Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaCONSULAI, Consultoria Agro-Industrial Lda
Designação da parceriaGojiBerries
Iniciativa a desenvolverIdentificação dos processos de produção ótimos, comparação das duas principais cultivares de Lycium barbarum em diferentes modos de produção, e análise da composição, qualidade e subprodutos da cultura de plantas Goji.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeLycium barbarum L é uma espécie perianual que cresce em muitas regiões do mundo, mas só na China há um cultivo significativo para fins comerciais. Os seus frutos, vulgarmente conhecidos por bagas Goji, têm cada vez mais procura na sociedade ocidental. No entanto, a diversidade de cultivares e a multiplicidade de origens, condições de cultura e processamentos que coexistem na China, potenciam a variabilidade da qualidade alimentar e segurança das bagas que chegam aos mercados ocidentais. Também a importação está limitada aos frutos desidratados, não existindo no mercado europeu bagas frescas ou folhas para tisanas.
Desde 2013, iniciou-se a instalação desta cultura em solo nacional, e o interesse tem vindo a crescer, com o aumento gradual de produtores efetivos e com intenções reais de instalação de novas explorações.
No entanto, os processos produtivos sobre a cultura são quase desconhecidos, destacando com especial atenção, as condições edafoclimáticas ideais para a sua instalação e produção. Será igualmente importante identificar as diferenças entre as duas principais cultivares de Lycium barbarum, “Short Leaf” e “Long Leaf”, e a análise qualitativa dos componentes do fruto.
Este conhecimento geral, a médio prazo, e face ao aumento do número de explorações agrícolas com esta cultura, contribuirá para:
- Abastecer o mercado de bagas Goji frescas e desidratadas com características fiáveis capazes de satisfazer as exigências do mercado europeu;
- Diminuir a importação de bagas Goji desidratadas;
- Promover o uso das folhas para tisanas, como um dos subprodutos a valorizar.
Objetivos visados São vários os desafios para identificar todo o processo de instalação da cultura de Goji, tendo sido identificados 4 objetivos principais para este projeto:
1.Identificar os processos de produção ótimos da cultura, em função das condições edafoclimáticas:
• Implementar uma nova cultura agrícola resistente à secura e ao calor, incorporando novos processos de cultura agrícola sustentável
• Identificar os principais locais, em território nacional, para instalação da cultura
2.Analisar as características das 2 cultivares de L. barbarum “Short Leaf” (SL) e “Long Leaf” (LL), e identificar a cultivar mais produtiva em função do modo de produção convencional e biológico:
• Selecionar a cultivar consoante o objetivo seja a produtividade, rusticidade, qualidade das bagas ou características organoléticas
3.Analisar e comparar os principais constituintes dos frutos e folhas, em fresco e desidratados:
• Quantificar os principais componentes de bagas e folhas, divulgando-os numa tabela acessível
4.Possibilitar o consumo, no mercado nacional, de bagas Goji frescas e folhas, de qualidade comprovada:
• Fornecer o mercado nacional com bagas frescas, desidratadas e folhas

A análise comparativa das duas cultivares, em dois modos de produção distintos, permitirá aos agricultores selecionar a cultivar mediante as características da sua exploração e os seus objetivos.
Os produtores existentes, e os jovens agricultores que se estão a instalar, já demonstraram grande interesse nos futuros resultados deste projeto, pois permitirá tomar decisões mais concretas e menos intuitivas.
Também permitirá reforçar a característica principal desta produção, que são as suas qualidades nutricionais dietéticas, com a determinação dos seus principais constituintes, obtendo um padrão de qualidade da baga fresca, desidratada e das folhas, que poderão ser utilizadas para tisanas.

Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosCom a identificação dos processos de instalação da cultura, pretende-se divulgar a todos os produtores e pretendentes, as melhores condições para a instalação de um pomar de bagas Goji, bem como os melhores locais em território nacional, criando uma rede de especialistas, que poderão apoiar os agricultores numa primeira fase crítica de decisão e instalação da cultura.
O projeto também permitirá distinguir 2 cultivares, permitindo ao agricultor ter uma opção de escolha baseada em dados agronómicos (e não numa base apenas intuitiva). Toda a avaliação referida para a composição e qualidade da produção, a realizar pela FCUL, assegurará a adequada seleção que permitirá potenciar a produção de mais e melhores bagas Goji em Portugal.
Esta informação, nomeadamente, os resultados obtidos no âmbito deste grupo operacional, serão divulgados numa página web a criar, com esclarecimento de dúvidas sobre este desafio, fotografias e vídeos desenvolvidos ao longo deste projeto. Paralelamente, pretende-se criar um Manual de produção de Bagas Goji, onde o agricultor possa encontrar todos os dados possíveis, incluindo i) processos produtivos, ii) variedades aconselhadas no território nacional e iii) tabelas com a composição quantitativa e qualitativa das bagas.
Este manual deverá permitir mostrar ao agricultor as potencialidades e vantagens de cultivar bagas Goji, identificando alguns parâmetros importantes, como a relação custo de produção, preço de mercado, e possibilidade de utilização em solos marginais.
No final deste projeto, será criada uma rede de apoio a todos os produtores, oferecendo todo o tipo de auxílio e informação essenciais para esta cultura.
InterlocutorRicardo Zanatti
MoradaRua da Junqueira, 61 G - Centro de Congressos de Lisboa - Piso 1 - Sala 3
LocalidadeLisboa
Código postal1300 - 307
Telefone213629553
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A