A proposta STEnCIL - SusTentável EfiCIente Lablab, foca-se na promoção da Lablab purpureus (Lablab), como prática produtiva no âmbito PDR para o aumento da eficiência dos recursos na produção agrícola.
Parceiros
Prioridade Temática
Aumento da eficiência dos recursos na produção agrícola e florestal
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
Face aos desafios relacionados com a sustentabilidade agrícola e alimentar, pretende-se com esta iniciativa, promover a prática agrícola da leguminosa Lablab de forma a restaurar e preservar os recursos naturais existentes, melhorando a capacidade produtiva das culturas, reduzir a emissão de GEE, por diminuição do uso de adubos azotados e de outros fatores de produção. Assim STEnCIL aborda 5 questões essenciais associadas à rentabilização e sustentabilidade da produção agrícola e da cadeia alimentar, dando resposta a problemáticas tanto nacionais como internacionais: (1) Sustentabilidade do recurso solo; (2) Sustentabilidade do recurso água; (3) Adaptação às alterações climáticas; (4) Redução da emissão de GEE; (5) Produção de um produto para alimentação humana e animal sustentável. As características multifuncionais da Lablab referidas mais à frente, aliadas a tecnologias agrícolas inovadoras possibilitarão aos agricultores e aos consumidores, benefícios para a produção e saúde, respetivamente.
Objetivos visados
A STEnCIL compreende 3 objetivos principais: (1) Definir as melhores variedades de Lablab de acordo com os objetivos de produção: 1.1) grão/vagem (produção, valor nutritivo, matéria-prima para farinha, venda em fresco) 1.2) forragem (produção, valor nutritivo) 1.3) adubo verde (estrutura, fertilidade do solo, beneficio para as culturas). (2) Determinar as melhores práticas culturais (fatores de produção, mobilizações, colheita) segundo os objetivos de produção. (3) Avaliação da produtividade da Lablab no âmbito socioeconómico segundo os objetivos de produção e os potenciais destinatários. A determinação das melhores variedades de Lablab permitirá obter uma produtividade competitiva, por pré-seleção da variedade mais adequada ao objetivo de produção do agricultor. A imposição do greening obrigará à procura de soluções rentáveis de rotação, abrindo um potencial de “experimentação comparativa” face às rentabilidades da Lablab. Por outro lado, produtores de culturas de elevado valor económico como o tomate- indústria, poderão produzir Lablab para adubo verde, com o objetivo de melhorar a fertilidade e estrutura do solo numa rotação semestral para beneficiação da sua cultura principal. Cumulativamente, a produção animal terá uma nova forrageira de grande potencial. Agricultores de regiões com menor desenvolvimento e/ou com terrenos negligenciados, poderão usufruir do impacto positivo na reabilitação do sistema, obtendo ao mesmo tempo um rendimento extra. Os parceiros incluídos nesta iniciativa, representam o universo de interessados em produzir Lablab. Produtores de grão possuem ainda potencial capacidade de escoamento do produto por parte da indústria panificadora (Panicongelados) que revelou muito interesse na sua utilização.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
Face aos objetivos propostos para STEnCIL, os resultados que se propõe atingir compreendem sementes de Lablab selecionadas para cada objetivo de produção, informação detalhada sobre essa variedade e a cultura em geral, técnicas de cultivo segundo condições edafo-climáticas e possíveis necessidades nutritivas e cuidados fitopatológicos. Para agricultores com objetivo de produção de: - Grão/Vagem: Serão disponibilizadas sementes selecionadas para um ótimo produtivo de semente e/ou vagem, assim como um caderno de campo com o ciclo de vida, cuidados fitossanitários, plano de gestão de rega e de fertilização associadas à altura de produção (Out/Inv ou Prim/Ver). A cultura da Lablab para grão/vagem poderá representar uma alternativa de rotação rentável (greening) à cultura principal, aumentando a eficiência do uso de fatores de produção. A sustentabilidade económica e potencial adoção destas variedades advém da garantia de escoamento para a indústria moageira e panificadora. Adicionalmente quer a vagem quer o grão poderão ser utilizados para o consumo humano com a vantagem da sua elevada qualidade nutritiva. - Forragem: terão uma variedade selecionada para este objetivo assim como um caderno de campo que inclui cuidados fitopatológicos, nutritivos e de rega, de forma a obter uma forragem segura e de boa qualidade para os animais. Esta variedade em conjunto com o respetivo caderno de campo será ideal para produtores que não querem interromper a sua cultura de elevado valor económico, mas pretendem aproveitar os terrenos entre campanhas, para produção de forragem melhorando simultaneamente a qualidade do solo. No caso de terrenos marginais/negligenciados esta é uma alternativa que para além de permitir a sua rentabilização, representa ainda uma forma de redução da erosão e melhoria da qualidade do solo e retenção de água. - Adubo verde: será selecionada a variedade de Lablab mais adequada (adubo verde em rotação semestral) e desenvolvido o caderno de campo com informações necessárias sobre a fitopatologia, fertilização, rega e período de cultura, para obter o máximo potencial agrícola e económico da sua cultura principal. Em suma, identifica-se como principais beneficiários os diversos produtores agrícolas, quer de grande dimensão como os produtores de tomate indústria ou de minifúndio como os olivicultores em zonas marginais, por possuírem uma nova fonte de rendimento e/ou melhorador da qualidade produtiva dos seus terrenos e culturas através da Lablab. Após demonstração do seu grande potencial, quer em termos eficiência de gestão de recursos, económica e nutritiva, estima-se que o total de destinatários corresponda ao universo de agricultores, associações ou cooperativas com atividades no sector agrícola, representado pelas entidades parceiras.