Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaIPC/ESAC - Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior Agrária de Coimbra
Designação da parceriaArbutusNutriPlant
Iniciativa a desenvolverMedronheiro-Arbutus unedo L.: identificação dos níveis nutricionais adequados para a cultura, com o objetivo de elaborar Tabelas de apoio à fertilização, através do estudo da relação entre a produção, nutrientes extraídos pelo fruto e teores foliares
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeA planta Arbutus unedo L. é tolerante à seca e capaz de regenerar na sequência de incêndios florestais, o que a torna interessante para programas de reflorestamento em regiões do Mediterrâneo (Silva & Harrison, 2010).

Esta espécie autóctone, integrada na Família das Ericaceae tem frutos com potencial anti-oxidante, que são comestíveis e têm sido usados para na produção de uma bebida espirituosa "Medronheira", que representa a principal fonte de rendimento para os proprietários (Galego, 2012). Atualmente em Portugal é crescente o interesse de uma nova geração de agricultores no cultivo de pequenos frutos com propriedades antioxidantes, como o mirtilo, a framboesa, a amora e mais recentemente também a espécie Arbutus unedo, em que através do financiamento de programas de apoio ao Jovem Agricultor tem ocorrido a instalação de novos pomares na Região Centro e Sul (Gama, 2012). Os projetos de investigação em curso estudam a conversão desta planta numa espécie fruteira rentável, bem como pretendem melhorar o potencial de produção em áreas naturais, de acordo com o interesse do produtor rural.

No entanto, não existe ainda informação sobre as exigências nutricionais da cultura que permita a definição de valores foliares de referência para um ótimo de produção. Pelo interesse crescente nesta cultura, é importante conhecer a dinâmica existente no sistema solo-planta, analisando o solo, as camadas orgânicas, as folhas (em diferentes épocas do ciclo vegetativo), os frutos (produção e qualidade), de forma a apoiar um programa de fertilização racional, com o objetivo de maximizar a produção e promover a qualidade dos produtos agrícolas (Vieira et al., 2006; LQARS, 2006) – é este o problema/ e oportunidade que a presente candidatura pretende abordar.
Objetivos visados Considerando o trabalho de I&D desenvolvido em colaboração com outras entidades, a presente iniciativa pretende ampliar e dar continuidade a esse trabalho tendo como objetivo aumentar a eficiência de um recurso endógeno agroflorestal contribuindo para a valorização da espécie. Para cumprir este objetivo propõe-se para um prazo de 5 anos:

Para a avaliação das exigências nutricionais pretende-se monitorizar os teores de nutrientes durante 3 anos, em pomares e áreas naturais em folhas e frutos durante diferentes fases do ciclo vegetativo com objetivo de identificar os nutrientes extraídos pelo fruto e apoiar os programas de fertilização a adotar.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosElaboração de Fichas Técnicas de fertilização para a cultura em pomar e em áreas naturais.
Elaboração de um Manual de Fertilização do medronheiro.

As Fichas técnicas e o Manual de Fertilização serão elaborados com base na caracterização de diversos parâmetros:
-Análise de solo e camadas orgânicas;
-Quantificação dos nutrientes nas folhas ao longo do ciclo vegetativo (colheita em diferentes épocas);
-Quantificação dos nutrientes extraídos pelo fruto;
-Avaliação da dinâmica dos nutrientes no sistema solo-planta, através da correlação entre os diferentes tipos de análise: 1) solo; 2) camadas orgânicas; 3) folhas, ao longo do ciclo vegetativo; 4) frutos e 5) produção;
-Identificação no ciclo vegetativo, da época para a colheita de folhas que melhor se correlaciona com a produção;
-Identificação dos valores de referência dos nutrientes considerados relevantes para a produção e qualidade de fruto.

Beneficiários
Produtores e suas Associações; Transformadores – transversal à fileira do medronho.
InterlocutorRosinda Leonor Pato
MoradaBencanta, Apartado 7036
LocalidadeCoimbra
Código postal3045 - 601
Telefone0
Iniciativa semelhanteID 68
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A