GoFigoGlobal – Plataforma integrada para a comercialização de figo português em fresco e em novos produtos processados.
Iniciativa a desenvolver
Exploração do mercado do figo incluindo nichos específicos tendo como base o figo em fresco (com novas embalagens) e produtos de figo qualificados (doces, p.e.), com base no figo de Torres Novas.
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
O problema que está na base da presente proposta é o deficit de oferta de figo nacional no mercado português e a timidez das exportações. Considerando que Portugal, e muito concretamente a região de Torres Novas, apresenta excelentes condições para a produção de figo de qualidade, propomo-nos contribuir para inverter esta situação atuando a vários níveis, designadamente no aumento do tempo de vida útil do produto em fresco e na introdução de produtos processados inovadores.
Objetivos visados
O objetivo principal da presente iniciativa consiste do desenvolvimento de metodologias para a valorização e comercialização do figo de Torres Novas, através da conservação dos atributos de qualidade do mesmo, visando por um lado a disponibilização de figo fresco de qualidade e com período de vida útil que permita atingir mercados mais longínquos e por outro desenvolver produtos de longa duração (c.a. 1 ano) que preservem as características da matéria-prima. Para cumprir os objetivos, propõe-se:
(i) Implementar uma plataforma informática interativa de recolha e centralização de informação sobre o figo e respetivos mercados, com atualização permanente, com vista à disponibilização em tempo real de dados relativos a: áreas efetivas de produção; quantidades produzidas por cada produtor, de figo fresco, seco e transformado; quantidades exportadas e importadas, entre outras.
(ii) Desenvolver revestimentos comestíveis e embalagens que permitam aumentar o período de vida útil e melhorar a apresentação ao consumidor do figo fresco de Torres Novas, por forma a expandir o mercado.
(iii) Explorar o mercado com a comercialização de novos produtos de figo em larga escala, alguns dos quais já otimizados e comercializados em pequena escala pelos parceiros Rosagro e Esteiros.
(iv) Desenvolver ações de sensibilização visando a reorganização progressiva e expansão do setor através da articulação dos produtores, de modo a garantir a obtenção de escala para acesso aos mercados externos e o aumento da capacidade negocial, e por conseguinte o escoamento da produção a preços mais compensadores.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
De uma forma concreta, este GO tem como destinatários os produtores de figos. Estando o COTHN associado a este GO para a disseminação dos resultados, e tendo esta entidade abrangência nacional, espera-se que os resultados possam atingir a totalidade dos produtores de figos nacionais.
Resultados a atingir:
• Implementação de uma plataforma informática interativa e centralizadora de informação sobre o figo, respetivos mercados e oportunidades de negócio e parcerias.
• Novas embalagens (atmosfera normal, modificada e ou revestimentos comestíveis) para figo fresco, que permitam maiores períodos de vida útil com elevada qualidade, de modo a abrir os mercados a preços compensadores para os produtores de figo, assim como um manual técnico descrevendo a metodologia de conservação do figo em fresco, a disponibilizar a todos os produtores.
• Diversificação da produção e comercialização de novos produtos processados de figo qualificados, e aumento da produção e comercialização dos actualmente vendidos em pequena escala.
• Documento estratégico para entrada dos figos frescos, secos e produtos processados nos mercados interno e externo, e em consequência, a valorização económica deste fruto.