Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola
Designação da parceriaDIV_PAM Diversificação de modelos de produção de PAM para o aumento da competitividade das explorações em MPB.
Iniciativa a desenvolverEsta iniciativa visa aumentar a rentabilidade e reduzir os custos das explorações de Plantas Aromáticas e Medicinais em Modo de Produção Biológico através da identificação do método de produção mais adequado para diferentes realidades produtivas.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeNo presente, uma ampla maioria dos produtores de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) utiliza tela de solo como forma de controlar as infestantes e poder manter-se em produção dentro das regras da agricultura biológica. A tela de solo é uma forma pouco ecológica de gerir o ecossistema, na medida em que reduz substancialmente a biodiversidade e a fertilidade do solo, uma vez que não permite a entrada de substrato orgânico fresco. As produtividades tendem a ser muito baixas desde o início da instalação das culturas. Com esta forma de gerir o solo, não é objetivamente possível fornecer nutrientes às plantas, revelando estas desde muito cedo sintomas visíveis de carência de azoto. O fornecimento de azoto às plantas cultivadas pode fazer-se por processos naturais (fixação biológica de azoto a partir de leguminosas) ou recorrendo a fertilizantes orgânicos (estrumes, compostos, …).
Neste sentido, este GO pretende contribuir para o incremento da competitividade das explorações através da experimentação, análise e demonstração da utilização de tecnologias de produção baseadas no papel multifuncional e determinante da cobertura de solo.
Objetivos visados Objetivo geral: incrementar a competitividade dos produtores de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) em Modo de Produção Biológico (MPB) através de práticas/tecnologias que reduzam o custo e aumentem a rentabilidade.
Assim serão instalados campos experimentais em que os efeitos diretos e indiretos das técnicas serão monitorizados. Os fatores a analisar para o incremento da competitividade serão:
Redução de custos:
- Mão-de-obra no controlo de infestantes (6),
- Fertilização para MPB (tela/fertirrega; outros modelos/nutrição proveniente da própria cobertura do solo ou adição de adubos sólidos), as questões de fertilidade do solo ao nível da agricultura biológica foram um problema evidenciado a nível da rede de investigação agrícola da comunidade europeia EPI-AGRI (7);
- Pragas e doenças: cada modelo de produção terá associado um conjunto de fatores que torna a exploração mais suscetível para determinadas pragas e doenças, importa por tanto a sua análises (8).

Aumento da rentabilidade:
- Aumento da produtividade: as produtividades médias de espécies de PAM em Portugal rondam as 5-3 t/ha de produto seco (9), enquanto as mesmas espécies na Alemanha chegam a atingir o dobro. Isto deve-se essencialmente à questão da fertilização;
- Melhoria da qualidade das plantas e dos lotes de plantas secadas: os sintomas de pragas, doenças e impurezas são penalizados no preço de venda e afeta a qualidade do lote. Os países germanófonos recentemente limitaram os alcaloides permitidos, provocando constrangimentos nas exportações de PAM. A prevenção destas contaminações só poderá ser feita através de um adequado e eficaz método de cobertura do solo e remoção de infestantes;
- Fatores ambientais: as questões ambientais assumem cada vez mais importância nas empresas, em especial nas Bio. Assim, compradores de PAM já manifestam um profundo desagrado com a utilização da tela e a pegada ecológica que acarreta.
(6) Xavier Sans, F., Schmutz, U., Sukkel,W. 2015, Poor soil fertility: Farming systems. FG ORGANIC FARMING- MINI PAPERS. Edição European Invation Partnership EPI-AGRI
(7) Luisa Manici, F. XavierSans, Nadia Rigucci, Joan Romanya. 2015, Insufficient Weed management: Information and communication techniques and mechanical tools. FG ORGANIC FARMING- MINI PAPERS. Edição European Invation Partnership EPI-AGRI
(8) Luisa Manici,. 2015, Pest and diseases: Biotech problems. FG ORGANIC FARMING- MINI PAPERS. Edição European Invation Partnership EPI-AGRI
(9) Ferreira, A., Coelho, I.S., Saraiva, I., Dargent, L., Serrano, M.C., Ferreira, M.E., Duarte, F., Valente, S., Candeias, D., Franco, P., 2012. Plantas Aromáticas e Medicinais. Produção e Valor Económico. Edição CEVRM, 64 pp.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosCom esta iniciativa pretendem caracterizar-se quatro diferentes modelos de produção de PAM em pleno funcionamento, nos seus contextos socioeconómico, inputs utilizados (mão de obra, fertilizantes, água), custos, cadernos de encargos, impactos no meio ambiente, qualidade do material produzido e principais oportunidades e constrangimentos de cada modelo.
Esta informação será amplamente divulgada aos atuais e futuros produtores de PAM de modo a que possam dotar a sua estrutura produtiva de processos eficientes e apropriados ao seu tipo de exploração e com isto aumentar a competitividade de toda a fileira de modo sustentável, respeitando a natureza, a biodiversidade e promovendo a utilização adequada de fatores de produção.
Será criado um conjunto de materiais de divulgação dos resultados 1000 folhetos. Contudo julga-se que será de grande importância a dinamização de ações de demonstração (8 visitas aos diferentes modelos) ao longo do projeto para encorajar a participação ativa de todos os agentes da fileira, promover a discussão perante os problemas sentidos pelos vários modelos a estudar através de (8 reuniões intersectoriais), além de cimentar o relacionamento entre os técnicos, investigadores e produtores.
Assim, serão os principais beneficiários desta iniciativa os atuais e futuros produtores de PAM em MPB de Portugal. Em relação aos produtores existentes e, apesar da dificuldade em contabilizar os produtores PAM em MPB, devido à agregação dos dados estatísticos existentes no setor, estima-se que existam cerca de 2.000 explorações ativas. Relativamente aos interessados no setor e potenciais produtores de PAM, ao considerar as visitas às páginas online de referência, estimam-se que cerca 5.000 pessoas têm manifestado o seu interesse no sector, parte dos quais poderão vir a constituir-se como produtores.
Espera-se desta forma contribuir significativamente para tornar as explorações de PAM mais resilientes, competitivas, adaptadas às necessidades e riscos do mercado e que promovam a utilização racional dos recursos solo, água e energia. É de referir que, indiretamente, estas melhorias terão, de forma alargada, um impacto positivo em todos os atores da fileira.
InterlocutorAssociação de Defesa do Património de Mértola (ADPM).
MoradaLargo Vasco da Gama s/n
LocalidadeMértola
Código postal7750 - 328
Telefone286610000
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A