Bolsa de Iniciativas PRR

 

MdigiS - Mediterrânico, Digital e Sustentável - promover com inteligência artificial (ID: 167 )
Coordenador: IPS/ESAS - Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior Agrária de Santarém
Iniciativa emblemática: 1. Alimentação sustentável
Data de Aprovação: 2022-04-04 Duração da iniciativa: 2025-09-30
NUTS II: Alentejo NUTS III: Lezíria do Tejo
 
Identificação do problema ou oportunidade

A iniciativa MdigiS abordará três problemas/desafios:

Desafio 1) A Dieta Mediterrânica (DM) é considerada como uma das dietas mais saudáveis e sustentáveis. Em Portugal, apesar dos múltiplos programas governamentais de promoção de uma alimentação saudável, a maioria da população não segue esta dieta (apenas 26% dos portugueses apresentaram uma elevada adesão à DM em 2020). A adesão à DM parece estar associada a uma perceção por parte dos consumidores de que este modelo alimentar é sustentável. No entanto, os instrumentos validados para monitorização da adesão à DM não incluem itens relacionados com comportamentos associados à sustentabilidade alimentar, como por exemplo, a preferência por produtos sazonais, a compra local ou de produtos obtidos em modos de produção sustentáveis.

Desafio 2) A agricultura familiar tem vindo a ganhar relevância em Portugal, constituindo mais de 80% do trabalho agrícola em Portugal.  Estas explorações são pilares para assegurar uma alimentação adequada assente na DM bem como para disponibilizar os alimentos necessários à sua adoção, em particular a nível local. A divulgação e promoção da confiança dos consumidores relativamente à agricultura familiar é urgente, no que respeita à segurança dos alimentos e da sustentabilidade da sua produção.

Desafio 3) O desperdício alimentar de cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para consumo humano no mundo precisa ser reduzido. Em Portugal, 1 milhão de toneladas (17% da produção anual de alimentos) é desperdiçado anualmente.

Para responder a estes desafios, a iniciativa MdigiS apoia-se nas seguintes oportunidades:

Oportunidade comportamentos alimentares – i) comer de forma mais saudável foi uma das estratégias mais adotadas durante a pandemia Covid-19 para manutenção da saúde mental, em particular pelos jovens da geração Z e Millenium; ii) os consumidores estão mais conscientes de que o seu comportamento tem impacte no ambiente, e 59% dos inquiridos num estudo europeu referiu pretender diminuir o desperdício alimentar.

Oportunidade tecnológica – i) há uma tendência crescente para a utilização de tecnologias digitais pela população; ii) a utilização da inteligência artificial (IA) tem crescido nas áreas da agricultura e da saúde, com sucesso na promoção de unidades de agricultura familiar em vários países, e na aplicação de agentes de conversação digitais (“chatbots”) para alteração de comportamentos alimentares.

Para colmatar estes desafios e agarrar estas oportunidades, as estratégias da iniciativa MdigiS visam implementar uma App inovadora, com sistema de recomendação recorrendo à IA, com dois objetivos: 1) aproximar os consumidores dos produtores locais e familiares e promover a sua confiança, fornecendo ao consumidor informação/recomendação dos diferentes produtores próximos da sua localização, produtos disponíveis, boas práticas de produção, local de compra, preço, com indicação de índice de sustentabilidade e segurança do produto, e relação com a dieta mediterrânica; 2) motivar os consumidores a melhorar a sua adesão à DM, através de um score de adesão à DM que incorpore os aspetos de sustentabilidade e seja de fácil utilização, e um sistema de recomendação personalizado para uma melhoria de comportamentos associados à DM, tendo em conta fatores sociais, económicos e regionais.  Pretende-se ainda promover ações inovadoras de divulgação participativa, através da utilização da influência das redes sociais nos cidadãos, em particular os jovens da geração Z e Millenium, para diminuir o desperdício alimentar em casa.

 
Breve resumo da iniciativa a desenvolver

A iniciativa MdigiS propõe um plano de ação com cinco áreas de trabalho ou workpackages: WP1, enquadrado nas linhas de ação L1 e L2; WP2, alinhado com as linhas de ação L3 e L4; WP3 para dar resposta à linha de ação L4, objetivo específico de combate ao desperdício alimentar; WP4, dedicado à divulgação e transversal a todas as linhas de ação, e WP5 dedicado à coordenação.

WP1. LOCAL, MEDITERRÂNICO, SEGURO & SUSTENTÁVEL

Objetivo global: implementar um sistema piloto para aproximar os consumidores dos produtores locais, promover a confiança dos consumidores nos produtos locais e mediterrânicos, e facilitar a aquisição destes produtos, utilizando tecnologias digitais avançadas.

