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parceiro responsável pela parceriaCONSULAI, Consultoria Agro-Industrial Lda
Designação da parceriaAlive Food
Iniciativa a desenvolverNovo modelo de organização e comercialização, envolvendo toda a cadeia de valor dos produtos selecionados, desde a produção até ao consumidor final, criando valor nos produtos frescos hidropónico e aumentando a oferta nacional de produtos de elevada frescura e qualidade.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeA consciência ambiental na população tem vindo a crescer nas últimas décadas. Estudos demonstram, que as emissões de carbono, associadas à produção e distribuição, influenciam a preferência do consumidor por um produto e, que os consumidores procuram cada vez mais produtos de elevado valor acrescentado, tais como especialidades regionais, produtos orgânicos e produtos étnicos. Alguns produtores de alimentos orgânicos argumentam que os seus produtos não contêm químicos e que são seguros, mas, frequentemente, o valor nutricional, a frescura e a aparência não são apelativos para o consumidor. A relação do consumidor com alimentos frescos ou de preferência vivos é muito forte e está bem presente na nossa cultura, sendo um dos principais fatores de escolha dos clientes.
A procura por produtos mais sustentáveis, incluindo nesta definição aspetos ambientais, mas também relacionados com o bem-estar físico e mental, é uma tendência que se acentua nos países desenvolvidos. O mercado de produtos biológicos europeu está em grande expansão, apresentando taxas de crescimento superiores a 10%, especialmente nos países do norte e centro da Europa. Em Portugal. A Agricultura Biológica é um modo de produção que produz alimentos de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis no ecossistema agrícola. Abordagens distintas têm sido adotadas como é o caso da hidroponia que apresenta muitas vantagens relativamente à produção agrícola convencional. Uma das vantagens deriva de a planta não necessitar de solo e por conseguinte estar dependente de um sistema artificial que existe uma grande capacidade de controlo e monitorização. Com esta abordagem é possível por exemplo, aumentar significativamente o tempo de conservação de alimentos perecíveis até estes serem consumidos. A adaptação dos sistemas de hidroponia ao armazenamento e conservação pode vir a satisfazer as exigências do consumidor ao nível da frescura e aparência do produto, assim como, reduzir o impacte ambiental na cadeia produtiva e o desperdício alimentar.
Sendo a frescura dos alimentos uma preocupação muito real nos consumidores. O tempo desde a colheita de um produto até ao momento em que é consumido é enorme (nos produtos alimentares é em média superior a 6 meses) e tem um enorme impacto na qualidade e segurança dos alimentos.
A hidroponia apresenta-se como uma solução que combina um produto de elevada qualidade que pode ser vendido vivo, dispensando por completo estratégias de conservação. No entanto uma vez que a distribuição não dispõe de suporte a este tipo de produtos esta vantagem competitiva do produto e esta diferenciação positiva para o consumidor e para o ambiente é perdida. Esta situação representa uma oportunidade real para todos os produtos hidropónicos.
Objetivos visados O principal objetivo deste Grupo Operacional é desenvolver um novo modelo de organização e comercialização que envolva toda a cadeia de valor dos produtos selecionados, desde a produção, passando pela distribuição, até ao consumidor final que poderá adquirir plantas ainda vivas. Este novo modelo, representa um avanço significativo comparativamente ao modelo de comercialização tradicional de hortícolas. Um produto desta natureza tem um prazo de validade muito superior ao tradicional mantendo a máxima frescura até ao momento da compra. Os consumidores de produtos de elevada qualidade, são muito exigentes e informados sobre os produtos que consomem e este tipo de oferta, pelo menos no curto prazo, representará também para as empresas da distribuição, um elemento diferenciador da concorrência e por conseguinte, de gerar negócio e incrementar o valor final dos produtos, com múltiplas vantagens ambientais. Esta situação só é possível levar a cabo por via de uma nova forma de organização, que não existe na atualidade. A concretização deste novo modelo, depende do conhecimento a aplicar na produção hidropónica em múltiplos ambientes (exterior e interior) e nos sistemas de suporte hidropónicos, que precisam de ser adaptados, de forma, a permitir a venda direta ao público em geral. Esta adaptação, inclui a manutenção remota do sistema.
Adicionalmente, outro objetivo fundamental deste grupo operacional e que decorre da implementação do plano de ação, é a demonstração, divulgação e disseminação do conhecimento. Isto significa que além dos sistemas e protótipos desenvolvidos necessários para o desenvolvimento deste modelo, pretende-se lançar o debate no setor agroalimentar e distribuição, sobre as enormes potencialidades que este conceito pode ter na forma como se pensam e se operacionalizam novos modelos de comercialização e de relação com o cliente, envolvendo uma forte componente tecnológica e de sustentabilidade.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosO principal resultado deste projeto será o “Itinerário técnico de produção hidropónica em múltiplos ambientes” e o Estudo de Caso “Alive Food”, que incorporará todas as soluções desenvolvidas, nomeadamente as adaptações realizadas nos kit’s e o estudo de viabilidade económica que sustente este modelo de negócio. O itinerário técnico, incluirá as diversas técnicas de otimização da produção hidropónica, associadas a plataformas modulares, em contato direto com o consumidor, mas, controladas pelo produtor.
Outros resultados do projeto, inclui um sistema de hidroponia a funcionar em coberturas de superfícies comerciais e um protótipo de expositor para a comercialização dos alimentos vivos. Para cada um destes resultados, serão criadas fichas técnicas, podendo ser utilizadas para replicar os sistemas, exclusivamente para fins não comerciais. Estas fichas incluem os materiais e outras especificidades como a compatibilidade com outros sistemas e estarão disponíveis no site do projeto.
Além dos resultados anteriores será disponibilizado o acesso gratuito durante três anos a uma licença que permita aceder às aplicações desenvolvidas no âmbito da monitorização e controlo das plantas.
Os potenciais beneficiários desta iniciativa compreendem produtores em modo de hidroponia, nomeadamente, jovens empresários, que possam replicar este modelo de negócio muito exigente do ponto de vista tecnológico. Outros beneficiários, inclui a distribuição e outros pontos de venda ao publico ou retalho de produtos perecíveis com o objetivo de venda de produtos vivos ou para aumentar o tempo de conservação dos alimentos.
InterlocutorBruno Caldeira
MoradaRua da Junqueira, 61 G - Centro de Congressos de Lisboa - Piso 1 - Sala 3
LocalidadeLisboa
Código postal1300 - 307
Telefone213621091
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