UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Designação da parceria
MelhorApis – Melhoramento genético apícola
Iniciativa a desenvolver
Implementação de um plano de melhoramento genético da Apis mellifera com vista a identificar, avaliar, selecionar e manter linhagens com caraterísticas de desempenho vantajosas para a produção apícola e para o meio ambiente em geral
Parceiros
Prioridade Temática
Aumento da eficiência dos recursos na produção agrícola e florestal
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
É um facto que as abelhas da espécie Apis mellífera, têm vindo a ser alvo de elevada mortalidade causadora de perdas económicas e eventuais desequilíbrios em ecossistemas. As causas são diversas mas nas mais poderosas encontram-se a toxicidade por pesticidas e a ação de vários agentes patogénicos cuja disseminação entre continentes é favorecida pela globalização da mobilidade de pessoas e bens. Os exemplos mais relevantes são a Varroa destructor e viroses associadas e, mais recentemente, a Nosema ceranae. A varroa é, talvez, o agente que mais prejuízo tem causado na apicultura mundial e na apicultura portuguesa. A forma de combate mais utilizada é a aplicação de acaricidas duas vezes por ano, que minimizam temporariamente o impacto do parasita mas não o eliminam na totalidade. Esta abordagem não resolve o problema e perpetua a necessidade do seu uso e acaba por contaminar os produtos apícolas provocando desvalorização económica e constituindo uma ameaça à saúde pública. Existe um número muito limitado de moléculas farmacologicamente ativas no mercado, as quais já existiam antes da disseminação da varroa, tendo sido apenas adaptadas à situação em causa; não se antevendo que a indústria farmacêutica invista nesta área. Acresce o facto de já terem sido referidos casos de resistência em resultado do uso repetido destes produtos o que em breve os tornará ineficazes. Assim, esta não é a abordagem desejável nem sustentável a longo prazo. Sendo a apicultura uma atividade económica sujeita a livre concorrência do comércio mundial, é obrigatório atingir índices de produtividade competitivos e que garantam um bom rendimento ao apicultor. Assim, a necessidade da implementação de um plano de melhoramento genético com o objetivo de selecionar populações de abelhas mais resistentes a doenças e mais produtivas, como via de solucionar de forma sustentável e duradoura as questões referidas.
Objetivos visados
-Gizar um plano de melhoramento genético apícola, com vista a aumentar: a resistência a patologias/diminuir a suscetibilidade a agentes patogénicos, a segurança dos produtos apícolas consumidos na alimentação humana e de outras espécies animais e a rentabilidade económica deste sector. -Mobilizar os apicultores para a necessidade de integrarem um plano de seleção para o melhoramento do seu efetivo apícola. A mobilização será feita através de ações de contacto individual ou, sempre que possível, em grupo. -Durante as ações referidas, procurar-se-á obter informação sobre se os apicultores dominam as tarefas a ser realizadas e prestar-se-ão todos os esclarecimentos necessários no sentido de garantir que detêm as competências exigidas à implementação do plano. -Desenvolver e otimizar metodologias de recolha e conservação de sémen de zângão para uso de inseminação artificial, uma vez que com reprodução natural só é possível controlar a genética materna e a resposta à seleção será mais rápida controlando também a linha paterna. -Criar e ensaiar alternativas de controlo das patologias, através do recurso a produtos naturais, nomeadamente extratos de plantas e ácidos orgânicos, com vista a mitigar esse problema no período transitório. -Criar a possibilidade dos pequenos apicultores adquirirem rainhas de valor genético conhecido beneficiando assim deste programa. Estes apicultores não têm, normalmente, nem meios nem conhecimento para organizar e implementar um plano próprio. -Acautelar, indiretamente, a biodiversidade e o equilíbrio ambiental através da manutenção da abelha como inseto polinizador e fonte de alimento para diversas espécies de animais.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
1) Plano de ação testado no terreno, com eventuais ajustamentos adequados à realidade; tendo o caráter essencial de projeto-piloto, o seu sucesso poderá ser repetido e/ou alargado. 2)Obtenção de linhas melhoradas de rainhas filhas de genearcas avaliadas. As empresas do sector e as associações de apicultores com a valência de produção de rainhas criarão um produto com valor económico acrescido. 3) Os apicultores que adquiram essas rainhas terão o benefício associado ao seu elevado valor genético o qual se repercutirá num aumento da produtividade da exploração apícola. 4)Diminuição da mortalidade de colónias de abelhas, por aumento da resistência a doenças, aspeto com um forte impacto económico na apicultura, mas também na agricultura e no meio ambiente. 5)Aumento da produtividade das colónias de abelhas, já que a diminuição da mortalidade terá sempre um peso elevado no índice genético, que se irá refletir no rendimento económico dos apicultores e na qualidade de vida das suas famílias. 6)Possibilidade de diminuição/eliminação, a longo prazo, do uso de acaricidas na apicultura, que se traduzirá na melhoria da saúde das abelhas e na ausência resíduos desses nos produtos apícolas. 7)Obtenção de produtos apícolas mais seguros do ponto de vista alimentar, beneficiando a saúde dos consumidores e aumentando o valor económico dos mesmos. 8) Reforço dos canais de comunicação e colaboração entre investigadores, apicultores e suas associações e empresários do ramo da apicultura. 9) As bases de dados de entrada permanente no programa Visual FoxPro relativas à genealogia e às características de avaliação é uma base de dados passível de atualização constante, que permanecerá para além do âmbito temporal do projeto e a UTAD compromete-se a dar-lhe continuidade. A demonstração ao longo deste projeto dos benefícios da implementação deste plano de melhoramento, constituirá uma alavanca para que a rede de parceiros assim constituída dê continuidade aos trabalhos uma vez que o melhoramento genético constitui uma tarefa contínua. Quer no decurso do projeto quer após o mesmo poderão juntar-se outros interessados, designadamente outras associações de apicultores e empresários apícolas. 10) Acréscimo de conhecimento científico sobre a espécie Apis mellifera com benefício da comunidade em geral.
11) Os principais destinatários são os Apicultores, organizados quer em associações de que a FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) é representante e parceira nesta iniciativa, quer em empresas apícolas. De forma indireta, são beneficiários os agricultores e a população em geral, dado o contributo das abelhas na polinização das culturas agrícolas e nas espécies vegetais em geral, alem de constituir alimento para a cadeia trófica de vários seres vivos, contribuindo portanto para a melhoria da qualidade do meio ambiente.
Interlocutor
Paulo António Russo Almeida
Morada
Laboratório Apícola da UTAD Departamento de Zootecnia Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Quinta de Prados