Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaTPRO TECHNOLOGIES, LDA
Designação da parceriaRegadio de Precisão
Iniciativa a desenvolverSistema integrado para aumento de eficiência em culturas de regadio por pivot, através de tecnologias de agricultura de precisão (mapeamento e sistemas de aplicação variável - VRI)
Parceiros
Prioridade TemáticaAumento da eficiência dos recursos na produção agrícola e florestal
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeUm dos maiores desafios que se coloca à atividade agrícola é o aumento da eficiência, quer seja pela redução dos custos quer pelo aumento da produtividade. Para que tal seja possível é necessário apresentar soluções eficientes e competitivas.
As alterações climáticas são uma das ameaças, com consequências diretas na disponibilidade de água para regadio. Como tal, é necessária a criação e/ou melhoramento das infraestruturas de armazenamento e distribuição de água, que em alguns casos conduzem a um aumento do custo da mesma.
Por outro lado, a variabilidade espacial das parcelas pode ser um fator determinante na gestão das culturas, no caso concreto do regadio por pivot, a rega está ainda mais condicionada à totalidade da área de ocupação deste equipamento, sendo geralmente assumido um compromisso de eficiência média na parcela, que nem sempre conduz aos melhores resultados.
É neste contexto que surge a necessidade de implementação dum sistema integrado de agricultura de precisão que permita a recolha de dados de precisão necessários ao conhecimento de cada parcela individualmente, e a aplicação de água e fatores de produção de forma diferenciada (correções de solos, fertilização, etc). Pretendemos assim desenvolver um novo serviço – Pack VRI – que integra tecnologia inovadora de monitorização (sondas humidade do solo, estações meteo, mapas NDVI e condutividade eléctrica, etc) com a capacidade de actuação de forma diferenciada (VRT, VRI em pivot, etc.). Este serviço inclui integração e interpretação de dados, assim como aconselhamento técnico especializado (Técnico de Precisão) e de proximidade para optimizar os resultados, permitindo desta forma conduzir o produtor a um aumento significativo na eficiência da produção (quer pelo aumento do uso eficiente da água e outros fatores de produção, quer pelo aumento das produções).
Objetivos visados A iniciativa responde à oportunidade de criação de competências para a prática de VRI, com claros benefícios no uso eficiente de fatores de produção, em especial da água/energia de rega, permitindo a maximização da exploração em regadio e a competitividade do sector.
Objectivos:
1. Monitorização de factores agrometereológicos (sondas humidade solo, informação meteorológica, mapas de produção de anos anteriores, mapas CEa, etc.);
2. Interpretação e cruzamento de dados monitorizados, com objetivo de obter uma recomendação com aplicação de factores de produção, nomeadamente de rega, entre outros, e que tenha em consideração toda a variabilidade que existe entre parcelas e dentro da própria parcela
3. Criar as condições ao nível da infraestrutura que permitam a aplicação diferenciada (criação de sistema VRI independente de marcas e de baixo custo)
4. Avaliação da relação potencial custo/benefício económica e ambiental resultante da prática de atuação diferenciada na rega (variação de velocidade do pivot). .
5. Aumento da capacidade de adaptação das culturas de regadio por pivot às alterações climáticas através de maior eficiência de rega;
6. Aumento da sustentabilidade do sector, pelo aumento da eficiência na produção (pela redução de custos e aumento da produção).
7. Disseminação da aplicação da prática de integração de dados e aplicação diferenciada (VRI) a nível nacional e internacional (em zonas regadio);
8. Criação de impacto indireto na qualidade da água subterrânea (redução do risco de lixiviação), na melhoria da qualidade e conservação dos solos e na promoção da competitividade do sector.
Entre os parceiros, pretende-se integrar o conhecimento tecnológico e agronómico da TERRAPRO (especializada ao nível das tecnologias de monitorização), com a aplicação prática e métrica (agronómica e económica) dos resultados da aplicação diferenciada (Associação e produtores), assim como a validação da evidência científica da aplicação destas práticas (UÉvora)
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosO sistema proposto visa adquirir conhecimento de alto valor para explorar e integrar as tecnologias disponíveis e de custo controlado já existentes no mercado para a melhoria de eficiência de rega e outros factores de produção, aplicado em particular à realidade das principais culturas existentes em Portugal regadas por pivot. Este benefício conduz por isso a um aumento da sustentabilidade e competitividade da atividade agrícola de regadio por pivot, através do aumento da produção e diminuição nos custos associados. A eficiência do uso da água e diminuição do impacto negativo da atividade agrícola na qualidade da mesma é por isso também um resultado a atingir. Ao conservar os recursos naturais associados à agricultura, é possível alargar os potenciais de resposta do ecossistema a situações limite e desta forma garantir a sua longevidade e resiliência.
Identificam-se como resultados diretos: (1) Criação de um manual de utilização de tecnologia VRI - sistema integrado de aplicação diferenciada de fatores de produção com base em informação de precisão de cada parcela (2) Criação de um equipamento para rega diferenciada de baixo custo e simples operacionalização, compatível com todas as marcas e tipos de pivots, para contribuir para a disseminação desta tecnologia em qualquer pivot. Desta forma, será possível adaptar este sistema a infraestruturas de rega já existentes nos regadios e reabilita-las para maior eficiência, a custos controlados e compatíveis com a dinâmica económica da agricultura nacional. (3) Procedimentos (testados no âmbito do projecto) para maior eficiência na condução de culturas de regadio por pivot; (4) Maior eficiência da utilização energética das Associações de Regantes responsáveis pela distribuição de água, por via do aumento de eficiência de água em cada uma das parcelas.
A presente iniciativa foca-se na promoção da eficiência da atividade agrícola em regadios coletivos e privados. Como tal, identificam-se como potenciais beneficiários do sistema todos os produtores agrícolas de regadio por pivot. Dada a versatilidade do sistema integrado, consideram-se como potenciais beneficiários todos os agricultores que já possuam pivots, mesmo que modelos antigos, uma vez que o sistema será compatível com todas as marcas (segundo dados de 2013/2014 estes representam cerca 200 000ha). Pretende-se desta forma, não só apresentar uma solução de melhoria da eficiência de gestão da cultura como de viabilização económica de anteriores investimentos em equipamentos agrícolas (pivots). Serão ainda potenciais beneficiários agricultores cujo as propriedades serão reconvertidas a regadio e que instalem pivots, assim como a adaptação do conhecimento de definição de estratégia de rega/fertilização diferenciada ser adaptada a outras culturas e outros sistemas de rega (gota-a-gota dividida por sectores, em que o computador de rega existente possa receber dados de rega diferenciada, por exemplo).
InterlocutorMaria Cristina Sousa
MoradaEstrada do Brejo, Edificio Malacas Cardoso, Loja 2
LocalidadeSamora Correia
Código postal2135 - 248
Telefone967192879
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A