Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaLusovini Distribuição, SA
Designação da parceriaWineAppeal - Qualificação de castas autóctones para a definição de práticas vitícolas e enológicas sustentáveis: um requisito para a produção de vinhos de qualidade Acrónimo: WineAppeal
Iniciativa a desenvolverQualificação de castas autóctones das Regiões da Bairrada e do Dão através da definição do binómio casta/localização. Criação de indicadores científicos que ajudarão à tomada de decisão nas práticas vitícolas e enológicas e na implantação de vinhas.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadePara cada Região Demarcada existem, em Portugal, várias castas recomendadas e autorizadas, definidas por Decreto-Lei, a utilizar na elaboração dos vinhos com direito à Denominação de Origem Controlada (DOC). No entanto, a definição desta lista por si só não é suficiente, visto que a heterogeneidade própria de cada Região Demarcada, nomeadamente as condições climáticas, topográficas e tipos de solo, condiciona o desenvolvimento das diferentes castas autóctones, influenciando as suas características sensoriais, i.e., a mesma casta origina vinhos distintos de acordo com as caraterísticas naturais próprias de cada Região e/ou sub-Região.
É vontade dos agentes económicos da Bairrada e do Dão obter maior valorização dos seus vinhos para que seja possível uma melhoria da integração destes produtos nos mercados nacional e internacional. Considera-se fundamental avaliar o comportamento de algumas castas autóctones em cada uma destas Regiões, devido à sua relevância na economia regional, a fim de se definir o binómio casta/localização onde cada casta possa maximizar a expressão das suas potencialidades. Isto permitirá a produção de vinhos valorizando a tipicidade das castas, com redução do número de práticas enológicas necessárias à produção de vinhos de qualidade. O conhecimento científico do comportamento das castas mais adequadas às caraterísticas das parcelas de cada Região irá permitir o tratamento fundamentado e diferenciado das vinhas pelos diferentes territórios e apoiará na tomada de decisão quanto à implantação de novas parcelas. Beneficiando as castas autóctones de caraterísticas específicas adaptadas às diferentes Regiões e trabalhadas pelo saber fazer dos viticultores, a qualificação destes recursos naturais constitui uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável da viticultura, criando oportunidades para alcançar mercados mais exigentes que primam pela qualidade, diversidade e transparência de informação quanto aos produtos disponíveis no mercado.
Objetivos visados O Grupo Operacional WineAppeal pretende potenciar a adaptação das castas autóctones das Regiões Demarcadas da Bairrada e do Dão às exigências e oportunidades dos mercados. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia sustentável para as vinhas através da definição, para cada casta, do binómio casta/localização. Este objetivo será atingido através da caracterização química e bioquímica de uvas e vinhos de diferentes locais juntando investigadores, viticultores, enólogos e associações de produtores. O projeto criará indicadores que ajudarão na tomada de decisões sustentadas relativamente às práticas vitícolas e enológicas, bem como na implantação de novas vinhas. Será possível tirar o máximo partido do potencial enológico das castas, minimizando posteriores intervenções ao nível da vinificação, contribuindo para a elaboração de vinhos de qualidade, tornando-os mais competitivos nos mercados nacionais e internacionais. Para tal será feita a:
a) caracterização da composição volátil, fenólica e de elementos essenciais e vestigiais de uvas e vinhos de 4 castas: 2 autóctones de ambas as Regiões, Bical (branca) e Touriga Nacional (tinta), Encruzado (uma casta branca do Dão) e Baga (uma casta tinta da Bairrada), cada uma proveniente de 3 locais dentro de cada Região, ao longo de 3 anos;
b) definição, para cada tipo de casta, do binómio casta/localização que permita a sua valorização enquanto castas autóctones adaptadas às diferentes Regiões Demarcadas;
c) definição de novas estratégias de rotulagem e de comercialização promovendo a transparência de informação quanto à origem e genuinidade dos vinhos produzidos;
d) criação de um website e de redes de disseminação de informação como forma de divulgação, comunicação e valorização dos vinhos;
e)divulgação pelos agentes económicos capazes de intervir no aconselhamento com base científica, da implantação de novas vinhas, com castas adaptadas a cada localização, tornando pequenos produtores cada vez mais competitivos.
