Bolsa de Iniciativas PRR

 

Excelência da Organização da Produção em Cooperativas Agroalimentares na Europa Mediterrânica (ID: 296 )
Coordenador: UCP - Universidade Católica Portuguesa
Iniciativa emblemática: 10. Excelência da organização da produção
Data de Aprovação: 2022-04-18 Duração da iniciativa: 2025-09-30
NUTS II: Norte NUTS III:  
 
Identificação do problema ou oportunidade

As cooperativas agroalimentares em Portugal Continental têm uma história já longa, de papel muito significativo na organização da produção agroalimentar e na prestação de serviços essenciais à produção agrícola e pecuária de base. Ao longo dessa história as cooperativas tem sido objeto de inovação organizacional importante, em face de alterações no seu contexto de atuação. A presente conjuntura e a sua dinâmica de rutura, seja na envolvente política e económica, nacional e internacional, seja na pressão crescente a que estão sujeitos os recursos agrícolas a nível global, impõem repensar e inovar tanto ao nível das práticas de gestão e de organização interna como ao nível do papel das cooperativas na organização da produção agroalimentar em Portugal.

Conforme tem sido frequentemente assinalado pela Comissão Europeia, Portugal apresenta, na generalidade dos subsectores agrícolas, um nível de organização da produção ainda insuficiente, o que compromete a melhoria da sua competitividade e sustentabilidade. O presente projeto pretende contribuir para melhoria deste défice estrutural da agricultura portuguesa.

 
Breve resumo da iniciativa a desenvolver

Objetivo Geral – Estudo de identificação, caraterização das melhores práticas da organização da produção agroalimentar e de inovação organizacional desenvolvidas em cooperativas de referência de Portugal, Espanha, França e Itália, a operarem nos setores do Vinho, Frutas, Hortícolas. Leite, Azeite, Pecuária, Apicultura e nos domínios da aquisição conjunta de fatores de produção, da prestação de serviços de mecanização agrícola e da prestação de serviços de aconselhamento técnico e de gestão aos produtores.Objetivos Específicos:

1) Caracterização do setor cooperativo na comercialização agroalimentar de cada país para os diferentes subsetores agrícolas.

2) Caraterizar o enquadramento socioeconómico de cada cooperativa objeto de estudo: enquadramento da atividade setorial da cooperativa na economia regional e nacional do setor.

3) Identificar e caracterizar os modelos organizativos de cada cooperativa e o historial, social e económico das cooperativas em estudo até estabilizar no atual modelo.

4) Identificar o papel das políticas públicas (da União Europeia, nacionais e regionais) que favoreceram a inovação organizacional nas cooperativas em estudo, designadamente dos programas de apoio de que beneficiaram.

5) Caraterizar a política de inovação (produtos, processos e práticas de gestão) das cooperativas.

6) Caraterizar a política e o alcance da prestação de serviços das cooperativas aos associados.

7) Caracterizar o relacionamento com as indústrias transformadoras, as cadeias de distribuição agroalimentar e as estratégias de internacionalização desenvolvidas pelas cooperativas objeto de estudo.

8) Caracterizar as atividades de I&DE das cooperativas, assim como o seu relacionamento com instituições de investigação.

9) Identificar as boas práticas cooperativas na área da sustentabilidade ambiental e social.

10) Confrontar as dinâmicas das cooperativas europeias selecionadas com as cooperativas portuguesas, do mesmo setor, que integram o projeto.

11) Elaborar um Plano de Ação visando o objetivo de implementação de uma organização de excelência da produção agroalimentar através das empresas cooperativas.

 O projeto incluirá propostas e recomendações dirigidas:

1) Ao Governo, no âmbito das políticas públicas de apoio ao cooperativismo e ao setor agroalimentar nacional, designadamente medidas do PEPAC e do Portugal 2030 e, eventualmente, legislativas;

2) Às cooperativas portuguesas que integram o projeto;

3) À CONFAGRI, enquanto entidade de cúpula e coordenadora de ações promotoras do desenvolvimento do setor cooperativo agroalimentar.

 
Áreas de Trabalho e responsabilidades de cada parceiro


Universidade Católica Portuguesa (Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada-CEGEA-Porto): 

• Definição da metodologia de trabalho
• Desenvolvimento dos trabalhos de campo: recolha, tratamento e análise de dados, realização das entrevistas aos dirigentes e gestores cooperativos e outros stakeholders pertinentes, dinamização dos grupos de trabalho para discussão e apresentação dos estudos de casos
• Elaboração do Relatório Final

CONFAGRI: 
• Acompanhamento permanente de todo o desenvolvimento do projeto 
• Identificação das cooperativas da Europa mediterrânica que serão objeto de estudo
• Realização dos contatos com as cooperativas nacionais e europeias e outros atores relevantes para o projeto: Confederações de Cooperativas; COPA-COGECA, cadeias de distribuição agroalimentar,…
• Mobilização e motivação dos dirigentes cooperativos para acompanharem o desenvolvimento do projeto
• Partilha e discussão das boas práticas que mereçam ser difundidas e debatidas em workshops, seminários e nos meios de comunicação da CONFAGRI 
• Difusão dos resultados do projeto pelo universo Cooperativo português

Centro de Competências Para a Dieta Mediterrânica ( DGADR )
• Acompanhamento do projeto e apresentação de propostas de melhoria ao nível da sua conceção e desenvolvimento
• Disponibilização de informação e de dados relativos ao universo cooperativo nacional, às políticas enquadradoras das atividades cooperativas e dos subsetores agrícolas que são tratados no projeto, especialmente dos produtos que integram a dieta mediterrânica
• Participação nos grupos de discussão e eventos de divulgação 
• Apoio na divulgação de boas práticas inovadoras identificadas no projeto e dos resultados finais




 Cooperativas agrícolas portuguesas (9) 
• Acompanhamento do desenvolvimento do projeto 
• Participação na identificação das Cooperativas europeias que devem ser objeto de estudo, em virtude de desenvolverem práticas de gestão e de organização da produção inovadoras, suscetíveis de transferência e/ou adaptação pelas cooperativas portuguesas 
• Disponibilização da informação e dos dados relativos a cada cooperativa que permitam a sua caraterização e a análise SWOT, ao nível das práticas de gestão e da organização da produção (Concentração, Transformação e Comercialização da produção)
• Participação nos grupos de discussão e eventos de divulgação 
 
 
Interlocutor: Prof. Doutor Vasco Rodrigues   Email interlocutor: vrodrigues@ucp.pt   Email entidade: cegea.cpbs@ucp.pt