INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Designação da parceria
Go BovMais - Melhoria da produtividade da fileira dos bovinos de carne
Iniciativa a desenvolver
O Go BovMais, através do seu plano de ação com 5 objetivos interligados, pretende contribuir de forma concertada para novas práticas, processos e tecnologias, que promovam o aumento da produtividade dos bovinos de carne através duma gestão integrada.
Parceiros
Prioridade Temática
Aumento da eficiência dos recursos na produção agrícola e florestal
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
"Portugal é claramente deficitário na produção de carne de bovino, com um grau de auto-aprovisionamento de 47,5% em 2014. Apesar do efetivo nacional de bovinos de carne ter aumentado nos últimos anos, particularmente no Alentejo, houve uma redução do volume de produção, que em 2014 se situava abaixo das 80 mil toneladas de carne. Esta redução deve-se principalmente à diminuição do nível de abate em as categorias de animais (vitelos, novilhos, novilhas, vacas) e à redução do peso médio dos animais ao abate. Ao nível dos bovinos de carne o défice da balança comercial foi superior a 350 M€ em 2014, não obstante a exportação de animais vivos, sobretudo vitelos, para Espanha. Os níveis de produtividade dos bovinos de carne em Portugal são reduzidos, abaixo do potencial produtivo normal da espécie, sobretudo por gestão inadequada dos efetivos, em parte devido à escassez de informação de natureza técnico-produtiva e económica nos produtores. Daí resultam os baixos índices de eficiência alimentar, os reduzidos valores de fertilidade aparente (<75%) e os intervalos entre partos demasiados elevados (>475 dias), claramente insuficientes para fazer face aos novos desafios que se colocam no sector, nomeadamente o novo regime de apoio às vacas em aleitamento, que passou a exigir a ocorrência de parto pelo menos uma vez nos últimos 18 meses. A produção de bovinos de carne, representada no Continente em cerca de 25000 explorações, é essencial para a agricultura Portuguesa, mas a rentabilidade das explorações e o aumento da produção terá de passar obrigatoriamente pela aplicação de métodos e instrumentos de gestão técnico-produtiva e económica mais eficientes, que resultem objetivamente em aumentos da produtividade, redução dos custos de produção unitários e sustentabilidade agro-ecológica dos sistemas produtivos. Em síntese, o Go BovMais propõe-se contribuir para a melhoria da produtividade e competitividade dos bovinos de carne em Portugal. "
Objetivos visados
"Obj.A Construir e disponibilizar novos planos alimentares/suplementação para bovinos em extensivo. Não sendo comum a utilização conjunta de dados sobre características da pastagem e parâmetros das vacadas para o cálculo das necessidades de suplementação, pretende-se demonstrar como, através de uma aplicação simples a desenvolver pelo GO, se pode racionalizar biológica e economicamente, o maneio alimentar das vacadas. Pretende-se elaborar manuais e aplicações on-line com orientações sobre aspetos alimentares ainda desconhecidos.
Obj.B Melhorar eficiência reprodutiva através da identificação do problema e disponibilização de orientações técnicas inovadoras: Redução do intervalo entre partos, identificação de fatores que afetam o anestro pós parto, pouco conhecidos nas raças portuguesas; Definição da melhor idade para a cobrição e para maximizar a longevidade produtiva; Avaliação reprodutiva do macho e da fêmea, refugo de animais inférteis e diagnóstico de principais afeções implicadas na infertilidade.
Obj.C Determinar a eficiência biológica e alimentar através do conhecimento da Ingestão Alimentar Residual (CAR). Disponibilizar ao Criadores novos parâmetros para avaliar a eficiência alimentar e biológica.
Obj.D Estimar pesos económicos de cada caracter para criar índices de seleção em que cada valor genético será devidamente ponderado. Com esta inovadora tecnologia, os produtores poderão escolher para reprodutores animais que sejam melhores geneticamente e que melhorem o resultado económico da exploração.
Obj.E Ajustar um novo modelo, melhorado, de crescimento de bovinos mertolengos e alentejanos, que tirará partido das estimativas dos valores genéticos, o que suportará uma ferramenta de apoio à decisão em recrias e acabamentos de machos (previsão individual do peso futuro, da idade ótima de abate e lucro associado, em função do peso atual e dos valores genéticos, tornando-a mais precisa e individualizada, com a consequente melhoria dos lucros)."
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
"Obj. A Melhor conhecimento das variações sazonais da quantidade e qualidade das pastagens de sequeiro e a sua capacidade para dar resposta às necessidades nutritivas dos bovinos. Estabelecimento de relações entre a disponibilidade de nutrientes e as variações de peso vivo e condição corporal das vacas e resposta destas e dos vitelos a diferentes tipos de suplementação. Elaboração de recomendações para os produtores. Beneficiários: Criadores de bovinos de carne, suas Associações e Técnicos do sector.
Obj. B Aumento da eficiência reprodutiva e da rentabilidade das explorações. Identificação de animais com mérito reprodutivo superior que sejam usados como reprodutores. Tratamento/refugo de animais problema. Beneficiários: Criadores de bovinos de carne e suas Associações. Técnicos e investigadores.
Obj. C A utilização da CAR como critério de seleção permitirá que os produtores disponham de animais mais eficientes do ponto de vista alimentar. A médio/longo prazo, a aplicação da CAR permitirá baixar as necessidades de manutenção das vacadas em cerca de 10%, reduzir a ingestão voluntária de alimento em cerca de 12%, reduzir as emissões de metano em 25% a 30% assim como as de azoto, fósforo e potássio em cerca de 17%. Beneficiários: Criadores de bovinos de carne das raças Alentejana e Mertolenga e suas Associações. Técnicos do sector.
Obj. D Conhecer objetivamente a estrutura de custos e de proveitos dos atuais sistemas de produção das raças bovinas participantes no projeto e identificar possíveis melhorias a nível estrutural e/ou tecnológico passíveis de aplicação nas explorações agropecuárias. Contribuir para a melhoria dos critérios de seleção das raças bovinas estudadas através da ponderação económica de características produtivas. Dispor de uma base de indicadores técnico-económicos que permitam fazer o benchmarking dos principais sistemas de produção de carne de bovino em regime extensivo. Beneficiários: Qualquer Associação de Criadores de bovinos. Criadores e técnicos.
Obj. E Ferramenta amigável de otimização do lucro e apoio à decisão nas recrias e acabamento de machos mertolengos e de raça alentejana (futuramente outra raças), cujos beneficiários são todos os produtores. Usando apenas informação disponível (peso vivo no momento e estimativas dos valores genéticos), permitirá prever (com indicação da margem de incerteza), em cada momento e para cada animal, os pesos futuros, bem como, usando informação sobre receitas e despesas, a idade ótima de abate e o lucro previsto. Ajudará ainda na formação de agrupamentos homogéneos de maneio. Beneficiários: 375 Criadores de bovinos das raças Mertolenga e Alentejana. Técnicos do sector. "