Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaINIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Designação da parceriaGrupo Operacional Nutrição e fertilização do olival superintensivo – NUTRIOLEA
Iniciativa a desenvolverPromover ações de experimentação e demonstração que permitam estabelecer recomendações de fertilização racional para o olival superintensivo em produção.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeO olival é a cultura permanente com maior área no nosso país. Nos últimos anos a produção de azeite tem aumentado (GPP, 2015), devido ao acréscimo de olivais intensivos em produção, em particular dos superintensivos, olivais regados com mais de 1000 plantas por ha (Jordão e Almeida, 2014). O Alentejo é a principal região produtora de azeitona e de azeite e o olival, tal como no resto do país, é dominantemente de sequeiro. Porém, ali se concentra a maior área de olival superintensivo. A introdução destes olivais, potenciada pela disponibilidade de água e de estruturas que permitem a rega, torna necessário o aperfeiçoamento de recomendações de fertilização adaptadas às cultivares ora usadas, sistema de condução e produções obtidas, em que a aplicação dos nutrientes é feita através da fertirrega. A adequação da rega às características dos olivais e à disponibilidade de água é desejável, permitindo a otimização da fertilização e do uso da água, evitando impactes ambientais negativos. A boa gestão da água disponível e dos nutrientes necessários aí aplicados contribuirá para a obtenção de elevadas produções e de qualidade, atenuar ou eliminar o fenómeno da safra e contrassafra usual nesta espécie. Poderá permitir a redução de custos de produção e o aumento da vida útil do olival, contribuindo para a melhoria do rendimento dos olivicultores. Sendo o olival uma cultura tradicional de sequeiro, existem lacunas de conhecimento sobre a fertilização racional dos olivais superintensivos e sobre a programação e condução da rega. O conhecimento gerado por este GO permitirá a otimização destas práticas culturais, contribuindo para a sustentabilidade e competitividade do setor olivícola nacional.

Objetivos visados "Constitui objetivo geral deste Grupo Operacional (GO) obter informação que permita o aperfeiçoamento das recomendações de fertilização racional para olivais superintensivos, especialmente das cultivares Arbequina e Arbosana dominantes neste tipo de condução, com base no estado de fertilidade do solo e de nutrição das árvores, bem como na produção esperada.
O trabalho experimental e de demonstração a realizar no âmbito do Plano de Ação (PA) tem como objetivos específicos:
1 aperfeiçoar as fertilizações a realizar em olivais superintensivos em produção, com base nos resultados das análises de terra, foliar e da água de rega;
2 estabelecer valores de referência para interpretação dos resultados da análise foliar em olivais superintensivos em produção, em época específica do seu ciclo, com vista a diagnosticar desequilíbrios nutritivos das árvores, passíveis de serem corrigidos através da fertilização;
3 validar modelo de estimativa dos consumos hídricos da cultura e definição de critérios de oportunidade de rega para olivais superintensivos, em produção, em função das fases mais criticas do ciclo vegetativo e da disponibilidade de água.
"
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários"Principais Resultados: 1) Manual técnico de fertilização para olivais superintensivos, que contemple, nomeadamente: (i) Contributo para a melhoria das recomendações de fertilização de produção, com base nos resultados da análise de terra e da análise foliar, tendo presente a qualidade da água de rega e a produção esperada; (ii) Valores de referência para interpretação dos resultados da análise foliar para as cultivares de oliveira Arbequina e Arbosana; (iii) Estabelecimento de critérios de oportunidade de rega para olivais superintensivos em produção.
Beneficiários: Empresas e olivicultores detentores de olivais superintensivos, administração e laboratórios de análise.
"
InterlocutorPedro Manuel Barbosa Vasconcelos Jordão
MoradaINIAV, I.P. - Laboratório Químico Agrícola Rebelo da Silva, Tapada da Ajuda
LocalidadeLisboa
Código postal1300 - 596
Telefone213617740
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A