Melhorar a qualidade e produtividade dos figueirais através da modernização das técnicas utilizadas e da eficiente utilização do solo.
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
O problema que está na base da presente proposta é a discrepância observada entre a falta de figo no mercado e a existência de vastas extensões de figueiral abandonado ou mal rentabilizado. Torres Novas é uma região tradicionalmente produtora de figo, que apresenta algumas vantagens competitivas, nomeadamente ao nível dos solos e do clima, sendo de referir a especial adaptação de duas variedades de figo, o Figo Preto de Torres Novas (característico da região e único) e o Pingo de Mel, que se tem mostrado particularmente interessante sob o ponto de vista comercial. Estes fatores podem ser considerados como a oportunidade que se pretende aproveitar, sendo para isso necessário apostar decididamente no aumento da produtividade dos pomares e melhoria da qualidade dos frutos. Esta aposta deverá incidir sobre a proteção e o uso eficiente do solo; a proteção fitossanitária do figueiral e métodos de condução das árvores consentâneos com as exigências atuais de produtividade, de modo a atrair o investimento e tornar rentável a exploração do figueiral.
Objetivos visados
-Aumentar a qualidade e quantidade da produção de figo de forma eficiente, com focalização inicial nas variedades Figo Preto de Torres Novas e Pingo de Mel, devido à particular adaptação e originalidade do primeiro, e interesse comercial do segundo; -Redução dos custos com mão de obraatravés da redução do porte das figueiras e simultaneamente aumento da segurança e melhoria das condições de trabalho. -Aumento do calibre dos frutos de forma equilibrada e da sua qualidade, através da facilitação do respetivo manuseamento.A fertilização equilibrada induz maior calibre e qualidade aos figos assim como maior resistência à epiderme dos mesmos o que facilita o manuseamento e transporte. -Conservar e aumentar o teor de matéria orgânica do soloatravés do coberto vegetal.
-Disseminar boas práticas de conservação e melhoria da capacidade de resposta do solo. -Desenvolver estudos de métodos de prevenção e proteção da produção de figo, tendo em conta as substâncias ativas disponíveis e novos métodos adequados à cultura e ambientalmente sustentáveis. -Divulgar boas práticas com base nos resultados de experiências de comparação entre figueiras mantidassegundo novas metodologias e figueirais mantidosde forma tradicional.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
Potenciais beneficiários: agricultores frutícolas. De uma forma mais concreta este GO tem como destinatários os produtores de figos, que ocupam atualmente cerca de 87.000ha a nível nacional. Saliente-se que a maioria das explorações de figueiras são maioritariamente familiares criando assim emprego e fixação de populações rurais contribuindo para o bem estar social e para a qualidade de vida dessas famílias. Estando o COTHN associados a este GO para a disseminação dos resultados, e tendo esta entidade abrangência nacional, espera-se que os resultados possam atingir a totalidade dos produtores de figos nacionais. Resultados a atingir: -Caderno de boas práticas agrícolas para a fileira do figo. -Melhoria da resposta dos pomares às novas técnicas aplicadas, o que implica aumento da produção e da qualidade dos figos e redução dos custos de produção. -Quantificação dos indicadores definidos para atingir os objetivos propostos.