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Bio4ALL - Bio-Regiões: do Local para o Global (ID: 313 )
Coordenador: UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Iniciativa emblemática: 9. Promoção dos produtos agroalimentares portugueses
Data de Aprovação: 2022-09-07 Duração da iniciativa: 2025-09-30
NUTS II: Norte NUTS III: Alto Tâmega
Identificação do problema ou oportunidade
O sector
agroalimentar é hoje um sector mais organizado, profissional, inovador e mais
orientado para o mercado. Não obstante, a par da necessidade de se adaptar a
constrangimentos como as alterações climáticas e sucessivas crises socioeconómicas
que colocam em causa a segurança alimentar, é ainda necessário que se adapte
aos novos padrões de consumo, ganhe escala e chegue rapidamente a um consumidor
mais exigente, preocupado com uma alimentação saudável, com o bem-estar animal
e com o ambiente. A exploração de novos sistemas de produção, com o incremento
de produtos autóctones de qualidade (cadeias curtas de produção com menor impacte
ambiental), diferenciadores e provenientes muitas vezes de uma agricultura
familiar, com baixa utilização de substâncias de síntese e de energia, com
práticas agroecológicas que promovem a proteção e conservação do solo e da
biodiversidade e valorizam os serviços do ecossistema, é ainda um caminho a
percorrer e essencial para a sua sustentabilidade.
O Bio4ALL
visa a criação de uma estratégia de âmbito territorial, para a promoção do
desenvolvimento integrado dos territórios de baixa densidade, baseada no modelo
das Bio-regiões, por forma a desenvolver, promover e acrescentar valor aos
produtos agroalimentares portugueses. O modelo escolhido das Bio-regiões
permite o estabelecimento de parcerias entre agricultores, associações, poder
local, regional e nacional cruciais ao desenvolvimento integrado e sustentável
dos recursos.
Partindo da
Bio-região do Alto Tâmega e produtos agrícolas endógenos de reconhecida qualidade,
designadamente em modo de produção biológico, com nítido impacte económico no território,
procura-se que as atividades preconizadas no Bio4ALL sejam replicadas em
outros territórios através da partilha de conhecimento e ações já em prática em
outras Bio-regiões, e.g. Idanha-a-Nova.
3 Capacitar
agentes da fileira, particularmente agentes mais jovens (homens e
mulheres), de forma a inovar a atividade, contribuindo para uma agricultura
mais inclusiva e igualitária; 4 Sensibilizar e disponibilizar aos produtores
material vegetal de espécies autóctones de qualidade e diferenciadoras que
concorrem para uma agricultura mais resiliente, para o uso sustentável dos
recursos, contribua para a mitigação das alterações climáticas e aumento do
sequestro de carbono. 5 Contribuir para uma população mais saudável pela
integração na dieta alimentar de produtos de qualidade provenientes de uma
produção biológica. Pretende-se contibuir para um aumento da oferta de produtos bio no mercado,
com implicação na redução de preços destes produtos no consumidor.
O conjunto de
atividades propostas no Bio4ALL permitirão aumentar o rendimento dos
produtores, tornando a atividade agrícola mais rentável, atrativa e
competitiva.
Breve resumo da iniciativa a desenvolver
A agricultura
de pequena e média dimensão, caracterizada por uma utilização da mão-de-obra
mais familiar, pelo cultivo de terras de pequena dimensão e adoção de práticas
ambientalmente mais sustentáveis, é crucial para fixar populações, gerar trabalho
e criar rendimento económico nos territórios mais desfavorecidos. A
multiplicidade e a qualidade de alimentos produzidos são um contributo
importante para a diversificação das dietas alimentares, valorização de
produtos endógenos e preservação do património genético. Contudo, este sistema de agricultura
necessita de inovação quer ao nível produtivo quer ao nível da comercialização,
acrescentando valor ao longo de toda a cadeia. Através do desenvolvimento de 9
atividades o Bio4ALL pretende trabalhar e promover as potencialidades
destes produtos e territórios de uma forma diferenciadora, mais sustentável,
tendo como meta mais saúde (produtos locais e em modo de produção biológico),
com menor pegada de carbono, mais resilientes às alterações climáticas, mais
inclusivos capazes de atrair jovens famílias através de maiores rendimentos. A existência
de instalações físicas da DRAPNorte, integradas na Bio-região do Alto Tâmega, constituem
uma oportunidade por disporem de caraterísticas físicas e biológicas para
servirem de base ao desenvolvimento deste projeto. As atividades
a desenvolver pelo Bio4ALL são: 1 –
Caracterização e seleção de material vegetal com o levantamento dos produtos
hortícolas e frutícolas autóctones das Bio-regiões envolvidas na candidatura. 2 – Produção
de material vegetal e instalação de campos de demonstração para partilha de
experiências, conhecimento e promoção de produtos e de boas práticas que
incentivem sistemas de produção inovadores e mais sustentáveis provenientes de
uma agricultura em modo biológico. 3 –
Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao agricultor que lhe permita
adquirir as sementes/plantas das espécies/variedades previamente selecionadas e
caracterizadas que melhor se adaptam às características da sua exploração, bem
como informação útil capaz de o ajudar na tomada de decisão. 4 -
Estabelecimento de parcerias entre agricultores, empresas, operadores
turísticos, associações e o poder local e regional, para a gestão sustentável dos
recursos locais, partindo do modelo biológico e agroecológico de produção e
consumo. 5 – Desenvolvimento
de estratégias de comunicação com recurso
a plataformas de
comércio digital, que facilitem o escoamento dos produtos
agrícolas, garantindo e amplificando
a relação entre o produtor e o consumidor final. Evidenciar o potencial dos
produtos bio nacionais, através de uma nova abordagem promocional da qualidade
e unicidade do que é português. 6 –
Identificação de novos mercados nacionais e internacionais, particularmente na
Galiza, para promoção e escoamento de legumes e frutas da região com
especificidades próprias, criando circuitos curtos de comercialização. Promover
estes produtos, na restauração, hotelaria local e público em geral utilizando os
mercados de frescos e as redes sociais e influenciadores digitais numa
perspetiva de prescritores de uma alimentação saudável. 7 –
Transferência de conhecimento na área do digital, em agricultura biológica e
práticas agrícolas inovadoras, entre outras, para os vários agentes das
fileiras nomeadamente técnicos, dirigentes associativos e produtores. Produção
de manuais de práticas inovadoras e sustentáveis. 8 –
Comunicação do projeto e disseminação dos resultados pelos parceiros e
diferentes agentes da fileira, nomeadamente agricultores, agroindústria,
associações sectoriais e pelos técnicos superiores das entidades com poder
executivo e legislativo, pela comunidade científica e pela sociedade em geral.
