UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Designação da parceria
KiwiFrozen
Iniciativa a desenvolver
Produzir e comercializar fatias e cubos de kiwi congelado. Aproveitar o potencial produtivo e qualitativo do kiwi e aumentar o rendimento na fileira. Diversificar produto e mercados.
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
Os mercados do Norte da Europa têm manifestado grande interesse em kiwi congelado sob a forma de rodelas ou cubos não havendo oferta por países europeus. A capacidade de frio da Regiefrutas, que inclui túnel de congelação, pode ser rentabilizada com outros produtos além de baga de sabugueiro. A Regiefrutas dispõe de equipamento para corte em fatias e cubos aplicável ao kiwi. A qualidade do kiwi congelado depende do oBrix (≤ 11), da acidez e da dureza (requisito preponderante). Para tal existe a necessidade de otimizar a fileira do kiwi para que o produto final apresente qualidade de acordo com os requisitos dos consumidores, mantendo as mesmas durante um período de tempo adequado para a sua comercialização. A colheita de kiwi em Portugal é realizada a partir do fim de outubro e o período de comercialização prolonga-se até maio/junho, sendo dominante a refrigeração em câmaras de atmosfera normal. Há fatores inerentes à produção, colheita e ao armazenamento que carecem de ajustamento para que o produto final disponibilizado pela Regiefrutas seja conforme aos parâmetros requeridos pelo mercado e se propicie mais-valia aos produtores em relação a frutos de refugo e complementaridade de utilização a frutos frescos inteiros. É imperativo prolongar o tempo de vida útil do kiwi implementando unidades de refrigeração em atmosfera controlada que permitirão o controlo mais eficaz da maturação dos frutos e diminuir a ação de enzimas hidrolíticas das paredes celulares aumentando o tempo de comercialização e disponibilização para congelação em rodelas ou cubos. Também a congelação é fator de degradação da textura, pelo que o tratamento com agentes de reforço da estrutura à base de cálcio pode ser uma técnica para a obtenção de um produto de maior qualidade e com aumento da capacidade de conservação. Dado o elevado preço de mercado do kiwi congelado, a sua produção exclusivamente nacional permitirá aumentar a rentabilidade do setor, bem como valorizar a produção do kiwi nacional.
Objetivos visados
O principal objetivo é capacitar a fileira do kiwi com ferramentas de produção, armazenamento, transformação e comercialização que encerrem uma mais-valia para um fruto com caraterísticas intrínsecas reconhecidas mas ainda pouco exploradas. A produção objetiva a otimização da utilização de recursos produtivos, maximizando a qualidade, otimizando a quantidade e acrescentando valor a parte da produção que não apresenta valor comercial (frutos de refugo). O conhecimento das relações de causa e efeito entre práticas culturais, particularmente as aplicações de fertilizantes com cálcio e a determinação da data de colheita, e o potencial de preservação da qualidade do kiwi, tanto para o mercado de frescos como para processamento. O prolongamento do tempo de vida útil e, sobretudo, a preservação de parâmetros qualitativos mais próximos dos da colheita e que satisfaçam a utilização final do kiwi, nomeadamente pela redução da taxa de amolecimento da polpa, em fresco e após processamento. O aumento do rendimento dos produtores e a criação de mais-valia. O trabalho em rede e o aproveitamento do conhecimento dos diferentes atores no processo para o crescimento do peso do kiwi na balança comercial. A obtenção e aplicação de conhecimentos e práticas que permitam intervir em tempo real em função de condicionalismos da matéria-prima ou das exigências de mercado. Com a diversificação da oferta, aumento da capacidade técnico-científica para obtenção de kiwi fatiado ou cubicado com as caraterísticas de qualidade adequadas às exigências do mercado externo.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
A nível dos intervenientes da fileira do Kiwi: Delineamento de procedimentos quer a nível das práticas culturais quer a nível da conservação necessários para a obtenção de produtos congelados de qualidade adequada. Serão elaborados documentos disponibilizados a todos os agentes da fileira do kiwi.
Realização de seminários e workshops envolvendo os produtores de forma a divulgar amplamente os resultados do projecto e de forma a aconselhar às melhores práticas culturas visando a produção de kiwi adequado à transformação, na tentativa de envolvimento neste projecto e capacitando-os para a produção de kiwi com qualidade adequada para este fim.
A nível do produto final: Produção de novos produtos na fileira do kiwi. Aproveitamento de frutos sem valor comercial. Aumento do rendimento dos produtores e centrais fruteiras. Diversificação da oferta ao consumidor nacional. Aproveitamento de uma janela de oportunidade para colocação de produto em mercados nórdicos, tendencialmente exigentes. Incremento da qualidade da produção primária em kiwi. Aumento da preservação da qualidade em pós-colheita, durante a refrigeração. Introdução de novas técnicas e tecnologias na fileira. Melhorar e rentabilizar instalações e equipamentos existentes. Valorização da produção e acréscimo de valor através de novos produtos. Valorização do potencial intrínseco do kiwi produzido em Portugal. Utilizar nichos de mercado. Satisfação do consumidor. Minimização da dependência exclusiva do mercado de frescos, não processados. São beneficiários todos os agentes da fileira do kiwi. Desde logo, os produtores melhoram a sua capacidade de intervenção nos pomares, na tomada de decisão sobre práticas culturais e caraterísticas mínimas para diferentes utilizações finais. Constitui ainda vantagem para os produtores a possibilidade de comercializar/utilizar frutos de refugo e ter um destino que lhes confere mais-valia, permitindo a sua utilização em vez de eliminação como resíduo ou lixo. Igualmente as centrais fruteiras podem otimizar o sistema de refrigeração e as práticas de pós-colheita e refrigeração, melhorando a qualidade global do kiwi e aumentando o tempo de vida útil. Para comerciantes, distribuidores e retalhistas acresce a vantagem de dispor de produtos de qualidade superior, durante maior período de tempo, além da diversificação da forma de apresentação. Aos consumidores surge nova forma de utilização de kiwi, além de melhor conhecimento das caraterísticas qualitativas deste fruto, com valorização do produto “made in Portugal”. As empresas de transformação têm novos mercados em aberto para um produto com caraterísticas particulares por serem produzidos em Portugal. Para o sistema científico representa o contributo para melhorar a balança alimentar portuguesa, tendo por base a melhoria global da qualidade na fileira e pelo impulso a novos produtos.