CEVRM - Centro de Excelência para a Valorização dos Recursos Mediterrânicos
Designação da parceria
MecPam
Iniciativa a desenvolver
Mecanização da cultura das PAM em MPB para o incremento da competitividade.
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
As ervas aromáticas portuguesas, nos últimos anos, assumiram uma crescente importância no mercado internacional, nomeadamente no mercado biológico do Norte da Europa. As características edafoclimáticas do nosso país, especialmente a grande exposição solar existente e os períodos estivais quentes e secos, desencadeiam processos fisiológicos nas plantas que levam à produção de maiores teores de óleos essenciais o que se reflete de sobremaneira nas qualidades organoléticas das plantas. Contudo, apesar de contar com um produto de qualidade superior, Portugal ainda está a dar os primeiros passos na produção das PAM. As primeiras explorações de PAM de sucesso e com um grande historial de produção, caracterizavam-se por ter tipologias de produção indicadas para pequenas propriedades periurbanas que comercializavam a pequenos nichos que ofereciam preços altos. Estas explorações serviram de modelo de produção para uma crescente vaga de novas explorações que surgiram em Portugal nestes últimos anos. Mas o crescimento exponencial de produções de PAM, levou a um aumento na oferta e ao esgotar do mercado dos preços altos.Deste modo, os produtores nacionais tiveram de se adaptar a uma nova realidade de mercado, com preços mais baixos onde a alternativa para a sobrevivência do negócio passam por um forte incremento da eficiência e da área de produção de modo a assegurar rendimentos condignos com o esforço de produção. Inserido neste cenário, esta iniciativa espera procurar alternativas para as propriedades produtoras de PAM através da mecanização nas seguintes etapas: 1) Sementeira/ Plantação 2) Controlo de infestantes 3) Colheita de folha e flores Para assegurar o efeito desejado das operações de mecanização, será considerada igualmente uma forte integração destes aspectos no planeamento da própria exploração e calendarização das operações.
Objetivos visados
Esta iniciativa pretende o estudar e divulgar e avaliar técnicas de mecanização para aumentar a eficiência da gestão da produção de PAMs Biológicas através de: 1)Criação de novas soluções de mecanização, (sementeira, controle de infestantes para pequenas explorações, incorporação de adubo com baixos níveis de reviramento e corte – ripagem das plantas) 2) Determinação das melhores técnicas culturais e variedades para otimização da mecanização nas várias fases (sementeira e plantação, incorporação de fertilizantes, controle de infestantes e corte) 3) Avaliação das técnicas agrícolas e as técnicas de mecanização através da determinação dos seguintes indicadores (Taxa de germinação, taxa de retancha, incorporação de M.O do solo, evolução do perfil nutricional do solo, perdas resultantes do controle de infestantes, avaliação quantitativa e qualitativa do material colhido, determinação das perdas de material à colheita, análise económica da mecanização) 4)Divulgação dos resultados através da elaboração de protocolos de boas práticas de mecanização e ações de transferência de conhecimento.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
Esta iniciativa está orientada para a obtenção de modelos de gestão das áreas de produção de plantas aromáticas onde é possível a mecanização, após a avaliação de resultados provenientes da aplicação de diferentes técnicas abordadas (preparação previa do solo, sementeira, controle de infestantes e colheita) nos campos experimentais estudados. Os principais objectivos são apontados nos seguintes pontos: 1)Criação de um protocolo de boas praticas de sementeira para as pams de semente (camomila, anis, calêndula e funcho). 2)Criação de um protocolo de boas praticas de plantação para as pams de plântula (Lucia-lima, Cidreira, Mentas e Tomilhos). 3) Adaptação de maquinaria existente de controlo de infestantes para soluções que possam ser utilizadas em pequenas explorações (moto Enxadas) 4)Criação de dois protocolos de boas práticas para controlo mecânico de infestantes culturas semeadas culturas de plantadas. 5) Desenvolvimento de uma tecnologia que permita a incorporação de fertilizantes biológicos no solo com baixo reviramento. 5) Desenvolvimento de tecnologia de colheita de plantas aromáticas que assente não no corte mas ripagem da planta 6)Criação de um protocolo de boas práticas de colheita mecânica 7)Avaliar o comportamento de diferentes cultivar relativamente ao corte 8 )Avaliar o impacto económico das várias soluções de mecanização encontradas. 9) Disseminação dos resultados Deste processo resulta uma solução ecológica e económica para áreas marginais da agricultura assim como para as grandes áreas ocupadas por culturas arvenses. Dado o alto valor ambiental destes ecossistemas de produção, esta iniciativa terá efeitos indiretos em todos os stakeholders da cadeia de valor, desde do produtor ao transformador, passando por as mais diversas atividades paralelas que surgem com ligadas às PAM como é o turismo rural.
Interlocutor
Pedro Franco
Morada
Centro de Excelência para a Valorização dos Recursos Mediterrânicos C. C.de Transportes - r/c sala O