AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica
Designação da parceria
Produção de Coelhos Biológicos
Iniciativa a desenvolver
Introduzir em Portugal a exploração/produção de um novo produto: Coelhos em Modo de Produção Biológico.
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS I
Continente
Identificação do problema ou oportunidade
O Problema: Em Portugal existe um consumo elevado de carne de coelho mas, no entanto, não é possível produzir coelhos Biológicos dado que não existe a divulgação do conhecimento técnico nem a produção está regulamentada em Portugal. Assim, apesar de prevista na legislação da União, os Organismos de controlo de Certificação não podem fazer esse controlo o que também impede a certificação biológica destes animais. Com esta situação está-se a perder um grande mercado que está a ser aproveitado apenas pelos cunicultores convencionais. A oportunidade que aqui surge é a de os cunicultores portugueses poderem produzir coelhos biológicos e vender, no mercado nacional, com alguma facilidade de penetração dada as dúvidas que tradicionalmente são colocadas sobre os coelhos convencionais. Não existindo legislação em Portugal, nem conhecimentos para que se possa produzir coelhos biológicos, surge a oportunidade de experimentar a prática de produção de coelhos de acordo com as regras da Agricultura Biológica, sendo necessário para isso criar e aprovar, com a colaboração do Ministério da Agricultura, a Legislação específica e que regulamentará a cunicultura biológica em Portugal.
Objetivos visados
O objetivo geral é criar um produto novo em Portugal: coelho biológico de produção nacional Para isso temos objetivos específicos: - Experimentar as dificuldades que possam surgir e adaptar este novo modo de produção às especificidades existentes em Portugal - Testar as dificuldades que possam surgir aos Organismos de Controlo e Certificação no desenvolvimento da sua ação.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
Com esta metodologia e com este projeto esperamos: - Instalar, pelo menos, uma exploração de produção coelhos biológicos na região de Ourém - Criar um “manual prático da Produção Biológica de Coelhos em Portugal” - Ter divulgado as técnicas e o método de produção biológica de coelhos junto de outros cunicultores, potenciais e já instalados.
Os potenciais beneficiários: - Agricultores biológico que desta forma poderão introduzir os coelhos nas suas explorações e daí obterem o consequente benefício económico e ao nível da fertilidade dos solos. - Os cunicultores convencionais que poderão passar a produzir coelhos, a fazer fé nos testemunhos de cunicultores franceses, de forma mais saudável e até rentável, com vantagens competitivas até no mercado convencional. - Jovens agricultores em primeira instalação que passarão a poder contar com mais uma possibilidade de rentabilizarem as suas explorações.