Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM
Designação da parceria
“Grupo Operacional para a modernização e optimização da gestão florestal na Ilha da Madeira”
Iniciativa a desenvolver
O desenvolvimento de ferramenta de gestão florestal, sob a forma de aplicação digital que, atendendo às especificidades locais, potencie a gestão sustentável e economicamente eficiente dos povoamentos florestais da Ilha da Madeira.
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS I
Região Autónoma dos Madeira
Identificação do problema ou oportunidade
Atualmente, a proteção dos recursos naturais é uma preocupação da sociedade em geral. Tendo em conta que as florestas se encontram entre os recursos naturais mais explorados, torna-se necessária a implementação de ferramentas que conduzam a uma gestão florestal responsável e eficiente.
A ilha da Madeira, foi confrontada nos últimos anos com eventos (nemátodo e incêndios) que colocaram em causa não só a rentabilidade da produção florestal local, bem como evidenciaram uma necessidade de reordenamento e reestruturação do sector com vista a uma redução significativa dos riscos (incêndios, pragas e doenças e inundações).
Este projeto pretende desenvolver uma solução de gestão florestal inovadora, que permitirá, numa única aplicação digital simples, planear as operações florestais, avaliar o seu custo-benefício e avaliar e mitigar os riscos associados à produção florestal.
O subaproveitamento do potencial produtivo da ilha e o desordenamento florestal estão ainda associados a uma atomização da propriedade (e consequente falta de economias de escala) e uma gestão/exploração deficiente dos terrenos, dificultando o investimento privado no setor. Assim, torna-se essencial que, os proprietários florestais privados, e o governo regional, disponham de uma ferramenta que possibilite uma análise criteriosa dos investimentos florestais a desenvolver no futuro.
Este projeto permitirá aumentar a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade da floresta da Ilha da Madeira, com claros benefícios económicos, sociais e ambientais quer para os produtores florestais quer para as populações locais.
Objetivos visados
Implementação de uma aplicação digital assente em 3 níveis: gestão florestal, avaliação económico/financeira e gestão de riscos, com o objetivo de potenciar uma gestão sustentável e economicamente eficiente dos povoamentos florestais da Ilha da Madeira.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
Os resultados a atingir neste projeto consubstanciam-se nos próprios objectivos da ferramenta de gestão a criar.
Será produzido um software de apoio à gestão, permita dar suporte ao proprietário e investidor florestal na sua tomada de decisão, permitindo-lhe uma avaliação técnica, económica e do nível de risco das intenções/opções de investimento. Esta ferramenta permitirá auxiliar o investidor na sua tomada de decisão, nomeadamente validando as suas opções de investimento ou promovendo uma reflexão sobre as mesmas e fundamentando uma eventual alteração.
Esta iniciativa permitirá uma gestão florestal mais profissional, sustentável, fidedigna, objectiva e eficiente, com um forte impacto na prevenção e minimização do risco de incêndio, possibilitando que o proprietário obter com uma maior probabilidade o retorno esperado do seu investimento.
Os principais beneficiários directos são proprietários florestais, técnicos florestais, organizações de produtores florestais, empreiteiros florestais, empresas e organismos públicos e privados ligados ao sector. Os claros benefícios em termos de ordenamento de território, da preservação de recursos naturais, da adaptação e mitigação às Alterações Climáticas, da mitigação de catástrofes naturais levam-nos a defender que num plano mais geral os beneficiários desta iniciativa são toda a população da ilha da Madeira.
Interlocutor
Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Região Autónoma da Madeira (RAM) através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP – RAM
Morada
Quinta Vila Passos – Rua Alferes Veiga Pestana, 15