Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaComissão Vitivinicola da Bairrada
Designação da parceriaeBAIRRADA: o espumante como vetor de valorização e sustentabilidade da BAIRRADA
Iniciativa a desenvolverImplementação na vinha e na adega de sistemas de apoio à decisão e optimização da produção do espumante DOP Bairrada e o seu contributo para a criação e fixação de valor com base nas castas endógenas.
Pretende-se exponenciar a produção de uvas para a produção de vinhos base espumante, tornando mais sustentável a actividade vitivinícola através do aumento de produtividade por ha e assim o rendimento obtido.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeSegundo a OIV, entre 2002 e 2013 o volume de produção do vinho espumante duplicou, atingindo um máximo histórico em 2013 com a produção de 17,6 milhões de hL. Globalmente, esta produção está sobretudo assente em 4 países: França, Itália, Alemanha e Espanha que, representam 53% da produção.
Em Portugal, a produção de vinho espumante é ainda pouco significativa: segundo o IVV, na campanha 2014/15 produziram-se 37 mil hL, representando 0,6% do volume total de vinhos produzidos. Comparando com os dados da produção da campanha de 2003/04, observou-se um crescimento na ordem dos 300% na produção de vinhos espumantes.
A Bairrada, região de excelência para produção de vinhos espumantes, é historicamente a região que mais produz: nos últimos 10 anos assumiu sempre a liderança. Em 2014/15 produziu 56%, num total de 21,17 mil hL, valor que contrasta com os 5,37 mil hL produzidos em 2003/04. É ainda interessante verificar que em 2014/15 a segunda região, Távora-Varosa, produziu 5,4 mil hL de vinhos espumantes – o equivalente à produção na Bairrada em 2003/04.
Estes dados expõem quer a importância da região da Bairrada neste segmento de mercado, quer do seu crescimento. Simultaneamente, colocam em evidência sua pequena dimensão. Este é o problema/oportunidade: a Bairrada já é assumidamente a região líder na produção de vinhos espumantes, muito embora sem que exista um optimização da produção de uvas para este fim, o que impactam negativamente nos fatores de competitividade da Região. Assim, é urgente implementar processos inovadores de produção de espumantes DOC Bairrada, que assegurem e suportem o nível de qualideda e a identidade da região, assegurando a sua sustentabilidade e competitividade nos mercados quer internos, quer externos. Neste contexto, o eBAIRRADA surge como uma resposta por parte dos agentes económicos da região para fazer face aos presentes desafios de deste segmento do sector vitivinícola.

O vinho base espumante caracteriza-se por ser um vinho de menor teor alcoólico (uma vez que será objeto de uma segunda fermentação) e rico em ácidos. Assim devem ser ensaiados os limites máximos de produção por ha e por casta com a um ponto optimo de colheita que equilibre o rendimento e as características físico-quimicas da uva.
Objetivos visados O objetivo principal deste Grupo Operacional é implementar um sistema de apoio à decisão que potencia práticas vitícolas de precisão, estabelecendo desta forma boas práticas vitícolas e enológicas que permitam originar um “Espumante DOP Bairrada” definido, diferenciado e valorizado.
Para a concretização deste objetivo global definimos os seguintes objetivos específicos:
1) Implementar sistemas de apoio à decisão na produção para um lote específico de castas (Arinto, Baga, Bical, Cercial e Maria Gomes (Fernão Pires)) com vista à produção de vinho base para espumante, que visem extrair todo o seu potencial de uma forma consistente.
Ao determinar o equilibro entre o rendimento por ha, por casta e o estado fisiológico ideal de colheita poderemos obter ganhos de produção e consistencia determinantes para a sustentabilidade da actividade. O conhecimento obtido conjugado com o conhecimento a adquirir pode por exemplo ajudar a definir um “BLEND” tipo dos espumantes BAIRRADA.
2) Alavancar o processo vitícola para maximização e otimização da produção de vinho base para espumante (ex. definir quantidades de produção por ha e por casta/ definição da data de colheita de forma optimizada)
3) Potenciar a componente enológica da matéria-prima (uvas) utilizada na produção de vinhos base de espumante (ex. implementação de boas práticas na extração de mostos, nomeadamente os brancos de uvas tintas, etc).
A resistência física de cada um dos tipos de uva deve ser ensaiada tornando-se este dado também um fator decisivo na decisão sobre as técnicas de viticultura a implementar e da data de colheita a determinar. A avaliação da resistência física de cada tipo de uva será ainda determinante para as decisões sobre o transporte das uvas o tipo de prensagem mais adequado a implementar e o rendimento de mosto a obter em cada variedade, sendo que este ultimo dado terá um impacto decisivo na definição de um produto sustentável.


O Grupo Operacional aqui proposto irá focar-se na Inovação no Produto e nos Processos como forma de maximizar a capacidade produtiva das vinhas da região e contribuir para sustentabilidade da produção de espumante.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosCom o eBAIRRADA pretende-se promover a inovação na produção de espumantes, em particular a inovação no produto e nos processos vitícola e enológico. Deste GO resultará a definição de boas práticas para a produção de vinhos base para espumante, sustentada nos dados aqui obtidos.
Desta forma, espera-se que em fase final de projeto sejam definidas as seguintes práticas:
- Implementr sistemas de apoio à decisão ao serviço do viticultor que permitam a maximização da produção e do valor das uvas das castas mencionadas anteriormente destinadas à produção de espumante, assim como a definição de práticas vitícolas transversais que permitam a definição alargada do perfil sensorial dos espumantes Bairrada, contribuindo para a sustentabilidade da produção de espumante.
- Implementação de práticas vitícolas, de vindima e de transporte que maximizam o potencial das castas supra identificadas para a produção de vinhos base para espumante;
- Sistematização dos parâmetros de prensagem que permitem a obtenção de mostos com as características metabólicas que sustentarão a produção de vinhos base para espumante Bairrada DOC.
Inicialmente, beneficiarão destes resultados os agentes económicos diretamente envolvidos neste GO que testarão eles próprios os diferentes processos propostos. Desta forma, serão os primeiros a endogeneizar o conhecimento produzido e, consequentemente, a alavancar os resultados aqui obtidos.
Posteriormente, a ampla disseminação e comunicação dos resultados do eBAIRRADA, assim como a implementação das boas práticas daqui resultantes, potenciará os resultados junto dos restantes agentes económicos da Bairrada com produção de espumante. A informação e o conhecimento gerado com o eBAIRRADA permitirá a adoção de novos processos vitícolas e enológicos que alavancarão a produção de vinhos base para espumante, com consequente valorização destes produtos.
No médio e longo prazo, espera-se que os resultados deste GO contribuam para a sustentabilidade e competitividade dos espumantes DOC BAIRRADA, com as consequentes mais valias económicas para a região da Bairrada.

InterlocutorJosé Pedro Soares
MoradaAv. Engº Tavares da Silva
LocalidadeAnadia
Código postal3780 -
Telefone915650606
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A