Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola
Designação da parceriaSESMARIA – Sistemas de produção Eficientes dos Sequeiros MARginais do Campo Branco e Vale do GuadIAna
Iniciativa a desenvolverMelhoria da produtividade da agricultura de sequeiro dos concelhos de Mértola, Castro Verde e Almodôvar, caracterizada por um condicionalismo edafoclimático marginal, baixa capacidade de uso do solo, baixa precipitação e elevada temperatura estival.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeOs sistemas de agricultura de sequeiro do sueste alentejano assentam num reduzido número de actividades, caracterizadas por modelos tecnológicos pouco complexos e relativamente estáveis. Nas actividades, destacam-se: a criação, combinada ou não, de ovinos, de bovinos e de caprinos, a cerealicultura e as actividades conducentes à produção forrageira e pratense, inerentes às actividades pecuárias referidas.
Estas actividades são caracterizadas por produtividades unitárias baixas e por uma elevada importância das ajudas comunitárias (tipicamente mais de 50%) na formação do rendimento. Esta dependência dos apoios financeiros não tem estimulado os agricultores para a melhoria dos indicadores produtivos, conduzindo as explorações e os sistemas em que assentam numa trajectória de maximização das ajudas recebidas, secundarizando a função produtiva, e, portanto, desincentivadora da procura e implementação de soluções técnicas mais eficientes.
A oportunidade a explorar consiste na possibilidade de aumento da eficiência produtiva destes sistemas de produção, de baixa complexidade e assentes em modelos tecnológicos estáveis, aos quais poderão ser introduzidas alterações que, sem mudanças tecnológicas significativas, permitam alcançar acréscimos de produtividade relevantes e melhorar os resultados económicos das explorações agrícolas.
Para tal, importa conceber e operacionalizar uma ferramenta digital de apoio à decisão, recorrendo a um algoritmo de decisão multicritério – que possibilite estimar a criação de valor acrescentado das actividades produtivas, bem como a dimensão das ineficiências geradas nos pontos críticos já identificados nos sistemas de produção em que se integram estas actividades. Os resultados permitirão determinar os ajustamentos às práticas com maior potencial de aumento sustentável da produção, que serão então amplamente difundidas entre os agricultores dos territórios em causa.
Objetivos visados O objetivo central é melhorar o desempenho técnico e económico dos sistemas agrícolas marginais do sequeiro do Sueste Alentejano, conducente à melhoria sustentada dos resultados económicos das explorações agrícolas e à conservação dos recursos naturais (em especial, o solo), para o que existe um conjunto de objetivos pragmáticos e sequenciais:
a) Determinar a capacidade de geração de valor acrescentado das actividades: elaboração das contas de produção das actividades que constituem os sistemas de produção.
b) Determinar os pontos críticos de intervenção para a melhoria da rentabilidade dos sistemas de produção e quantificação das ineficiências para demonstração da mais-valia da mudança tecnológica: estes pontos críticos – fases em que se verificam perdas de eficiência significativas – são os pontos privilegiados de intervenção, através de medidas destinadas a evitar ou mitigar as perdas de produtividade observadas e a criar condições de sustentabilidade desses sistemas.
c) Desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão sobre investimento e adoção de inovações tecnológicas adaptadas aos sistemas extensivos do Sueste alentejano: para maximizar a adopção pelos agricultores; estas inovações deverão conjugar um elevado potencial de melhoria da produtividade com baixa exigência tecnológica, no sentido em que serão essencialmente baseadas em conhecimento técnico sedimentado (adubações racionais, ajustamentos no maneio animal e na condução das culturas, práticas de conservação do solo, etc.) e não implicarão investimentos económicos significativos.
d) Divulgar, disseminar e promover a adoção das boas práticas nos sistemas marginais de sequeiro: operacionalização de uma estratégia apelativa de divulgação do projeto e dos seus resultados, acompanhada da disponibilização online de uma ferramenta digital de apoio à decisão; esta estratégia assegurará uma comunicação eficaz e atempada, maximizando o nível de adoção das práticas propostas.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosA presente iniciativa visa disponibilizar às explorações agrícolas dos territórios em questão um conjunto de ferramentas – incluindo uma plataforma digital de apoio à decisão – que conduzam a melhorias na produtividade das várias actividades objecto desta iniciativa, com os consequentes aumentos de rendimento, e melhorias no investimento, nos resultados económicos e no emprego.
Ao nível das estratégias produtivas, é de esperar a indução de incrementos na diversificação da produção, seja pela exploração de vertentes actualmente pouco exploradas – como é o caso do leite –, seja pela inclusão de novas culturas, nomeadamente leguminosas, nas rotações culturais praticadas. A este último nível espera-se ainda um aumento da produtividade das pastagens, seja pela melhoria das práticas culturais a elas associadas, nomeadamente ao nível da fertilização, seja pela instalação de novos prados, com recurso a variedades melhoradas.
Ainda no que toca às estratégias produtivas, esperam-se incrementos no valor acrescentado gerado pelas explorações, através do aumento da importância das vendas de produto acabado, face à situação de partida, nomeadamente nas actividades pecuárias, em que a maior parte da produção é vendida a intermediários e engordadores que asseguram, maioritariamente noutras regiões, as fases de acabamento dos produtos.
Ao nível da protecção dos recursos naturais, com destaque para o solo, espera-se, paralelamente ao aumento da produtividade dos solos, um aumento no grau de protecção do solo, principalmente contra a erosão, decorrente de uma série de factores concorrentes, de que destacamos:
• racionalização dos encabeçamentos, adequando-os à capacidade de suporte do meio;
• melhoria das práticas de fertilização;
• melhoria da condição das pastagens permanentes;
• adopção de técnicas de mobilização do solo mais conservativas;
• racionalização das rotações praticadas, nomeadamente através da introdução de leguminosas.
A acção conjugada destes factores, criará ainda condições para um aumento dos níveis de matéria orgânica do solo, com impactos positivos ao nível da sua estrutura e, consequentemente, na produtividade e resistência à erosão destes solos. O aumento do nível de matéria orgânica significa um maior sequestro de carbono no solo e uma maior capacidade de retenção da água e sua disponibilização às culturas.
As melhorias alcançadas no rendimento das actividades e na protecção dos recursos contribuirão ainda para a melhoria da sustentabilidade, não só das explorações agrícolas, reduzindo-lhes o grau de dependência das ajudas públicas na formação do rendimento e salvaguardando os recursos em que se baseia o processo produtivo, como também dos territórios em que se inserem, aumentando a grau de retenção, na região, do valor acrescentado gerado e fomentando o emprego (que se pretende mais qualificado) utilizado nestas actividades.
Os potenciais beneficiários são os agricultores com sistemas agropecuários marginais extensivos, em especial, os localizados no Sueste alentejano, ou com condições estruturais e ecológicas semelhantes (por exemplo os situados na Beira Interior Sul e na Terra Quente Transmontana).
InterlocutorJoão Pedro Lança Madeira
MoradaCorte do Gafo de Cima - Caixa Postal 8469
LocalidadeCorte do Gafo de Cima
Código postal7750 - 308
Telefone932994916
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A