Sociedade Agricola e Turistica Quinta da Mó de Cima, SA
Designação da parceria
Grupo de Investigação de melhoramento da produção de figo
Iniciativa a desenvolver
O projeto visa a monitorização de um pomar de variedades de figo estrangeiras, com 3 anos, adaptadas à região, e o seu comportamento produtivo, criando um portfólio técnico e detalhado de cada uma. O projeto inclui também estudo de varias formas de gestão de regadio, caprificação e aumento do período de colheita.
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
1.Falta de reportório técnico sobre diferentes variedades de figo em Portugal Objectivo : criar um portfólio técnico e detalhado de diferentes variedades estrangeiras, já adaptadas às condições da região de Sesimbra. Metodologia : monitorização do comportamento produtivo das seguintes variedades : Madeleine des deux saisons, Brunswick, Dauphine, Longue d'août, Noire de Caromb, Figue de Marseille, Pastilière, Bourjassotte noire, Col de Dame noir, Col de Dame gris, Col de Dame blanc, ; através de observação e analises nos vários estados fenológicos da árvore e do fruto/flor. Tipificação de resultados: formalização de um processo de monitorização que possa ser usado para criação futuras fichas técnicas de novas variedades.
2.Falta de informação sobre técnicas de caprificação . Em Portugal, já são utilizadas técnicas de caprificação, mas não existe uma conclusão da técnica mais eficaz, pois cada produtor usa o seu método, com uma taxa de sucesso dúbia. Propomo-nos a estudar diferentes e inovadores técnicas de caprificação nas variedades Madeleine des deux saisons, Brunswick, Dauphine, Longue d'août , de forma a aumentar a produtividade e concluir a técnica mais eficaz. A escolha destas variedades deve-se ao facto de estas produzirem figos vindimos de qualidade no entanto a caprificação é obrigatória para a sua produção. Objectivo : Aumentar a qualidade e quantidade de figos vindimos através de técnicas de caprificação mais eficaz. Metodologia: Aplicação de diferentes técnicas de caprificação conhecidas noutras situações. Observação, monitorização e registo do comportamento e desenvolvimento dos figos vindimos. Conclusão dos resultados. Tipificação dos resultados: Criação de um manual de caprificação das figueiras, com a descrição da técnica mais eficaz.
3. Necessidade de racionalização do uso da água - Propomo-nos a estudar períodos mais indicados para a rega e monitorizar as necessidades hídricas da cultura
Objectivo: Melhorar a gestão hídrica e utilização eficiente dos recurso naturais.
Metodologia: Monitorização das necessidades hídricas do solo e da planta através da utilização de novas soluções técnicas, como sondas de medição e estações meteorológicas. Implementação de novos períodos temporais ( manha, tarde à noite ) e frequências ( hora à hora, duas em duas, três em três, etc..) de rega, de forma a concluir o mais eficaz.
Tipificação de resultados : Divulgação e definição dos parâmetros das necessidades hídricas dos solo e da cultura. Criação de um manual de implementação dos métodos mais eficazes de utilização dos recursos hídricos.
4.Aumentar a competitividade economia face aos outros países alargando o período de comercialização do figo – Propomo-nos a implementar técnicas usadas com sucesso noutras culturas que permitam a antecipação e aumento do período de colheita
objectivo: aumentar a competitividade da cultura no mercado externo
Metodologia: investigação de técnicas já usadas noutras culturas e países. Implementação dessas técnicas. Monitorização e registo do desenvolvimento da árvores nos seus diferentes estados. Apresentação da (s) técnica (s) mais eficaz (es) e da rentabilidade económica do método.
Tipificação de resultados : Criação do manual de implementação do (s) método (s) na cultura e o respectivo estudo económico.
Objetivos visados
Na monotorização das variedades, o nosso objectivo é criar um portfólio técnico e formalizar um processo de monitorização para cada variedade de figueira estudada. As variedades que aqui propomos, Madeleine des deux saisons, Brunswick, Dauphine, Longue d'août, Noire de Caromb, Figue de Marseille, Pastilière, Bourjassotte noire, Col de Dame noir, Col de Dame gris, Col de Dame blanc , já se encontram plantadas no nosso pomar, em Sesimbra, à 3 anos. A adaptação delas às condições endógenas tem sido positiva, logo será promissor um estudo detalhado de cada uma, contribuindo assim para o diversidade da cultura.
No processo de caprificação, temos como objectivo encontrar a técnica mais eficaz e por conseguinte a criação de um manual com as descrições das mesmas. Propomo-nos estudar diferentes e inovadoras técnicas de caprificação de forma a aumentar a produtividade e a qualidade dos figos e concluir a mais eficaz.
No plano de racionalização do uso da água, temos como objectivo melhorar a gestão hídrica e utilização eficiente dos recursos naturais com estudos dos períodos mais indicados para a rega e monitorização das necessidades da cultura. Propomo-nos definir os parâmetros das necessidades hídricas do solo e da cultura e divulga-los através de um manual de implementação dos métodos mais eficazes de utilização dos recursos hídricos.
Com o aumento do período de colheita o nosso objectivo é aumentar a competitividade da cultura no mercado externo alargando o período de comercialização do figo.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
Pretendemos com esta iniciativa recolher dados suficientes, aos problemas atrás definidos, que permitam chegar a conclusões. Em resultado beneficiará:
Portfólio técnico – Futuros e atuais produtores de figo, Engenheiros e consultores técnicos agrícolas, estudantes da área, viveiristas, exportadores de plantas, associações e organizações de produtores de figo. Caprificação - Futuros e atuais produtores de figo, Engenheiros e consultores técnicos agrícolas, estudantes e professores da área e universidades nacionais e estrangeiras. Otimização Rega - Futuros e atuais produtores de figo, Engenheiros e consultores técnicos agrícolas, empresa de instalação de regadio e empresa de projeto de rega. Alargamento do período de colheita - Futuros e atuais produtores de figo, redes e organizações de distribuição, superfícies de venda e retalho e consumidor final.