Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaTPRO TECHNOLOGIES, LDA
Designação da parceriaSIVID-Sistema Integrado de Viticultura Inteligente Dinâmico
Iniciativa a desenvolverDesenvolvimento de um Sistema Integrado de Viticultura Inteligente Dinâmico para aplicação de modelos eficientes de gestão agronómica da vinha nas suas diferentes orgânicas (PMEs, Associações, Serviços Regionais)
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeDiversos projetos de I&D abordaram os novos desafios da viticultura, originando diversas ferramentas de apoio à gestão, cuja adoção pratica pelos agricultores assume alguma resistência, não só devido ao preço das tecnologias, como às dificuldades técnicas na utilização, mas também pela desadequação dos sistemas às orgânicas de gestão e organização no território. É neste sentido que surge o SIVID aproveitando a oportunidade criada em projetos anteriores, onde tecnologias de gestão eficiente e sustentável da vinha foram avaliadas, como o Aquasense (QREN ID&T nº 21587) e Innovine (FP7 nº311775). Pretende-se agora aplicar o conhecimento anterior num sistema integrado de apoio à decisão dinâmico (SAD), que inclui com modelos de proteção da cultura (pragas e doenças) e rega eficiente da vinha, que seja versátil, escalável, economicamente viável e passível de ser implementado nas diferentes orgânicas de gestão: PMEs, associações de produtores, consultoras vitícolas, explorações agrícolas muito especializadas como p.e., a Herdade do Esporão, bem como articulado com as Direções Regionais, nomeadamente através da ligação aos Serviços de Avisos Agrícolas (SAA).
SIVID centra-se na oportunidade de: (1) aplicação de modelos de gestão da rega e pragas e doenças, de forma ajustada a diferentes orgânicas de gestão da exploração vitícola e realidades geográficas, com base em tecnologias de precisão (estações meteorológicas, sondas de humidade do solo, cadernos de campo interativos, entre outros); 2) transferência desse conhecimento de I&D para os viticultores; (3) concentração de dados de monitorização contínua num SAD único com capacidade de processamento crítico e “outputs” de apoio efetivo à gestão agronómica, quer a nível individual quer regional (colectiva); (4) divulgação de tecnologias de viticultura inteligente à generalidade dos viticultores, visando o aumento da eficiência na gestão de recursos, em particular da água, solo e otimização na aplicação de pesticidas.
Objetivos visados O objetivo central é dotar as empresas (viticultores) e organizações do sector com tecnologias de gestão inteligente da vinha, através do acesso a um SAD online associado a sensores de monitorização edafo-climática e fenológica que melhorem a informação de base à decisão e se reflitam na sustentabilidade e eficiência vitícola. A plataforma permitirá 1) apoiar tomadas de decisão agronómicas, sustentadas em informações ambientais e da videira, tanto na perspetiva de gestão individual como coletiva e em rede (como é o caso de associações de produtores ou da articulação com o SAA). 2) viabilizar económica e tecnicamente, o acesso generalizado aos “outputs” de tecnologias inovadoras de monitorização contínua (variáveis ambientais obtidas em estações meteorológicas avançadas, humidade da folha e solo, e variáveis medidas na videira, como fluxo de seiva, temperatura da folha e bago, diâmetro de tronco) associados a modelos de gestão ou previsão de eventos – nomeadamente alertas de rega e estimativa de risco de pragas e doenças; 3) Promover ações de divulgação junto de viticultores e agentes do sector, sobre tecnologias de precisão e conceitos técnico-científicos base, que contribuirão para a melhoria das práticas culturais ao nível do ecossistema vinha. O SIVID será uma ferramenta relevante em futuros cenários de alterações climáticas, pelo seu contributo para uma gestão mais eficiente dos recursos, contribuindo para a conservação do solo e da água e redução da poluição e riscos associados ao uso de pesticidas. Os sistemas de monitorização e decisão inteligente associados aos modelos de gestão da rega ou previsão de pragas e doenças permitirão aceder a informação sobre o estado de vulnerabilidade das culturas e tomar decisões atempadas e seguras, quer ao nível da exploração agrícola quer regional.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosOs resultados a atingir constituem-se num SAD online (SIVID), que se pode associar a sensores de monitorização edafo-climática e fenológica, que contribua para disponibilizar informação de base necessária à tomada de decisão relativa à protecção da cultura e gestão hídrica. O SIVID será disponibilizado, a todos os utilizadores interessados, através de uma plataforma online, incluindo cadernos técnicos, especificações técnicas e compatibilidade com outros sistemas.
Identificam-se como potenciais beneficiários do sistema SIVID, os diversos agentes do setor vitivinícola, desde os viticultores em nome individual, PME e empresas vitícolas de topo, às empresas de consultoria em viticultura. Por outro lado, dado o seu caracter versátil quanto à tipologia de utilizadores e do tipo de resposta (individual ou coletiva), pretende-se que o SIVID represente um apoio significativo na melhoria dos serviços de avisos agrícolas das Direções Regionais de Agricultura (SAA/DRA) e às CVRs, uma vez que as fontes base de informação para emissão de avisos, serão mais precisas e poderão ser progressivamente corrigidas à medida que o histórico dos cadernos de campo eletrónicos vá “crescendo” de ano para ano, em cada região. O mesmo se prevê no aumento de qualidade e segurança nos serviços prestados pelas associações de produtores e empresas de consultoria, no que diz respeito à proteção das culturas e serviços de apoio à rega. Tendo em conta a versatilidade que se pretende no sistema SIVID, todos os viticultores, independentemente da estrutura da sua exploração ou capacidade económica, poderão de forma direta ou indireta, ter acesso a informação útil no apoio à gestão da vinha.
Por outro lado, através de adesão dos viticultores, das suas associações e de outras entidades ligadas ao sector, o SIVID representará uma importante fonte de informação, sobre condições meteorológicas, regime hídrico, condições fitossanitárias, dinâmica fenológica e dinâmica da maturação, com enorme relevância para o planeamento de políticas e medidas de gestão quer ao nível regional como central.
Embora a iniciativa tenha como beneficiários diretos os viticultores e agentes vitícolas do Dão e Alentejo, estas são áreas representativas de diferentes tradições e práticas culturais que se encontram em muitas outras regiões e geografias. Por outro lado, cientes dos desafios relacionados com a escassez de água e os cenários de alterações climáticas, não só a nível nacional como mundial, identificam-se como potenciais beneficiários associações e empresas vitícolas noutras regiões do globo, onde o mesmo sistema poderá ser adaptado, bastando para tal adequar as parametrizações dos modelos matemáticos utilizados às realidades condições locais. Este facto toma especial relevância em regiões onde as questões da eficiência do uso de recursos e fatores de produção são igualmente critica.
InterlocutorMaria Cristina da Silva Sousa
MoradaEstrada do Brejo, Edificio Malacas Cardoso, Loja 2
LocalidadeSamora Correia
Código postal2135 - 248
Telefone263655115
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A