GESBA - Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda.
Designação da parceria
BASE - BAnana SEnsing
Iniciativa a desenvolver
Georreferenciamento dos terrenos para cultivo da banana. Análise do ciclo produtivo da banana e melhoria das condições de transporte dos cachos de bananas desde o momento da apanha até ao ponto de recolha, recorrendo a novas tecnologias.
Parceiros
Prioridade Temática
Aumento da eficiência dos recursos na produção agrícola e florestal
Domínios
NUTS I
Região Autónoma dos Madeira
Identificação do problema ou oportunidade
O projeto surge pela necessidade de combater alguma da sazonalidade presente no cultivo da banana e que, origina alguma imprevisibilidade no abastecimento dos mercados que consomem esta fruta e uma quebra na valorização comercial da mesma, decorrente dos métodos tradicionais utilizados. Até ao presente, esta gestão tem sido feita de forma empírica assente na experiência dos agricultores e nos dados por eles facultados durante as recolhas de banana nas várias explorações. Com a utilização de técnicas modernas de monitorização, pretende-se introduzir neste setor o conceito de agricultura de precisão: a produção poderá ser otimizada com informações rápidas e confiáveis e a comercialização poderá beneficiar dos conhecimentos destes dados numa previsão mais fiável das quantidades de produção. Os desafios para aplicação destes métodos serão grandes e será um processo para adaptar às várias zonas de cultivo de banana da ilha da Madeira. Apesar de existirem orientações comuns para o cultivo da bananeira estas variam de produtor para produtor, fruto de um saber fazer passado de geração em geração. Outro dos fatores condicionantes é a localização da exploração que condiciona a forma como o desenvolvimento da planta ocorre e aos cuidados a ter durante o ciclo de produção da bananeira. Assim é fundamental proceder à georreferenciação dos terrenos para cultivo da banana, à análise do ciclo produtivo e à implementação de técnicas para melhoria das condições de transporte dos cachos de bananas desde o momento da apanha até ao ponto de recolha, recorrendo a novas tecnologias.
Objetivos visados
Um dos focos do projeto é georreferenciar todos os terrenos existentes na RAM, que se dedicam ao cultivo da banana, como forma de ter informação sobre a localização, dimensão do terreno, número de plantas existentes, condições de cultivo, etc, que permitam a todo o momento a GESBA ter presente um conjunto de informações indispensáveis à sua atividade principal de comercialização do produto banana. Pretende-se avaliar, através de sensoriamento o comportamento da bananeira em todo o seu ciclo de produção e, através da monitorização constante, recorrendo a sensores, identificar variáveis que, no ciclo produtivo da banana, influenciam de forma decisiva o seu crescimento e, posteriormente actuar sobre estas mesmas variáveis por forma a introduzir melhorias na comercialização do produto. Por último, pretendemos intervir no sentido de melhorar as condições de transporte dos cachos de bananas. Face às caraterísticas da nossa ilha e tendo em conta as condições e os locais onde ocorre o cultivo da banana, o transporte dos cachos de bananas, desde a bananeira até ao ponto de recolha, é feito de forma manual pelos próprios agricultores. Por esta razão e como forma de garantir a excelência do produto pretende-se automatizar este transporte recorrendo à utilização de teleférico. 3 objetivos claros: 1) Georreferenciar todos as parcelas de terreno, existentes na região, capazes de serem utilizadas no cultivo da banana; 2) Analisar todo o ciclo produtivo da banana, recorrendo à colocação de sensores, que transmitirão para uma plataforma centralizada de dados, os dados recolhidos para os parâmetros que se pretendem analisar e posteriormente, intervencionar por forma a otimizar a produção; 3) Criar um sistema de transporte dos cachos de banana, desde a bananeira até ao centro de recolha, que permita suprir condicionalismos que se verificam hoje em dia, como sejam, a falta de mão de obra disponível, condições climatéricas adversas, condições de orografia dos terrenos que dificultam o transporte.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
OO projecto, tal como está estruturado, visa introduzir novos processos de cultivo, recorrendo à tecnologia dos sensores, que permitirão de forma científica avaliar o ciclo produtivo, maximizando o seu potencial de crescimento e de produção.
A introdução dos sensores, bem como, o tratamento dos dados que os mesmos recolhem, permitirá à GESBA e aos seus parceiros comerciais, fazer a transição de uma agricultura clássica, para uma agricultura moderna, assente em meios tecnológicos que transmitirão de forma fiável e contínua, parâmetros de avaliação indispensáveis a projectar de forma, muito mais assertiva, a comercialização do produto banana.
Por outro lado, a introdução do teleférico para transporte dos cachos de bananas, terá um impacto muito grande na melhoria da qualidade do produto banana.
Cumpridos os objectivos, o impacto far-se-á sentir no incremento da comercialização do produto banana pela GESBA, traduzido numa melhoria da sua qualidade e numa diminuição da sua sazonalidade, garantindo que a produção, ao contrário do que se faz hoje em dia, em que ⅔ da produção está centrada nos meses de verão, passará também a ter um peso importante ao longo de todo o ano.