Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaSecretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Governo regional da Madeira)
Designação da parceriaVeritas
Iniciativa a desenvolverValorização do Vinho Madeira através de um controlo de proximidade de potenciais contaminantes
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da integração nos mercados
Domínios
NUTS IRegião Autónoma dos Madeira
Identificação do problema ou oportunidadeA presença de pesticidas e biocidas nos produtos alimentares está regulada na União Europeia pelo Regulamento (CE) n.° 396/2005 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de fevereiro de 2005 e seus anexos. A partir dos limiares autorizados (LMR- limites máximos de resíduos), específicos para cada binómio pesticida/produto, o teor de resíduos em excesso impossibilita a comercialização e exportação dos produtos por não cumprirem com os requisitos legais. A mesma situação ocorre quando são detetados resíduos de substâncias ativas não autorizadas para uma determinada cultura por se registar uma infração à Lei n.° 26/2013 de 11 de abril. Outras moléculas como por exemplo, as micotoxinas ou carbamato de etilo têm vindo a ser cada vez mais analisadas nos países de destino pondo em risco o escoamento do produto.
A resposta a nível local para a realização destas análises, com a sensibilidade e rapidez exigida pelos novos diplomas, passa pela implementação na Região Autónoma da Madeira de uma linha analítica dedicada, que possibilite, identificar as moléculas que devem merecer atenção e desencadear rapidamente, com recurso ao apoio técnico, ações de correção adequadas.
Os apoios técnico e analítico de proximidade constituem uma mais-valia para a valorização do produto e promovem o seu escoamento.
Objetivos visados A nível do LRVSA, pretende-se cobrir analiticamente 100 % das determinações preconizadas pela Comissão Europeia para os seus programas de controlo multianuais e ainda incluir a determinação da Ocratoxina A e do carbamato de etilo em rotina.
Pretende-se ainda reduzir em 70% os prazos de resposta do laboratório.
Ao nível da Henriques & Henriques pretende-se garantir a qualidade da matéria-prima e identificar e corrigir possíveis etapas que possam condicionar a qualidade dos seus vinhos.
Ao nível do Sr. Tito da Silva, pretende-se produzir e manter as vinhas existentes de forma controlada, de onde serão retiradas amostras ao longo do ciclo de produção.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosIdentificadas as condições de produção e transformação que mais garantias oferecem para a obtenção de um produto de qualidade essa informação será disponibilizada a todos os operadores do sector da Região Autónoma da Madeira sem prejuízo da sua utilização por outros operadores de outras regiões.
InterlocutorPaulo Jorge Pestana Fernandes
MoradaRua Conde Carvalhal 76, Bloco C - 2.º Esq
LocalidadeFunchal
Código postal9060 - 012
Telefone291706508
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A