Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaINIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Designação da parceriaDERMANYSSUS: Processo de monitorização e controlo do ácaro vermelho nas explorações de produção de ovos
Iniciativa a desenvolverDesenvolvimento dum processo de análise de risco, monitorização da população de ácaros das galinhas poedeiras, avaliação dos métodos profiláticos e terapêuticos e de criação dum conjunto de diretrizes para o controlo integrado desta ectoparasitose.
Parceiros
Prioridade TemáticaAumento da eficiência dos recursos na produção agrícola e florestal
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidade"O ácaro vermelho (Dermanyssus gallinae) é um parasita espoliador de sangue das aves de grande importância na produção de galinhas poedeiras em muitas partes do mundo, nomeadamente na Europa. Responsável por stress e anemia nas aves é também vector de agentes patogénicos como Salmonella e o vírus da doença de Newcastle, entre outros. Além de propagação de doenças, a infestação pode diminuir a resposta imunológica aos agentes patogénicos assim como a resposta à vacinação. Em infestações severas pode ocorrer um aumento da mortalidade das aves até dez vezes os valores normais.
Em termos de produção, mesmo níveis baixos de infestação pelo ácaro resultam numa diminuição da condição corporal da ave apesar do aumento de ingestão de alimento e água, assim como diminuição da postura e diminuição da qualidade dos ovos. Os custos económicos associados ao controlo e às perdas de produção foram estimadas em 130 milhões de euros por ano para a indústria de ovos da EU, cujos dados de 2013 referem a existência de 337.870.00 galinhas poedeiras. Em Portugal, as estimativas indicam perdas superiores a 2 milhões de euros anuais para um efetivo de quase 10 milhões de galinhas poedeiras em 2013.
Não existe, à semelhança do que ocorre nos sistemas agrícolas, um processo que integre um conjunto de medidas que visem minimizar as perdas económicas ao incluir diferentes métodos (profilaxia e tratamento), que sejam seguros em termos ambientais de modo a que a utilização de inseticidas seja apenas o último recurso. Há a necessidade de integração de todo o conhecimento ecológico e biológico sobre o D. gallinae, incluindo o efeito de fatores bióticos e abióticos sobre o desenvolvimento da população do ácaro assim como é necessário um sistema de monitorização que permita definir um limiar de infestação em que as perdas económicas passem a ser significativas, de modo a que qualquer tipo de tratamento só seja implantado quando necessário, e apenas quando as medidas preventivas falharem.
"
Objetivos visados "Este projeto visa o desenvolvimento dum processo de sistematização da análise de risco e controlo de pontos críticos que conduza a uma metodologia de monitorização da população de ácaros das galinhas poedeiras (Dermanyssus gallinae). Com base nos resultados da monitorização será possível testar e avaliar um conjunto de métodos preventivos e de controlo e consequentemente de criar um conjunto de diretrizes para a monitorização e maneio desta ectoparasitose e torná-la disponível para os produtores.
Os objetivos específicos são:
1. Implementação dum sistema de Análise de Perigos e de Controlo de Pontos Críticos
A identificação dos fatores de risco de introdução ou dispersão do ácaro nas explorações permitirá estabelecer um plano de monitorização e adequá-lo a várias explorações.
2. Determinar o plano de monitorização eficaz a diversos tipos de explorações (pavilhões)
O conhecimento da dinâmica das populações de D. gallinae seja quantitativa seja a distribuição espacial nos pavilhões, permitirá estabelecer valores críticos de infestação a partir dos quais é necessário intervir com medidas de controlo.
3. Determinar a eficácia das medidas de controlo
Um eficaz controlo integrado da parasitose requer a avaliação da eficácia das medidas profiláticas existentes de modo a avaliar a possibilidade de implementação de novas medidas, bem como, analisar a sua relação custo/benefício.
4. Conceber um modelo informático de registo e análise de dados
Para uma análise dos dados resultantes da análise de risco e de avaliação dos ponto críticos, assim como da dinâmica das populações, implica o desenvolvimento de um programa informático de registo e que permita gerir adequadamente o processo.
5. Promover a disseminação dos resultados e a implementação linhas orientadoras do controlo do parasita
A demonstração, divulgação e disseminação do conhecimento gerado aos produtores e técnicos da área.
"
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários"Este projeto visa a resolução dum problema que atinge maioritariamente as explorações com um número elevado de galinhas poedeiras, sendo que em Portugal, cerca de 90% das galinhas poedeiras estão em explorações com um número superior a 5000 animais (83% com número superior a 30.000). Estes valores correspondem a a cerca de 100 empresas do sector que poderão beneficiar com o projecto.
A Fase 1 do projeto (HACCP) permitirá (a) Identificar os pontos críticos para os pavilhões experimentais, (b) estabelecer os limites críticos de densidade de população de ácaro a partir dos quais ocorre prejuízo direto (ou indireto), (c) determinar os requisitos de monitorização dos pontos críticos, (d) identificar as medidas corretivas mais adequadas, (e) elaborar procedimentos de registos de dados assim como (f) stabelecer os procedimentos de validação e verificação de modo a assegurar que o sistema está a funcionar corretamente.
Na Fase 2 (Monitorização) permitirá determinar o melhor ou melhores processo (s) de monitorização do ácaro assim como avaliar os métodos de controlo do ácaro disponíveis no mercado (utilização de acaricidas, agentes físicos ou biológicos).
No final da Fase 3 (Registo e Análise) será disponibilizado um programa informático para registo e análise dos dados a obter após implementação do processo de análise de risco e de monitorização, assim como de contabilização do impacto económico da infestação.
Na Fase 4 (Divulgação), a decorrer no último ano do projeto, serão divulgadas as linhas de orientação (guidelines) para implementação do processo, junto dos associados, assim como serão organizados seminários de demonstração e divulgação e de transferência de conhecimento, com capacitação dos agentes do setor.
"
InterlocutorJacinto Gomes
MoradaRua General Morais Sarmento
LocalidadeLisboa
Código postal1500 - 311
Telefone217115302
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A