O Grupo Operacional WineAppeal só irá funcionar como estabelecimento e fortalecimento da rede e não como protejo de investigação fundamental.
Não iremos propor este protejo a nenhum outro financiamento, pois este é o melhor enquadramento para atingir os seus objectivos.

Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosCom o Grupo Operacional WineAppeal pretende-se alcançar a definição do binómio casta/localização, a fim de maximizar o potencial de castas autóctones das Regiões Demarcadas da Bairrada e do Dão. Explorando as potencialidades de cada casta nos diferentes locais será possível a produção de vinhos com características diferenciadoras, minimizando intervenções durante o processo de vinificação, diminuindo assim os custos de produção.
Numa primeira fase, beneficiarão destes resultados as empresas Manuel dos Santos Campolargo, Herdeiros e Lusovini-Pedra Cancela, que serão pioneiros na aplicação do conceito de Viticultura Sustentável dentro de cada uma destas Regiões. Posteriormente, com a disseminação dos resultados deste Grupo Operacional todos os produtores destas Regiões beneficiarão com a aplicação de práticas sustentáveis. O conhecimento gerado no âmbito do Grupo Operacional WineAppeal permitirá a adaptação da produção e valorização dos produtos desenvolvidos nestas Regiões, permitindo atrair novos consumidores e novos mercados, promovendo o comércio nacional e as exportações.
O conhecimento sobre a adaptação das castas às Regiões permite ainda, selecionar com base científica as castas mais adequadas para os diferentes tipos de vinhos, como por exemplo, vinhos de mesa e espumantes brancos, tintos e rosés, usando o processo de vinificação que maximize o potencial da casta, contribuindo para a produção de vinhos de qualidade com consequente redução de custos.
Com a definição de novas estratégias de rotulagem será possível uma aproximação às expetativas do consumidor, com consequente diversificação dos canais de comercialização. Por exemplo, na Região de Bourgogne, classificaram-se oficialmente as vinhas de acordo com a qualidade do terroir que originam vinhos de qualidade diferenciada, nomeadamente o 'Grand Cru' (parcelas de vinha de elevadíssima qualidade) e o 'Premier Cru' (parcelas de vinha de elevada qualidade). Este tipo de classificação identificada nos rótulos gera um maior valor e visibilidade internacional aos vinhos. É de realçar que, se bem que o tipo de conhecimento adquirido no âmbito deste Grupo Operacional permitirá aos produtores tomar decisões sustentadas que lhes trarão redução de custos, irá contribuir, também, para a obtenção de contrapartidas financeiras indiretas decorrentes da posição que uma Região informada tem no mercado global atual.
Com a criação da plataforma website e das redes de disseminação dos resultados do projeto, será possível colocar em contato comissões, produtores e associações de produtores de outras Regiões, alargando a área de intervenção do conceito Viticultura Sustentável. O uso destas ferramentas pelos viticultores e produtores nacionais irá fortalecer este setor económico em Portugal, tornando-os mais competitivos nos mercados internacionais. O crescimento deste setor irá cativar novos investimentos vitivinícolas, tirando o maior proveito do potencial das castas em novos locais de implantação. O reconhecimento internacional dos vinhos oriundos das práticas sustentáveis permitirá a aplicação deste conceito noutros países, i.e., localizações com caraterísticas edafo-climáticas e tipos solo similares proporcionarão a experimentação de castas portuguesas nesses territórios.
InterlocutorSónia Martins
MoradaAvenida da Liberdade, 15
LocalidadeNelas
Código postal3520 - 061
Telefone232942153
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A