INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Designação da parceria
Sistemas de produção de leite de ovelha baseados em pastagens biodiversas
Iniciativa a desenvolver
Otimização da produção de leite de ovelha em pastagens biodiversas com leguminosas, com benefícios ao nível da produção, da rentabilidade da exploração e da minimização dos impactos ambientais
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
"Em Portugal, de acordo com a FAO a produção de leite de ovelha em 2012, cerca de 71 mil toneladas, representou apenas 3% do total dos 27 países da UE e apesar das 8 regiões portuguesas de queijos com Denominação de Origem Protegida a produção de queijo foi de apenas de 12 mil toneladas, 4% da produção dos 27 países da EU. Estes números estão em consonância com o decréscimo do efetivo de ovinos leiteiros que, entre 1999 e 2009 passaram de 596 para 423 mil, enquanto para as explorações que se dedicam à atividade, o decréscimo foi ainda mais acentuado, pois decresceram 47% no mesmo período. Desde finais do século passado tem-se assistido à introdução de raças exóticas nos sistemas de produção de leite de ovelha, na expectativa do aumento de produção e da rentabilidade das explorações que não foi acompanhado por alterações no sistema alimentar, o fator de produção mais significativo para os custos de produção. A recente sementeira de pastagens biodiversas com leguminosas (PBL) proporciona um aumento de matéria seca disponível para as ovelhas que, por ineficiência na sua utilização não é convenientemente aproveitado, não reduzindo a necessidade de consumo de alimentos concentrados, nem racionalizando a sua composição. A gestão racional do pastoreio nestas pastagens, que permita às ovelhas o consumo preferencial da massa folhosa, disponibiliza-lhes forragem com um valor nutritivo elevado que pode substituir grande parte dos alimentos concentrados que encarecem o leite produzido, estabelecendo dietas alimentares com uma relação de proteína/energia adequada ao nível produtivo das ovelhas, que diminua a quantidade de azoto excretada para o ambiente. A proposta que se apresenta refere-se à utilização de PBL como base alimentar de ovelhas leiteiras que, possibilitando incrementos na produção de matéria seca com maior valor alimentar, proporcionam também aumentos no teor de matéria orgânica do solo com a consequente melhoria da sua estrutura e capacidade de retenção de água. "
Objetivos visados
"O objetivo principal da iniciativa é a otimização da produção sustentável de leite de ovelha em pastagens biodiversas com leguminosas. Os objetivos visados são os seguintes: • Adequar o maneio da pastagem que assegure composições florísticas que maximizem a produção de energia e proteína, reduzindo a utilização de alimentos concentrados • Avaliar individualmente a produção e a composição físico-química do leite ao longo da lactação e monitorar a condição metabólica das ovelhas em produção, confrontando-a com a variação do peso e da condição corporal, e com o seu nível produtivo e fase da lactação • Demonstrar o potencial e a replicabilidade da utilização de tecnologias para aquisição remota de dados • Desenvolver modelos de produtividade animal e da pastagem que permitam fazer a otimização e análise de sensibilidade face ao efeito de/sobre diferentes componentes do sistema (energia, proteína, nível produtivo, fase de lactação e emissões de metano) • Produzir recomendações para melhoria do maneio do sistema, em particular no que diz respeito ao maneio da pastagem e à suplementação alimentar • Desenvolver plataformas e aplicações computacionais facilitadoras da implementação das recomendações e da transferência de conhecimento • Proceder à avaliação económica e à identificação de indicadores de produtividade dos sistemas de produção envolvidos. A equipa proponente pretende aportar conhecimento e inovação para os produtores de leite de ovelha e para os técnicos e cientistas ligados à produção de ruminantes em pastoreio, testando avanços tecnológicos ainda não utilizados. A avaliação da biomassa e do valor nutritivo das pastagens e a sua relação com as tecnologias de aquisição remota de dados permitirá conhecer o valor alimentar de pastagens de uma forma expedita e de baixo custo. As estratégias alimentares testadas constituirão ferramentas essenciais para um grupo mais alargado de explorações leiteiras que elegem o pastoreio como recurso alimentar dos seus efetivos "
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
"Esta proposta pretende aportar inovação ao setor da produção de leite de ovelha, nomeadamente ao nível da transferência de tecnologia para empresas agrícolas que utilizam, em grau diferenciado, pastagens semeadas biodiversas com leguminosas para alimentação dos seus rebanhos leiteiros. A avaliação da produção de matéria seca, da composição florística e do seu valor nutritivo, que será realizada nas explorações acompanhadas ao longo dos anos de realização desta proposta, contemplando as diferentes situações de pastoreio, fornecerá informação exaustiva sobre a capacidade alimentar das pastagens biodiversas com leguminosas, em diversas condições de solo e clima. A correlação da informação recolhida no terreno com as observações permitidas pelas imagens de satélite correspondentes permitirão que os utilizadores possam dispor no futuro de uma avaliação em tempo real da disponibilidade alimentar dos seus recursos pratenses, permitindo maior rigor na elaboração de dietas alimentares de animais em pastoreio, habitualmente baseadas nos parâmetros químicos da erva veiculados em tabelas de valor alimentar estrangeiras. A suplementação do valor alimentar das pastagens biodiversas com leguminosas terá como interesse prioritário a eficiência digestiva dos altos valores de proteína bruta que estas pastagens disponibilizam, maximizando a sua utilização ruminal pela administração criteriosa de hidratos de carbono, fonte alimentar de que o país é fortemente deficitário, diminuindo a quantidade de azoto excretada para o ambiente. A medição individual diária da produção de leite das ovelhas nas explorações piloto representará as incidências produtivas de cada um dos tratamentos aplicados, permitindo traçar curvas de lactação que servirão de referência para comparar outros sistemas produtivos. A adição dos valores determinados sobre a composição físico-química do leite adequará a informação sobre o maneio alimentar das ovelhas e a sua relação com as características do leite, nomeadamente a sua aptidão à coagulação e o seu rendimento queijeiro. Os modelos matemáticos de metabolismo desenvolvidos permitirão que, noutras explorações leiteiras, seja feita a otimização da dieta animal de modo a por um lado aumentar a produtividade do sistema, nomeadamente a quantidade e qualidade do leite produzido pelos ovinos, e por outro a diminuir as emissões de metano. Esta proposta contribui com informação sobre as emissões de gases com efeito de estufa, que o nosso país não possui, e ainda indicações relevantes sobre formas de suplementação que conduzam à sua mitigação. Será efetuada uma avaliação económica da produção de leite nas explorações e calculados indicadores de sustentabilidade para este setor de atividade. "
Interlocutor
Carlos Carmona Belo
Morada
INIAV, I.P. – Pólo de Santarém, Quinta da Fonte Boa