INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Designação da parceria
Otimização das técnicas de produção para espécies de cogumelos com interesse medicinal/nutricional e seleção de isolados
Iniciativa a desenvolver
Estudo e controlo de técnicas de produção de cogumelos em troncos com interesse medicinal (ex. G. lucidum), com vista à maximização da produção de elevada qualidade, para responder às crescentes necessidades do mercado nacional.
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
"Algumas espécies de cogumelos, como Ganoderma lucidum, Trametes versicolor e Grifola frondosa, são cada vez mais procurados devido aos seus efeitos medicinais (Ferreira I.C. 2010). Estes cogumelos são produzidos maioritariamente em países asiáticos, no entanto, o mercado Europeu tem-se tornado mais exigente no que respeita à confiança deste produto quanto à sua origem. Os produtores de cogumelos medicinais/nutricionais em Portugal produzem quase na sua exclusividade Lentinula edodes (shiitake) em Modo de Produção Biológico, no entanto, o mercado Europeu tem vindo a pedir outras espécies que sigam as normas MPB. Simultaneamente, devido ao abrupto aumento de unidades de produção de shiitake no nosso país, os preços de mercado baixaram e os produtores veem uma oportunidade na diversificação de espécies. Face a esta nova necessidade, torna-se premente o estudo de outras espécies que possam ser cultivadas num sistema semelhante ao que atualmente é realizado com o shiitake, criando protocolos de fácil utilização pelas empresas, permitindo-lhes a adaptação de instalações preexistentes. O sistema de produção de shiitake em troncos, não permite o total controlo das condições ambientais, causando algumas suscetibilidades na produção. Tais suscetibilidades são igualmente desconhecidas na produção de espécies alternativas, em Portugal. Assim, é necessário conhecer quais as técnicas de produção ideais para estas espécies, com vista à maximização da produção, tanto em quantidade, como em qualidade dos compostos medicinais. A qualidade dos cogumelos e dos compostos depende dos isolados utilizados e das condições ambientais em que são produzidos, sendo fundamental a seleção de isolados mais produtivos em compostos medicinais e a definição de protocolos de produção adequados a cada espécie/isolado. Numa perspetiva de potenciar a adaptabilidade das espécies às condições portuguesas a seleção de isolados incluirá também isolados nacionais. "
Objetivos visados
"Objetivos a atingir pela iniciativa relativos à oportunidade de mercado: -Diversificação da oferta de espécies com interesse medicinal e/ou nutricional, como a produção de Ganoderma lucidum, Grifola frondosa, entre outros, em troncos de madeira. Objetivos a atingir com a iniciativa no que se refere ao plano de acção: -Caracterização das espécies, no que se refere às suas necessidades técnicas (condições ambientais e nutritivas favoráveis) de modo a estabelecer um método de produção otimizado em Portugal. -Seleção de isolados de origem nacional e internacional, de elevada produtividade com vista à obtenção de compostos ativos com fins medicinais (polissacáridos), os quais serão extraídos a partir dos cogumelos produzidos em troncos. "
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
"• Validação do método de produção das espécies G. lucidum e G. frondosa em troncos. • Otimização das técnicas de produção para espécies de cogumelos com interesse nutricional/medicinal o que permitirá a definição de protocolos de produção adequados a cada espécie/isolado e às condições existentes em Portugal, uma vez que tal não é conhecido. • Elaboração de fichas técnicas de produção para cada espécie, que ficarão disponíveis para os produtores. • Identificação de isolados das duas espécies que apresentem máxima produtividade em polissacáridos nas condições de produção validadas anteriormente. • Constituição de um banco de isolados para multiplicação e comercialização (produção de spawn) Assim, a diversificação das espécies produzidas e também a sua utilização final (aproveitamento nutricional e/ou medicinal) beneficiará tanto agricultores ou potenciais produtores de cogumelos, como empresas produtoras de cogumelos já instaladas, permitindo-lhes a valorização de instalações preexistentes, criando alternativas para os produtores locais, com resultados diretos na economia. Toda a informação será disponibilizada gratuitamente através da plataforma da Rede Rural Nacional com o apoio da Inovisa.