Colheita Mecânica e Processamento de Pinha (Pinus pinea L.)
Iniciativa a desenvolver
Desenvolver e melhorar os sistemas de equipamentos e os métodos utilizados, tendo em vista a redução do número de acidentes de trabalho e dos custos de produção, a conservação dos ecossistemas e a viabilidade económica dos diferentes agentes da fileira.
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
A - A escassez de mão-de-obra, a elevada sinistralidade laboral, a dependência das condições climáticas e a morosidade do processo têm efeito negativo na colheita manual de pinha. A redução dos custos de produção e a não dependência das condições edafo-climáticas são essenciais para a viabilidade económica das explorações. As operações associadas à colheita manual de pinha provocam acidentes de trabalho mortais, ou graves, resultantes da queda em altura e da não utilização dos equipamentos de protecção individual. O facto de os pinheiros terem, na altura da colheita, a produção de três anos requer precisão. As produções dos anos seguintes não podem ser afectadas já que comprometem a viabilidade da exploração. É necessária informação sobre a forma como a vibração que a máquina faz no tronco é transmitida às pernadas e à pinha. Meios auxiliares que disponibilizem informação no interior da cabine permitirão que a colheita de pinha se faça de forma a não comprometer a produção dos anos seguintes. A Agenda Portuguesa de Investigação no Pinheiro Manso e Pinhão identificou a colheita mecânica de pinha como uma das prioridades, a ser melhorada, no curto prazo.
B - Constitui valor acrescentado o facto do pinhão branco, ser vendido pelos agentes que actuam na região e no país. A abertura das pinhas é feita recorrendo a três métodos: ao Sol, por água quente e por ar quente. Os dois últimos métodos influenciam negativamente as características organoléticas do pinhão. Há perdas da ordem dos 5% da massa de pinhão negro estimado na pinha até ao valor final. É importante analisar e divulgar a forma de: 1. fazer o maneio da pinha desde a colheita até á sua abertura; 2. garantir que o pinhão negro armazenado mantenha a qualidade e características organolécticas; 3. minimizar os danos e perdas no pinhão branco no processo de partir a casca; 4. minimizar os danos e perdas nos processos de secagem, na eliminação da película e na lavagem e secagem final; 5. escolher e calibrar do pinhão branco.
Objetivos visados
A - Melhorar o desempenho do vibrador de tronco desenvolvido e utilizado no âmbito do Projecto AGRO 200. São objectivos parcelares desta iniciativa: 1. aumentar a fiabilidade dos componentes do circuito hidráulico, avaliar materiais alternativos para o revestimento das maxilas e da frente de encosto de forma a minimizar os danos causados no fuste da árvore e a aumentar a vida útil do equipamento reduzindo os custos de reparação e manutenção; 2. disponibilizar meios auxiliares que melhorem o desempenho do vibrador. Precisão na produção florestal. Fornecer informação ao operador, numa consola no interior da cabine do tractor, sobre o procedimento mais correcto a ter quando aborda cada árvore e, numa fase mais adiantada, automatizar a actuação do vibrador. O operador, quando em trabalho, não tem capacidade de visualizar a árvore nem de monitorizar a forma como a colheita está a decorrer. Estes avanços permitirão aumentar as capacidades de trabalho, reduzir os custos de utilização e minimizar os efeitos negativos quer sobre a árvore quer sobre as produções nos anos seguintes. B – Analisar e melhorar os aspectos relacionados com o processamento da pinha para que o valor acrescentado fique na região, e em Portugal, de forma a garantir a viabilidade económica dos agentes da fileira. São objectivos parcelares desta iniciativa: 1. analisar as condições de temperatura e humidade que permitem optimizar o armazenamento da pinha e do pinhão; 2. estudar a influência da humidade relativa do pinhão nas várias fases do processamento industrial, nomeadamente nos processos de secagem, na eliminação da película, na lavagem e na secagem final; 3. definir o layout de instalações e equipamentos mais adequado para minimizar o desperdício e os danos no produto final;
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
Se bem que os resultados a atingir beneficiarão toda a economia da região, e do país, particularizamos os agentes mais directamente influenciados em cada um dos pontos que apresentamos. Os resultados a atingir e os beneficiários são: 1. melhoria dos diferentes componentes da cabeça de vibração de forma a reduzir o seu peso e a aumentar a fiabilidade dos componentes (beneficiários: fabricantes de equipamentos e produtores); 2. a adequação dos tempos e intensidade de vibração para maximizar a eficiência de colheita e minimizar os potenciais danos infligidos às árvores (beneficiários: produtores); 3. o melhoramento das eficiências de consumo dos equipamentos (beneficiários: produtores); 4. o aumento do rendimento de campo do equipamento tendo em vista o aumento da capacidade de trabalho de forma a que a operação seja realizada num curto espaço de tempo o que aumenta a quantidade e qualidade da pinha, e do pinhão branco, produzido (beneficiários: produtores e industriais); 5. a redução dos encargos indirectos relacionados com a utilização dos equipamentos (beneficiários: produtores e industriais); 6. melhoramento da segurança no trabalho (beneficiários: produtores); 7. adequação dos modelos de silvicultura à colheita mecânica da pinha, nomeadamente a densidade (principalmente o número de árvores por hectare) e dimensões para uma eficiência de colheita superior a 85% (beneficiários: produtores); 8. melhoramento do maneio da pinha desde a colheita até ao pinhão branco (beneficiários: produtores e industriais).