Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Governo regional da Madeira)
Designação da parceria
Veritas
Iniciativa a desenvolver
Valorização do Vinho Madeira através de um controlo de proximidade de potenciais contaminantes
Parceiros
Prioridade Temática
Melhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS I
Região Autónoma dos Madeira
Identificação do problema ou oportunidade
A presença de pesticidas e biocidas nos produtos alimentares está regulada na União Europeia pelo Regulamento (CE) n.° 396/2005 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de fevereiro de 2005 e seus anexos. A partir dos limiares autorizados (LMR- limites máximos de resíduos), específicos para cada binómio pesticida/produto, o teor de resíduos em excesso impossibilita a comercialização e exportação dos produtos por não cumprirem com os requisitos legais. A mesma situação ocorre quando são detetados resíduos de substâncias ativas não autorizadas para uma determinada cultura por se registar uma infração à Lei n.° 26/2013 de 11 de abril. Outras moléculas como por exemplo, as micotoxinas ou carbamato de etilo têm vindo a ser cada vez mais analisadas nos países de destino pondo em risco o escoamento do produto. A resposta a nível local para a realização destas análises, com a sensibilidade e rapidez exigida pelos novos diplomas, passa pela implementação na Região Autónoma da Madeira de uma linha analítica dedicada, que possibilite, identificar as moléculas que devem merecer atenção e desencadear rapidamente, com recurso ao apoio técnico, ações de correção adequadas. Os apoios técnico e analítico de proximidade constituem uma mais-valia para a valorização do produto e promovem o seu escoamento.
Objetivos visados
A nível do LRVSA, pretende-se cobrir analiticamente 100 % das determinações preconizadas pela Comissão Europeia para os seus programas de controlo multianuais e ainda incluir a determinação da Ocratoxina A e do carbamato de etilo em rotina. Pretende-se ainda reduzir em 70% os prazos de resposta do laboratório. Ao nível da Henriques & Henriques pretende-se garantir a qualidade da matéria-prima e identificar e corrigir possíveis etapas que possam condicionar a qualidade dos seus vinhos. Ao nível do Sr. Tito da Silva, pretende-se produzir e manter as vinhas existentes de forma controlada, de onde serão retiradas amostras ao longo do ciclo de produção.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiários
Identificadas as condições de produção e transformação que mais garantias oferecem para a obtenção de um produto de qualidade essa informação será disponibilizada a todos os operadores do sector da Região Autónoma da Madeira sem prejuízo da sua utilização por outros operadores de outras regiões.