A presente iniciativa pretende desenvolver uma plataforma telemática e respetiva interface online e local para aplicar a maquinaria agrícola. A plataforma tem como base um sistema já desenvolvido para aplicações automóveis.
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
A par da evolução significativa que tem acontecido ao nível da agricultura de precisão e muito especificamente ao setor agrícola, novos conceitos e abordagens tem sido desenvolvido no âmbito desta transformação tecnológica. Alguns destes conceitos envolvem a recolha maciça de dados que são recolhidos no terreno, mas também dos próprios equipamentos agrícolas que cada vez mais são inteligentes. Tal como em qualquer outra atividade industrial, também na agricultura industrial a otimização de processos com vista a ganhos de eficiência e produtividade é um processo contínuo. A dependência de maquinaria agrícola em todos os processos torna-a um dos principais alvos de atuação, seja numa perspetiva de redução de consumos de combustível, de minimização de desperdícios (adubos, sementes) ou de redução dos tempos de operação. Existe no mercado alguma oferta de sistemas de apoio à exploração baseados em GPS, que permitem otimizar parte destes processos, mas devido quer ao seu elevado custo quer a não estarem adaptados às especificidades dos potenciais utilizadores em Portugal não estão acessíveis à generalidade dos utilizadores finais.
Objetivos visados
O principal objetivo deste projeto é operacionalizar uma plataforma de gestão de máquinas agrícolas que permita a otimização e racionalização dos fatores de produção e recursos naturais. Esta plataforma deverá ser desenvolvida tendo como base de partida uma plataforma telemática já existente que será adaptada à realidade agrícola, com foco em: 1.Maximizar do uso tecnologias já desenvolvidas na área da telemática e eletrónica 2.Simplicidade de instalação e operação 3.Robustez e fiabilidade 4.Facilidade de implementação de novos algoritmos e indicadores
A plataforma irá permitir aos utilizadores aceder a um conjunto de funcionalidades relacionadas com a gestão das máquinas, a otimização do seu uso para diferentes geometrias de terreno agrícola e de avaliação da utilização de cada equipamento, com geração de relatórios e recomendações de utilização. O objetivo é por isso, ensaiar/experimentar um sistema composto de dois componentes: uma plataforma online acessível a qualquer agricultor onde poderá utilizar um conjunto de ferramentas de otimização do uso de máquinas, como seja percursos ótimos de deslocação e de varrimento dos terrenos em função da operação cultural; o segundo componente está dependente da utilização de um equipamento instalado a bordo, capaz de gerar relatórios de operação e estimativas de uso de combustíveis, emissões, sementes e adubos, com vista a otimização de processos, ganhos de eficiência e produtividade.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
A plataforma desenvolvida, em todas as vertentes que não necessitem de dados específicos de operação, estará disponível ao público, em particular as ferramentas de otimização de rotas e varrimento de terrenos, integrada numa aplicação online mais abrangente sobre a temática. As funcionalidades que dependem da plataforma telemática estão por definição disponíveis só para aqueles utilizadores que tenham os dispositivos instalados, e é objetivo dos promotores do projeto que este seja o ponto de partida para uma solução comercial que vá de encontro às necessidades do mercado. A concretização deste estudo de caso, prossupõe, portanto, um conjunto de produtos que podem ser resumidos da seguinte forma: - o acesso gratuito durante três anos após a conclusão dos projeto à plataforma a desenvolver. Este acesso permitirá gerar relatórios de operação e estimativas de uso de combustíveis, sementes e adubos, emissões e eficiência de operação. A utilização da plataforma destina-se somente para fins não comerciais. - as características técnicas e materiais dos dispositivos a bordo (protótipos) que vierem a ser alvo de adaptações. Esta informação poderá permitir uma adaptação do dispositivo por outros utilizadores, contudo, o equipamento de base está protegido por propriedade intelectual e a sua utilização está condicionada ao uso exclusivo para fins não comerciais. - a publicação de um guia de boas práticas que envolvem a gestão de frotas agrícolas e que exemplifique sob a forma de um estudo de caso o impacto desta nova abordagem como um importante contributo para uma gestão económica eficiente.
Os potenciais beneficiários desta iniciativa compreendem os vários agentes do movimento associativo que poderão disponibilizar estas práticas/plataformas aos seus associados e aos agricultores, que terão ao seu dispor poderosas ferramentas de gestão para otimização e racionalização do capital natural de toda a sua exploração.
Interlocutor
Bruno Caldeira
Morada
Rua da Junqueira, 61 G - Centro de Congressos de Lisboa - Piso 1 - Sala 3