Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaAFUVOPA - Associação de Fruticultores, Viticultores e Olivicultores do Planalto de Ansiães
Designação da parceriaVITISHIDRI-ESTRATÉGIAS PARA A GESTÃO DO STRESS HÍDRICO DA VINHA NO DOURO SUPERIOR
Iniciativa a desenvolverO projeto pretende avaliar e demonstrar o efeito da implementação de práticas ao nível da condução da vinha, comparando sistemas de poda (Guyot e cordão) e fazendo a gestão da área foliar através de intervenções em verde, e da rega com a adopção de estratégias de rega deficitária, visando a melhoria do uso eficiente da água e a optimização do rendimento e da qualidade das uvas.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeA gestão do stress hídrico da vinha através da rega deverá ser complementada com outras práticas vitícolas relacionadas com a condução da vinha com o objectivo de melhorar a eficiência do uso da água e optimizar o rendimento e qualidade das uvas, contribuindo, desta forma, para uma melhoria da sustentabilidade do setor vitivinícola.
Na região identificam-se os seguintes problemas:
- Sistemas de condução e intervenções em verde pouco adequadas às condições da sub-região. Privilegia-se a adopção do sistema de poda em cordão unilateral ou bi-lateral com cargas à poda fixas sem considerar as condições específicas da parcela. As intervenções em verde são feitas de forma empírica e com intensidades e épocas inadequadas a uma boa gestão do stress hídrico e do uso eficiente da água. Nos últimos anos tem-se assistido na região à (re)introdução do sistema de poda em vara e talão (Guyot), com menor altura do tronco e carga à poda variável. Contudo, é ainda insuficiente a informação disponível sobre as vantagens e inconvenientes dos dois sistemas de poda, associados à prática da rega e gestão da área foliar, na melhoria do uso eficiente da água, do rendimento e qualidade das uvas.
- A rega é conduzida de uma forma empírica sem considerar as melhores estratégias em termos de oportunidade e dotações adequadas à optimização do rendimento e qualidade.
Com esta iniciativa pretende-se dar um contributo para a melhoria da eficiência do uso da água na vinha, na região do Douro Superior, através da integração de várias estratégias, que serão avaliadas em acções de investigação aplicada conduzidas em vinhas da região.

Objetivos visados O projeto tem como objetivo principal promover a sustentabilidade do setor vitivinícola, em regiões como o Douro Superior, de forma a garantir a tipicidade do produto final (o vinho) e a sua rentabilidade. Neste sentido os objetivos específicos são:
- avaliar a resposta da videira (fisiológica e agronómica) a diferentes estratégias de rega deficitária em vinhas conduzidas em Cordão unilateral e Guyot, com diferentes áreas da superfície foliar exposta, modificando a altura da sebe.
- determinar a eficiência do uso da água das várias estratégias implementadas.
- demonstrar e divulgar os resultados dos ensaios experimentais aos viticultores, através de seminários e de acções de demonstração com visita às parcelas experimentais.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosImplementação de dois campos de demonstração das tecnologias culturais, que são alvo do plano de ação, para a divulgação, informação e incorporação dos resultados pelos beneficiários principais.

Os resultados obtidos nas parcelas de demonstração, sobre o efeito das várias práticas a implementar, permitirão aos viticultores:

- estabelecer a melhor estratégia para a tomada de decisão sobre a gestão do stress hídrico e otimização da relação produção/qualidade, tendo por base o sistema de poda e a condução da vinha e o uso de rega deficitária, apoiada em informação meteorológica (dados registados nas estações meteorológicas automáticas), pedológica e vitícola e enológica.

- comparar os custos da implementação das várias estratégias de gestão do stress hídrico (sistemas de poda e condução da vinha; rega deficitária) para ajuda na tomada de decisão.

- utilizar a água de uma forma racional e contribuir para a preservação deste recurso, que é escasso na região, através da melhoria da eficiência do seu uso contribuindo desta forma para uma melhoria da sustentabilidade do setor vitivinícola.

Os resultados que serão obtidos através de uma adequada gestão do stress hídrico na vinha, tendo por base o sistema de poda e uma gestão da superfície foliar mais equilibrada e o uso de rega deficitária, conjugados com as ações de demonstração a levar a cabo, perspetivam benefícios para crescimento e desenvolvimento da cultura com consequências na melhoria da produtividade e qualidade do produto final.

A disponibilização dos dados terá como beneficiários, os associados das associações integrantes deste projeto, bem como toda fileira vitivinícola nacional. Acresce a estes beneficiários a comunidade científica nacional e internacional.
InterlocutorJoão Carlos Gonçalves / Afuvopa
MoradaRua Tenente Aviador Melo Rodrigues 243 R/C
LocalidadeCarrazeda de Ansiães
Código postal5140 - 100
Telefone278616127
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A