Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaUTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Designação da parceriaMycoInov
Iniciativa a desenvolverValorização dos recursos micológicos silvestres e cultivados pelo desenvolvimento de novos produtos alimentares e tecnológicos e promoção da silvicultura fúngica
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeO reconhecimento da importância da alimentação na prevenção de diversas doenças, tem levado ao aumento da procura dos consumidores por alimentos com propriedades nutracêuticas e funcionais. Os cogumelos, silvestres e cultivados, enquadram-se neste grupo de alimentos pois apresentam um conjunto de compostos bioactivos com capacidade anti-oxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, imunomoduladora e anti-tumoral. São também ricos em aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, fibra dietética, carotenos e outros importantes micoquímicos.
Contudo, o conhecimento pela população em geral dos benefícios da inclusão mais frequente de cogumelos na dieta é muito reduzido, apesar do crescente interesse nas espécies silvestres e do reconhecimento do valor económico destes recursos, essencialmente associados à floresta, no desenvolvimento da micogastronomia e de atividades de lazer ligadas à micologia.
Nos últimos anos assistiu-se a um elevado dinamismo da fileira da produção de cogumelos, com aumento significativo no número de produtores, permitindo a organização de uma rede com potencial para os mercados internacionais. No entanto, existem alguns constrangimentos na produção e comercialização, tanto a nível interno como externo, devido à falta de organização do setor e uso de processos pouco eficientes.
Com o presente projeto, pretende-se dar maior informação do consumidor acerca dos benefícios do consumo de cogumelos, tanto no estado fresco como processado, de modo a dinamizar o mercado interno dos cogumelos silvestres e cultivados e aproveitar oportunidades na expansão de mercados internacionais, bem como o aumento do número de consumidores vegetarianos e adeptos de outras dietas especiais, onde os cogumelos têm um lugar importante.
O valor gastronómico e nutracêutico dos cogumelos oferece novas oportunidades de negócio para a fileira florestal e empresas do sector que procuram responder à procura e necessidades dos consumidores atuais. Representam também uma oportunidade para o desenvolvimento de atividades de turismo e lazer em meio rural, potenciando o desenvolvimento de novas empresas.
Objetivos visados Através de uma abordagem multidisciplinar, pretende-se desenvolver soluções inovadoras para a fileira dos cogumelos silvestres e cultivados, otimizando a produtividade e a qualidade, com ênfase em novas formulações de substratos baseados na reciclagem de resíduos, novos produtos alimentares baseados em micélios e cogumelos e implementação de boas práticas de silvicultura fúngica. Pretende-se ainda aprofundar o conhecimento da composição química dos cogumelos, nomeadamente em termos de substâncias ativas, e promover o cultivo e um melhor aproveitamento das espécies de interesse nutracêutico.
Com esta iniciativa espera-se uma contribuição relevante nas seguintes áreas: 1)Melhoria da competitividade da fileira dos cogumelos; 2) Aumento do mercado interno e melhor posicionamento no mercado global; 3) Melhoria da gestão dos espaços florestais para o uso multifuncional; 4) Melhoria da cooperação entre a investigação e a indústria; 5) Melhoria da cultura micológica da população em geral; 6) Melhoria do conhecimento da biodiversidade micológica em Portugal e do seu potencial de valorização económica.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosO projeto pretende promover a inovação e investigação no âmbito da produção de cogumelos, micossilvicultura e gastronomía micológica. Permitirá obter informação das propriedades alimentares e funcionais dos cogumelos silvestre e cultivados, dos métodos de processamento mais adequados e a produção de alimentos inovadores.
Assim, os resultados específicos a atingir incluem:
- Desenvolvimento de novas linhas de produção de inóculos e de substratos recorrendo a diversos materiais acessíveis e abundantes, considerados resíduos do sector agrícola e agro-industrial;
- Caracterização da composição química e propriedades nutracêuticas dos cogumelos de maior consumo e interesse económico;
- Seleção de um banco de espécies selecionadas pelo potencial produtivo e valor nutracêutico, com a respetiva caracterização biológica e exigências ambientais;
- Desenvolvimento de novas formulações alimentares baseadas em cogumelos ou micélios;
- Realização de atividades de campo para a divulgação da função ambiental e valor nutricional das espécies silvestres, divulgação de boas práticas e implementação da silvicultura fúngica (micorrização, gestão da vegetação, rega, etc.).
- Envolvimento das populações rurais no reconhecimento das espécies silvestres comestíveis e no seu aproveitamento económico
- Aumentar a cooperação e o desenvolvimento de sinergias entre o setor produtivo e a investigação, baseada na partilha do conhecimento e de infraestruturas.
Os beneficiários envolvem diferentes entidades da cadeia de valor, desde colectores, empresários florestais, empresas produtoras de cogumelos, o setor da agro-indústria e comercialização.
Espera-se que a investigação desenvolvida ao nível de novos substratos, métodos de processamento, desenvolvimento de novos produtos e otimização da reciclagem de resíduos, dê um impulso positivo a todo o sector produtivo e incentive a criação de novos negócios, novas empresas e a abertura de novos mercados.
Ao nível das populações rurais, colectores e proprietários florestais, será um contributo para a conservação da diversidade micológica, através de uma adequada gestão da vegetação e dos substratos a que os fungos estão intimamente ligados, bem como pela divulgação dos métodos mais adequados para o aproveitamento económico dos cogumelos silvestres comestíveis.
Será ainda instalado o Laboratório de Micologia em Mogadouro para atividades de apoio tanto a coletores como empresários, bem como de divulgação ao público em geral.
InterlocutorGuilhermina Miguel da Silva Marques
MoradaQuinta de Prados
LocalidadeVila Real
Código postal5000 - 801
Telefone259350763
Iniciativa semelhanteID 26 e ID 216
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A