Bolsa de Iniciativas PRR

 

InovNUTRITIVE | Desenvolvimento de uma ferramenta digital inovadora para a promoção de alimentos portugueses, saudáveis e sustentáveis (ID: 317 )
Coordenador: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Iniciativa emblemática: 9. Promoção dos produtos agroalimentares portugueses
Data de Aprovação: 2022-08-11 Duração da iniciativa: 2024-04-30
NUTS II: Centro NUTS III: Região de Leiria
 
Identificação do problema ou oportunidade

É atualmente reconhecido que não há alternativa à sustentabilidade, bem como de que se a mesma não derivar de processos e comportamentos inovadores nunca a conseguiremos alcançar.

Definitivamente no setor agroalimentar, quer a nível produtivo, quer a nível dos comportamentos individuais, os desafios da sustentabilidade são significativos e marcam a ordem do dia. De facto, a indústria agroalimentar portuguesa tem vindo a consubstanciar, em crescendo, iniciativas/desenvolvimentos técnicos, estratégicos e empresariais focados em diversas problemáticas relacionadas com a sustentabilidade. Refira-se como exemplos:

- Um vasto conjunto de Projetos em curso nas áreas do desenvolvimento de dietas mediterrânicas, mais adaptadas aos novos paradigmas de consumo;

- Candidaturas diversas ao Programa Agendas Mobilizadoras do PRR, com foco no Agroalimentar sustentável;

- Ações e grupos de trabalho autónomos, em que poderemos referir diversas iniciativas conjuntas, mais e menos formais, de grande parte dos consorciados;

- Também, a Academia/Universidades têm vindo a lançar novos e bons, e de diversos graus, planos de formação. 

Assim, deve investir-se fortemente na promoção dos resultados obtidos neste contexto.

Há que abrir novos e diferentes mercados, também ávidos de soluções, inovações, experiências e, em muito, interventivos relativamente aos paradigmas produtivos que lhe estão subjacentes. Por outro lado, parte importante do posicionamento do corrente Projeto, e das ações promocionais subjacentes, terão de ser focadas no que poderemos chamar de uma adaptação cultural.

Então vejamos:

1. Existem um conjunto de Produtos, Portugueses, agroalimentares, inovadores, com características de sustentabilidade, nutricionais, de elevado valor acrescentado, e com impactos culturais importantes;

2. Há que os promover, fazendo foco nas suas mais valias e características diferenciadoras;

3. O consórcio não tem dúvidas, no quadro da suas atividades e experiências acumuladas e complementares, que as novas tecnologias e o digital, se poderão assumir como o veículo, por excelência, para o alcance comercial e estratégico pretendido, muito também, em razão dos principiais grupos/targets de mercado em causa;

4. A proposta InovNUTRITIVE e da app NUTRIVE preenche os requisitos de veículo promocional tipo, com custos de utilização completamente negligenciáveis;

5. Por outro lado, entende o consórcio, que o potencial/capital da NUTRIVE, está para além do segmento das novas soluções agroalimentares representadas no Projeto InovNUTRITIVE (nomeadamente na 1ª Fase, em que os desenvolvimentos serão suportados nos trabalhos já em curso entre os consorciados, a saber, receitas entre incorporação de derivados e de Algas e Insetos e Produtos agroalimentares “neutros”, como hortofrutícolas e cereais, etc.), e que poderá ser aplicado de forma customizada, autónoma e em coerência com as grandes bandeiras de outros sectores agroalimentares, também, como uma importante ferramenta e mais valia promocional e empresarial (exatamente as extensões previstas nas Fases 2 e 3).
 
Breve resumo da iniciativa a desenvolver

O novo paradigma relacional entre um qualquer Produto e o seu Mercado alvo, onde as estratégicas de divulgação e promoção assumem um papel deveras relevante, tende por exigir, ao promotor, uma componente de valor acrescentado, de serviço integrado e de utilização de novos protocolos/tecnologias comunicacionais.

Estas componentes deverão realçar a qualidade/caraterísticas intrínsecas do Produto, mas, também, ir cada vez mais além das mesmas e do próprio Produto em si mesmo.

É essa a substância do presente Projeto InovNUTRITIVE, num quadro transversal de promoção de Produtos Agroalimentares Portugueses, consubstanciada no desenvolvimento e operacionalização da plataforma/APP NUTRIVE.

Diversas entidades do consórcio têm vindo a realizar um vasto conjunto de parcerias no quadro do desenvolvimento de produtos agroalimentares e a sua utilização através de receitas inovadoras. Estas receitas têm considerado uma matriz de utilização de alimentos muitos deles tradicionalmente implementados na dieta portuguesa (como sejam cereais ou hortofrutícolas), nas descurando, a exploração do nicho de alimentos inovadores e novas fontes de proteína como os derivados de Algas e de Insetos.