Objetivos específicos

1 Implementar um Sistema de Informação sobre produtores locais;

2 Rastrear o circuito da produção à venda;

3 Desenvolver um sistema de certificação participativa (conjunto de boas práticas que garantam a segurança do alimento promovam a confiança do consumidor);

4 Disponibilizar a informação ao consumidor sob forma de aplicação para telemóvel, com um sistema de recomendação;

5 Definir uma recomendação para ampliação do piloto a nível nacional; incluindo indicação da entidade que deve validar;

6 Capacitar os agricultores familiares jovens para promoção de produtos mediterrânicos, seguros e sustentáveis.

WP2. MONITORIZAR & MOTIVAR

Objetivo global: validar um instrumento digital simples para monitorizar a adesão à DM, que inclua a sustentabilidade, e motivar a alteração de comportamento dos consumidores jovens para adotar uma dieta em linha com a DM, mais sustentável e saudável.

Objetivos específicos

1 motivar os consumidores a adquirirem produtos locais;

2 promover a partilha pelos diferentes atores da cadeia agroalimentar para identificar fatores promotores e bloqueadores da adesão à DM;

3 gerar ideias para recomendações que promovam alteração de comportamentos dos consumidores jovens no sentido de uma maior adesão à DM e um estilo de vida sustentável e saudável;

4 validar um instrumento com um número mínimo de questões, que permita estimar de forma fidedigna o grau individual de adesão à DM, incluindo a sustentabilidade. 

5 monitorizar a evolução da adesão à DM;

6 criar aplicação para telemóvel com índice individual de adesão à DM e sustentabilidade, com sistema de recomendação para melhoramento do índice. 

WP3. DESPERDÍCIO ZERO EM CASA

Objetivo global: facilitar o empoderamento dos consumidores para a implementação de estratégias pessoais que conduzam a uma diminuição do desperdício alimentar, através de recursos digitais.

Objetivos específicos

1 promover empresários locais como agentes multiplicadores de iniciativas que visem a diminuição do desperdício alimentar em casa, por exemplo através da gravação de videos;

2 mobilizar os consumidores jovens para partilha nas redes sociais de estratégias que visem a diminuição do desperdício alimentar em casa;

3 Promover Chefs locais como influencers com a demonstração em vídeo de receitas com produtos mediterrânicos onde o desperdício é zero, salientando também os aspetos de sustentabilidade.

WP4: DISSEMINAÇÃO

Implementação de atividades de transferência de conhecimento e comunicação dos resultados do projeto à comunidade em geral e à comunidade científica e académica (professores, investigadores e estudantes), ao tecido empresarial da região, bem como a outros atores da sociedade em geral, dando particular ênfase às suas características de inovação, com um impacto direto no sector produtivo ou transformador de produtos mediterrânicos, locais e sustentáveis.

WP5: COORDENAÇÃO

Implementação dos procedimentos de gestão e comunicação interna. Monitorização do progresso de cada WP. Organização de reuniões com o consórcio, experts e comissões.


 
Áreas de Trabalho e responsabilidades de cada parceiro

As áreas de trabalho principais dos parceiros são as seguintes:

O IPSantarém (promotor) assegurará a coordenação do projeto (Escola Superior Agrária), a validação do score de adesão à DM (Escola Superior Agrária), o desenvolvimento do sistema de informação e aplicação para telemóvel com sistema de recomendação IA (Escola Superior de Gestão e Tecnologia) e as ações de promoção desperdício zero em casa (Escola Superior de Educação).

O Instituto Politécnico de Viseu, em representação do Centro de Competências da Agricultura Familiar e Agroecologia (CeCAFA-IPViseu), o Observatório da Paisagem da Charneca, e o INIAV-Pólo Dois Portos assegurarão o mapeamento e caracterização das unidades de produção familiares com produtos mediterrânicos (particularmente, hortícolas, frutas, azeitonas e uvas), das regiões do Oeste e Ribatejo e Viseu, assim como a definição dos critérios para o índice de produto mediterrânico, seguro e sustentável.

De acordo com as suas características, as PMEs irão colaborar para geração de recomendações que levem o indivíduo a aumentar a sua adesão à DM, e estilo de vida sustentável e saudável, na definição dos critérios para o índice de produto mediterrânico, seguro e sustentável e/ou nas ações de promoção do desperdício zero em casa.

Todos os parceiros irão colaborar na testagem da aplicação piloto para a sua otimização, a qual é coordenada pelo IPSantarém.

A divulgação e transferência de conhecimento será coordenada pela APRODER, com a colaboração de todos os parceiros.

 
Interlocutor: Maria Paula Marinho Pinto   Email interlocutor: paula.pinto@esa.ipsantarem.pt   Email entidade: cd@esa.ipsantarem.pt