9 – Gestão do projeto. Coordenação das atividades do projeto bem como a
gestão técnica financeira, acompanhamento das tarefas e atividades, planeamento
e execução das reuniões de progresso, controlo e execução dos relatórios de
acompanhamento.
Áreas de Trabalho e responsabilidades de cada parceiro
Bio4ALL é composto por um
Consórcio multidisciplinar que abrange diversos setores de atividade:
Universidade
de Trás-os-Montes e Alto Douro – Líder da iniciativa; coordenação
científica e gestão do projeto. Caracterização nutricional e funcional dos
produtos. Estabelecimento dos conteúdos para a plataforma digital e ferramenta
de apoio ao agricultor. Transferência de conhecimento para os vários agentes
das fileiras. Comunicação e divulgação de resultados.
Direção Regional de Agricultura e
Pescas do Norte– Levantamento dos produtos
hortícolas e frutícolas autóctones das Bio-regiões. Instalação de campos de
demonstração. Ações de sensibilização e realização de cursos de curta duração
na área agrícola. Estabelecimento de parcerias entre agricultores, empresas, operadores
turísticos, associações e o poder local.
Comunidade
Intermunicipal do Alto Tâmega– Desenvolver estratégias de
comunicação sobre o potencial dos recursos locais através de uma nova abordagem
promocional da qualidade. Potenciar estrategicamente a Bio Região. Continuar a
desenvolver a iniciativa “Canto do BIO” a instanciar em Mercados Municipais.
Estabelecimento de parcerias entre agricultores, empresas, operadores
turísticos, associações e o poder local. Identificação
de novos mercados nacionais e internacionais. Comunicação
e divulgação de resultados.
Instituto Nacional de
Investigação Agrária e Veterinária – Identificação
e caracterização de material vegetal.
Desenvolvimento de estratégias de valorização dos produtos endógenos, através
de processos de qualificação (IGP e DOP) e sua comercialização com recurso a
circuitos inovadores (plataformas,
vendas diretas, ...). Estudo da possibilidade de se
inovar na criação de uma certificação própria (como resultado da ação
participativa dos consumidores) para estes produtos que são específicos das
bio-regiões. Educação dos consumidores para os conceitos de origem dos
recursos, da dieta saudável e sustentável. Comunicação e divulgação de
resultados.
Bio-Região-CMCD
– Através de estratégias de comunicação
evidenciar e valorizar o potencial dos recursos locais através de novas
abordagens promocionais. Estabelecimento de parcerias. Comunicação e divulgação
de resultados
Associação
de desenvolvimento da Região do Alto Tâmega – Estratégias de comunicação do potencial dos recursos
locais através de novas abordagens promocionais. Estabelecimento de parcerias. Identificação de novos mercados. Comunicação e divulgação de resultados.
Centro
Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Desenvolvimento de estratégias de comunicação com recurso
a plataformas digitais e o
desenvolvimento dos respetivos conteúdos. Estabelecimento de parcerias.
Fornecimento dos conteúdos a serem considerados na plataforma digital e
ferramenta de apoio ao agricultor.
Associação
para o Desenvolvimento Agrário Transmontano – Transferência de conhecimento. Identificação de novos mercados. Estabelecimento de parcerias entre agricultores,
empresas, operadores turísticos, associações e o poder local.
Associação portuguesa de
agricultura biológica, AgroBio –. Educação dos consumidores para
os conceitos da dieta saudável e sustentável. Comunicação e divulgação de
resultados.
Sementes Vivas – Caracterização e propagação de material vegetal.
Disponibilidade de sementes a produtores. Comunicação e divulgação de
resultados.
Biobrássica – Identificação de novos mercados nacionais e internacionais
para promoção de hortícolas e fruta da região com especificidades próprias.
Evidenciar o seu potencial através de uma nova abordagem promocional da
qualidade e unicidade do que é português.
Cooperativa Agrícola de Boticas –
Transferência de conhecimento para os vários
agentes das fileiras. Estabelecimento de parcerias entre agricultores,
empresas, operadores turísticos, associações e o poder local.
HortiJales (Norberto Pires) – Propagação das espécies/variedades resultantes do
levantamento efetuado e com elevado interesse comercial. Kiwa Sativa – Certificação da produção em modo biológico.
Estabelecimento de parcerias entre agricultores e outros agentes da fileira.
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