Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaABR - Associação de Beneficiários do Roxo
Designação da parceriaUtilização de leitos flutuantes para melhoria da qualidade de massa de água superficial.GreenEcoRoxo
Iniciativa a desenvolverPretende-se com esta iniciativa testar a tecnologia de leitos flutuantes com a finalidade de melhorar a qualidade de massas de água superficiais. Os leitos flutuantes reproduzem os mecanismos de degradação de poluentes que ocorrem naturalmente em zonas húmidas, tirando partido dos benefícios que estes ecossistemas apresentam particularmente a sua
integração paisagística e elevados níveis de sustentabilidade (Kadlec e Wallace, 2009).
Estes são constituídos por jangadas flutuantes nas quais se colocam plantas com capacidades depurativas (Brix, 2003). Esta tecnologia, ambientalmente sustentável, tem sido utilizada, sobretudo em países asiáticos (Qu e Fan 2010). Em Portugal a sua utilização, na depuração de massas de água superficiais, é praticamente inexistente. Pretende-se, assim, testar este tipo de tecnologia nos ecossistemas, condições climáticas (temperatura, radiação solar, humidade, etc.), característicos de um país mediterrânico como Portugal. O desenvolvimento desta iniciativa, pode assim, considerar-se pioneira.
Parceiros
Prioridade TemáticaAumento da eficiência dos recursos na produção agrícola e florestal
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeDe acordo com os resultados do projeto PRODER 4.2.2-Qualidade da Água da Albufeira do Roxo na Dinâmica dos Solos e Culturas Agrícolas (QARSC) ficou evidenciado que a ribeira de Água Forte apresenta problemas de poluição que tem consequências na qualidade da água no perímetro de rega do Roxo, nomeadamente na ribeira do Roxo. De facto, para além da má qualidade físico-química observa-se a proliferação acentuada de matéria suspensa densa, “nata”, de consistência mucilaginosa que em determinadas alturas do ano impede a circulação da água, provocando o progressivo assoreamento do leito da ribeira.
A área envolvente da ribeira do Roxo dispõe de troços completamente estéreis, pondo em causa a produtividade das atividades agrícolas aí localizadas. Tal, poderá ser devido, para além de outras, da afluência da ribeira de Água Forte. Perante esta situação, considera-se pertinente a resolução deste problema, recorrendo a soluções eficazes de remoção de poluentes e ambientalmente sustentáveis.
Objetivos visados Este trabalho tem como objetivo testar a tecnologia de leitos flutuantes com a finalidade de melhorar a qualidade de massas de água superficiais com características mediterrânicas.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosPretende-se testar a tecnologia de leitos flutuantes, contribuindo para a melhoria da qualidade das massas de águas superficiais.
Obtenção de parâmetros operacionais (carga hidráulicas, cargas mássicas, coeficientes de remoção, tempos de retenção, etc.) que permitam viabilizar esta tecnologia, com vista a sua disseminação.
Serão beneficiários deste projeto: Agricultores do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo; Instituições Privadas e Públicas e Associativas com intervenção na gestão e qualidade da água; Empresários da área ambiental; Dirigentes Autárquicos; Município de Aljustrel.
InterlocutorAssociação de Beneficiários do Roxo
MoradaABROXO - Estrada Nacional n.383
LocalidadeMontes Velhos
Código postal7600 - 411
Telefone284660100
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A