Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaIST - Instituto Superior Técnico
Designação da parceriaTecnoRega - Tecnologias para uma agricultura de regadio sustentável
Iniciativa a desenvolverDesenvolvimento de uma tecnologia para uso eficiente da água e da energia na rega, com integração de modelos matemáticos, dados de campo e imagens aéreas e de satélite.
Parceiros
Prioridade TemáticaAumento da eficiência dos recursos na produção agrícola e florestal
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeA agricultura depara-se atualmente com uma série de desafios, como a escassez de água devido aos crescentes períodos de seca, uma legislação comunitária cada vez mais exigente em termos de proteção ambiental e a necessidade de garantir competitividade e a proteção do solo, como condição necessária para a sustentabilidade.
A água é o principal fator limitante da produção agrícola em Portugal devido à forte sazonalidade da precipitação, principalmente a sul do País, pelo que é de esperar que as necessidades de água de rega acompanhem o desenvolvimento da agricultura. A introdução de rega nas explorações permite aumentar a produtividade agrícola, mas por outro lado aumenta os custos de produção por conta do custo energético associado à bombagem. Desta forma, a otimização da rega através de tecnologia é fundamental para a viabilidade económica das explorações agrícolas, para além de que é a abordagem que melhor integra as preocupações ambientais.
A necessidade de garantir a quantidade de água de rega onde e quando ela é necessária, num cenário de alterações climáticas, obriga a que o nível tecnológico de apoio à rega também aumente, assegurando as necessidades de água a cada cultura e evitando simultaneamente rega em excesso. A redução de custos associada à poupança de energia, ao uso racional de fatores de produção (adubos, etc.), à redução de lixiviados e ainda ao aumento de produtividade decorrente da preservação do solo, são fatores importantes de competitividade e de sustentabilidade. Para além disso, a otimização da rega requer a capacidade de uma abordagem holística envolvendo monitorização em tempo real, modelação hidrológica e meteorológica, e pressupõe a capacidade de aplicar a quantidade de água ótima. A inovação deste projeto está na combinação integrada de todos estes aspetos num serviço que permite fazer face a esta complexidade através de uma eficaz integração de modelos matemáticos, dados de campo e imagens aéreas e de satélite.
Objetivos visados Esta iniciativa tem como principal objetivo desenvolver um serviço inovador e integrador de informação necessária ao uso eficiente da água de rega para otimização do calendário de rega, do consumo de energia e da aplicação de fertilizantes. Assim, este trabalho pretende desenvolver e investir num sistema inovador cuja replicação e transferibilidade para os agricultores seja fácil e simples, reduzindo ao mesmo tempo os custos de desenvolvimento e implementação para cada agricultor, e limitando os custos do sistema apenas à manutenção operacional e controlo de qualidade dos dados e das previsões (e eventualmente à compra de equipamento de monitorização específico).
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosO resultado principal será a criação de um serviço que apoia o agricultor na sua decisão, permitindo aconselhar os agricultores com vista à rega eficiente no que diz respeito ao uso inteligente de água e energia, sistema esse que será alimentado através da informação adquirida e dos modelos implementados em modo de previsão.
Os potenciais beneficiários desta iniciativa são acima de tudo os utilizadores/agricultores abrangidos pela iniciativa, mas também as Associações de Regantes e Beneficiários, entidades gestoras dos sistemas de abastecimento de água para rega, que beneficiam de uma melhor gestão das disponibilidades de água nos reservatórios utilizados para as áreas de regadio e dos consumos energéticos.
O serviço prestado aos agricultores, depois da experiência ganha no decorrer dos trabalhos e eventuais constrangimentos ultrapassados, poderá ser facilmente aplicado noutros perímetros de rega, servindo outros agricultores do país.


InterlocutorCarina Almeida
MoradaAv. Rovisco Pais
LocalidadeLisboa
Código postal1049 - 001
Telefone218419426
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A