condições de congelação rápida.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeOs pequenos frutos, nomeadamente o mirtilo, framboesa e amora, destacam-se pelo aumento da produção que se tem verificado nos últimos três anos a nível nacional. Atualmente este setor está prestes a ser aquele com maior representatividade na exportação. Paralelamente à produção, o consumo em Portugal tem aumentado consideravelmente ao longo dos anos, resultado do consumo em fresco.

Presentemente, derivado ao rápido crescimento da fileira, foram cometidas diversas incorrecções que podem a curto médio prazo prejudicar a mesma. Sendo de realçar o excesso de cultivares plantadas no país inteiro com baixo interesse para o comércio de fruta fresca. Neste âmbito, surge a oportunidade de comercializar essa mesma fruta para o mercado de indústria.

Com esta vertente dinamizada e identificada surge também a oportunidade da instalação de plantações que se destinem exclusivamente a esta mesma indústria fazendo face ao aumento de procura. Por tudo isso, é necessário apoiar o setor através de estudos rigorosos, reconhecendo as melhores cultivares de acordo com os diversos solos e climas em Portugal, bem como as necessidades de cada uma no que se refere à conservação pelo frio. Este trabalho implica a caracterização das cultivares existentes atualmente no mercado e a criação de protocolos que permitam aos agricultores um rápido conhecimento sobre as propriedades físico-químicas das suas produções.

Por outro lado é necessário identificar as boas práticas a serem implementadas para a conservação de cada tipo de fruto e cada variedade através do estudo das suas propriedades em fresco e variação ao longo dos ciclos de frio a implementar.

Neste momento a grande maioria dos estudos direccionam-se tanto a nível nacional como internacional para as propriedades nutraceuticas dos pequenos frutos através das inúmeras atividades biológicas que apresentam derivadas em parte dos teores de polifenois e antocianinas. No entanto, são escaços os trabalhos que diferenciam as propriedades das diferentes variedades dos pequenos frutos. Por outro lado tem-se assistido ao aparecimento de alguns estudos sobre a qualidade dos frutos sujeitos a condições de frio e congelação( nomeadamente nos estados-unidos), mas são no entanto necessários mais estudos virados para a transferência de tecnologia e aplicação às diferentes situações reais de mercado.

Por outro lado, pretende-se que os agricultores possam valorizar e aproveitar os resultados obtidos do presente trabalho, considerando que se pretende alcançar uma oportunidade para os mesmos, conquistando nichos de mercado da fruta com menor valor comercial em fresco. Deste modo, ainda se pretende que os agricultores possam durante um período de tempo mais alargado, aproveitar a fruta para industria e não restringir a produção para consumo em fresco. Para isso torna-se necessário aplicar metodologias e construir instrumentos e ferramentas de trabalho, para que os produtores consigam avaliar in loco, o estado de maturação da fruta para que esta seja colhida e posteriormente conservada nas melhores condições através de métodos de congelação rápida (iqf).
Objetivos visados Objetivos visados com esta iniciativa
- Caracterização regional de diferentes cultivares de pequenos frutos (mirtilo, amora e framboesa);
- Estudos de conservação dos frutos pela cadeia do frio como matéria-prima para a indústria transformadora;
- Desenvolvimento de aplicações de métodos rápidos de análise de alguns parâmetros;
- Apoio direto aos produtores através do conhecimento da qualidade do seu produto e formas de escoamento
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosTipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
Pretende-se atingir os seguintes resultados:
- Pretende-se alcançar uma oportunidade para os produtores, conquistando nichos de mercado da fruta com menor valor comercial em fresco.
- Pretende-se que os agricultores possam durante um período de tempo mais alargado, aproveitar a fruta para industria e não restringir a produção para consumo em fresco.
- Pretende-se que os produtores consigam avaliar in loco, o estado de maturação da fruta para que esta seja colhida e posteriormente conservada nas melhores condições através de métodos de congelação rápida (iqf).
- Pretende-se através da efetiva demonstração das características das várias cultivares dos diferentes frutos, valorizá-los como matéria-prima de elevado valor comercial.
-pretende-se que os produtores consigam caracterizar de uma forma fácil e acessivel a sua produção de forma a melhor poder satisfazer as necessidades dos seus clientes.
- pretende-se além disso ter uma visão geral das cultivares mais plantadas no país no que concerne às suas caracteristicas fisico-quimicas e de que forma essas mesmas caracteristicas são influenciadas pelas condições edafoclimáticas e métodos de cultivo nomeadamente cultura forçada versus ar livre e biológico versus convencional.

Beneficiários:
- Os beneficiários são em primeira mão os produtores de pequenos frutos associados a cada parceiro envolvidos e que serão parceiros ativos do presente grupo operacional.
- No entanto, sendo a Naturbaga uma associação representativa do setor ao nível Nacional, pretende-se alcançar a maior parte dos produtores de pequenos frutos que se encontram instalados ou por instalar.
- Habilitar os técnicos de acompanhamento de explorações de pequenos frutos, na escolha de cultivares a recomendar aos seus associados, segundo o mercado que o produtor pretende alcançar. Por outro lado, permitirá aos técnicos avaliar in loco, junto do produtor, a época mais adequada para efetuar a colheita e que método de cultivo se deverá seguir.
- Como beneficiários indirectos, consideram-se os agentes económicos que intervêm na valorização da fileira dos pequenos frutos.
InterlocutorNelson Morgado Fernandes Antunes
MoradaChão dos Ganitos, Cx Postal 511
LocalidadeCastelo Branco
Código postal6000 - 450
Telefone962871178
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A