O projeto InovNUTRITIVE considera três diferentes fases de implementação:

Fase 1: Fase Protótipo da APP NUTRIVE

No quadro dos resultados/receitas inovadoras, como referido anteriormente, desenvolvidas e em lançamento no mercado, por parte dos parceiros do Projeto, será concebida e operacionalizada a APP, de nome NUTRIVE, com as seguintes valências:

i) Caracterização nutricional completa, i.e., valor proteico, vitamínico, açúcares e outros, da refeição e/ou cabaz agroalimentar, baseado na sua fotografia e em tempo real;

ii) Caracterização de indicadores quantitativos/qualitativos da pegada ecológica do prado ao prato, baseando-se, também, e na mesma fotografia do cabaz ou prato;

iii) Apoiar os comportamentos alimentares individuais e/ou coletivos do utilizador (auto nutricionismo), tendo por base algoritmos de boas práticas alimentares e de alimentação sustentável;

iv) Suporte a toda a atividade de promoção e venda das receitas em formato Marketplace.

Considere-se os seguintes protocolos de desenvolvimento na APP NUTRIVE:

- Utilização de algoritmos de aprendizagem automática e construção de modelos preditivos;

- Parceiras de I&DT associadas à correta catalogação nutricional das receitas em promoção;

- Utilização e capitalização de soluções de embalagem e logísticas sustentáveis de importantes parcerias de I&DT dos consorciados.

Fase 2: Desenvolvimento/sistematização da NUTRIVE do ponto de vista sectorial:

É expectável que a NUTRIVE assuma um crescendo de utilização, pretendendo o consórcio o seu posicionamento como uma referência promocional de produtos agroalimentares “família”, i.e., produtos com perfis nutricionais e de pegada ecológica favoráveis, como por exemplo produtos de produção agroalimentar sustentável.  

Assim, o consórcio articulou-se no sentido de acompanhar e modular o crescimento da NUTRIVE, estando já definidos os critérios de associação/entrada de terceiros, assim como, os modelos económico-financeiros que governarão a sua gestão.

No corrente âmbito de 2ª Fase, o Projeto operacionalizará um veículo promocional que possa ser uma bandeira de marketing e de promoção de um sector completamente na ordem do dia (i.e., práticas de produção e consumo sustentável), e com crescente representatividade em Portugal.

Fase 3: Customização e aplicação dos princípios técnicos e de marketing da NUTRIVE, de forma transversal ao mercado: os algoritmos de aprendizagem automática, considerados na NUTRIVE, apresentam potencial de transversalidade para diferentes áreas e sectores agroalimentares.

Importante referir que esta abertura ao mercado da NUTRIVE será sempre realizada em contexto operacional, interface, gestão de conteúdos e custos, para as marcas aderentes. De referir, também, que os entendimentos de custo benefício, relevantes e de forte potencial comercial, para os consorciados, estão completamente acordados entre todos. 
 
Áreas de Trabalho e responsabilidades de cada parceiro

InovNUTRITIVE é composto por um Consórcio multidisciplinar que abrange diversos setores de atividade:

Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior: Coordenação científica e gestão do projeto. Aspetos científicos relacionados com o desenvolvimento das receitas, impacto na saúde e na sustentabilidade. Educação dos consumidores para os conceitos da dieta saudável e sustentável. Estabelecimento dos conteúdos a serem considerados na app NUTRIVE. Comunicação e divulgação de resultados.

VOID – SW: Desenvolvimento e criação da APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.

Medronho e Canela: Preparação de receitas com fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.

PureNut: Desenvolvimento de produtos e integração em receitas. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.

Gwiker: Desenvolvimento de produtos e integração em receitas. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.

Iberopasta: Desenvolvimento de produtos e integração em receitas. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.

Museu do Pão: Desenvolvimento de produtos e integração em receitas. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.

Rissolaria Tradicional: Desenvolvimento de produtos e integração em receitas. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.

The Cricket Farming Co: Fornecimento de ingredientes a serem considerados no desenvolvimento de novos produtos. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.

Thunderfoods: Fornecimento de ingredientes a serem considerados no desenvolvimento de novos produtos. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.

Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV): Pólo de Inovação. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA): Contribuição científica. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE, nomeadamente informação nutricional, decorrente da Tabela de Composição de Alimentos.

Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN): Centro de Competências. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Fornecimento de informação/características próprias dos alimentos a serem considerados na APP NUTRIVE.

Associação Portuguesa Nutrição (APN): Contribuição científica. Fornecimento de informação/características próprias dos alimentos, bem como nutricionais, a serem considerados na APP NUTRIVE.
 
Interlocutor: Ricardo Assunção   Email interlocutor: rassuncao@egasmoniz.edu.pt   Email entidade: mlima@egasmoniz.edu.pt