Iniciativas Iniciativas Procura de parceiros
 

Iniciativa - mais informação
parceiro responsável pela parceriaNEC Portugal - Sistemas e Telecomunicações, S.A.
Designação da parceria+ECOBIGTOM : + Eficiência COm Analítica BIG Data no TOMate de Indústria
Iniciativa a desenvolverUtilização de modelos computacionais e analítica Big Data para aumento de eficiência na rega e na fertilização azotada em tomate-indústria, com vista ao aumento de produtividade e otimização de fatores de produção, rumo à intensificação sustentável.
Parceiros
Prioridade TemáticaMelhoria da gestão dos sistemas agroflorestrais
Domínios
NUTS IContinente
Identificação do problema ou oportunidadeO modelo de intensificação utilizado desde a segunda guerra mundial assenta no uso massivo de fatores de produção como água, fertilizantes e pesticidas. Reúne consenso alargado a ideia de que o próximo desafio à produção agrícola será a continuação dos aumentos de produtividade (face ao desafio demográfico que se perspetiva até2050) sem aumentar o uso de fatores de produção. Ou seja, fazer mais com menos. Esse desafio só será ganho com recurso a melhores decisões na gestão agrícola, i.e. decisões right time, right amount, right place, 3Rs. Com esse objetivo será necessário munir os gestores agrícolas de ferramentas de suporte à decisão baseadas em dados, em conhecimento e em tecnologia. Esta iniciativa pretende validar a utilização prática de um destes sistemas ao nível de um agrupamento de produtores de tomate-indústria, facultando-lhes em resultado dessa validação, um conjunto de recomendações de melhores práticas que visam aumentar a sua produtividade com recurso às quantidades ótimas de fatores de produção.

A Iniciativa +ECOBIGTOM pretende validar uma metodologia para o crescimento otimizado do tomate de indústria, com recurso a Analítica Big Data e modelos computacionais de simulação de crescimento de tomate, que têm por base os modelos biológicos de crescimento desta cultura, modelos do solo e das condições meteorológicas, sendo possível simular campos em computador e prever os seus comportamentos, para então estimar as quantidades ótimas dos fatores de produção a utilizar em cada estágio do ciclo de crescimento, com o objetivo de aumentar a produção final.

Com esta Iniciativa, é possível racionalizar a quantidade de água e fertilizante utilizados na produção de tomate de indústria, definindo Melhores Práticas, que irão contribuir para:
1) Aumento na eficiência da utilização de água e fertilizante
2) Aumento da sustentabilidade ambiental, em termos de água e solo
3) Aumento e melhoria de produtividade
Objetivos visados A Iniciativa +ECOBIGTOM visa criar conhecimento com o intuito de otimizar a produção de tomate-indústria ao mesmo tempo que racionaliza a utilização de água e azoto, com 2 objetivos principais:

1) Verificar a aderência entre o modelo do crescimento da cultura em Campos Simulados em computador, com o crescimento da cultura observado em Campos de Ensaio geridos pelo conhecimento empírico especializado dos profissionais agrícolas do setor. Com a simulação dos campos em computador, construídos com base num modelo computacional já existente, que simula as condições de crescimento da cultura do tomate-indústria, incluindo as condições do solo e a variedade do tomate, e que tem em consideração fatores externos de interveniência na produção, como as condições climatéricas, a utilização de água e aplicação de azoto, pretende-se verificar como o modelo computacional representa efetivamente a realidade em campo.

2) Criar um manual de melhores práticas em cada fase do ciclo de crescimento da cultura, associado à gestão ideal de água e azoto na cultura de TI. Este manual resultará das recomendações de melhores práticas em cada fase do ciclo de crescimento da cultura, obtidas pela simulação e análise de múltiplas combinações possíveis dos fatores de produção, e estimando qual a melhor combinação que permite atingir a melhor produção, tendo por variável de entrada a tipologia de solo, de acordo com a nomenclatura FAO, em articulação com outros fatores externos nomeadamente variedade utilizada, meteorologia e ocorrências de sanidade da cultura.
Tipologia de resultados a atingir e potenciais beneficiáriosOs Ensaios a realizar ao longo deste projeto, com o envolvimento de todos as entidades do Consórcio, pretendem identificar as melhores práticas de produção de tomate-indústria.
Em cada época de ensaio, serão tipificadas as Melhores Práticas para as condições de produção de cada campo, visando a redução de fatores de produção e o aumento da produtividade.

A recomendação das melhores práticas de produção trará benefícios para os vários atores da cadeia de valor associada ao tomate de indústria, desde as eficiências económicas e operacionais de campo, até à logística e planeamento de operações em fábrica (gestão de matéria-prima a laborar).
Além disso, haverá também benefícios para o consumidor final, e para a Sociedade em geral, em termos económicos, ambientais e de saúde. Em particular, os solos e o ambiente irão beneficiar destas recomendações, permitindo alcançar uma prática de produção de tomate de indústria mais ecológica e sustentável.

É expectável que, pela utilização das melhores práticas, se aumente a produção em até 10%, se reduza o consumo de água em até 5% e de Azoto em até 10%.
InterlocutorNEC Portugal (Ana Duarte)
MoradaEdifício Espace | Alameda dos Oceanos, Nº 59, Piso 0 | Bloco 2 Letra B
LocalidadeParque das Nações
Código postal1990 - 207
Telefone0
Iniciativa semelhante 
  

 


Desenvolvido pela informática da DGADR
WAI-A