|
InovNUTRITIVE | Desenvolvimento de uma ferramenta digital inovadora para a promoção de alimentos portugueses, saudáveis e sustentáveis (ID: 317 )
Coordenador: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Iniciativa emblemática: 9. Promoção dos produtos agroalimentares portugueses
Data de Aprovação: 2022-08-11 Duração da iniciativa: 2024-04-30
NUTS II: Centro NUTS III: Região de Leiria
Identificação do problema ou oportunidade
É atualmente reconhecido que não há
alternativa à sustentabilidade, bem como de que se a mesma não derivar de
processos e comportamentos inovadores nunca a conseguiremos alcançar.
Definitivamente no setor
agroalimentar, quer a nível produtivo, quer a nível dos comportamentos
individuais, os desafios da sustentabilidade são significativos e marcam a
ordem do dia. De facto, a indústria agroalimentar portuguesa tem vindo a
consubstanciar, em crescendo, iniciativas/desenvolvimentos técnicos,
estratégicos e empresariais focados em diversas problemáticas relacionadas com
a sustentabilidade. Refira-se como exemplos:
- Um vasto conjunto de Projetos em
curso nas áreas do desenvolvimento de dietas mediterrânicas, mais adaptadas aos
novos paradigmas de consumo;
- Candidaturas diversas ao Programa
Agendas Mobilizadoras do PRR, com foco no Agroalimentar sustentável;
- Ações e grupos de trabalho
autónomos, em que poderemos referir diversas iniciativas conjuntas, mais e
menos formais, de grande parte dos consorciados;
- Também, a Academia/Universidades têm
vindo a lançar novos e bons, e de diversos graus, planos de formação.
Assim, deve investir-se fortemente na
promoção dos resultados obtidos neste contexto.
Há que abrir novos e diferentes mercados,
também ávidos de soluções, inovações, experiências e, em muito, interventivos
relativamente aos paradigmas produtivos que lhe estão subjacentes. Por outro
lado, parte importante do posicionamento do corrente Projeto, e das ações
promocionais subjacentes, terão de ser focadas no que poderemos chamar de uma
adaptação cultural.
Então vejamos:
1. Existem um conjunto de Produtos,
Portugueses, agroalimentares, inovadores, com características de
sustentabilidade, nutricionais, de elevado valor acrescentado, e com impactos
culturais importantes;
2. Há que os promover, fazendo foco nas
suas mais valias e características diferenciadoras;
3. O consórcio não tem dúvidas, no
quadro da suas atividades e experiências acumuladas e complementares, que as
novas tecnologias e o digital, se poderão assumir como o veículo, por
excelência, para o alcance comercial e estratégico pretendido, muito também, em
razão dos principiais grupos/targets
de mercado em causa;
4. A proposta InovNUTRITIVE e da app NUTRIVE
preenche os requisitos de veículo promocional tipo, com custos de utilização
completamente negligenciáveis;
5. Por outro lado, entende o consórcio, que o
potencial/capital da NUTRIVE, está para além do segmento das novas soluções
agroalimentares representadas no Projeto InovNUTRITIVE (nomeadamente na 1ª
Fase, em que os desenvolvimentos serão suportados nos trabalhos já em curso
entre os consorciados, a saber, receitas entre incorporação de derivados e de
Algas e Insetos e Produtos agroalimentares “neutros”, como hortofrutícolas e
cereais, etc.), e que poderá ser aplicado de forma customizada, autónoma e em
coerência com as grandes bandeiras de outros sectores agroalimentares, também,
como uma importante ferramenta e mais valia promocional e empresarial
(exatamente as extensões previstas nas Fases 2 e 3).
Breve resumo da iniciativa a desenvolver
O novo paradigma relacional entre um
qualquer Produto e o seu Mercado alvo, onde as estratégicas de divulgação e
promoção assumem um papel deveras relevante, tende por exigir, ao promotor, uma
componente de valor acrescentado, de serviço integrado e de utilização de novos
protocolos/tecnologias comunicacionais.
Estas componentes deverão realçar a
qualidade/caraterísticas intrínsecas do Produto, mas, também, ir cada vez mais
além das mesmas e do próprio Produto em si mesmo.
É essa a substância do presente
Projeto InovNUTRITIVE, num quadro transversal de promoção de Produtos
Agroalimentares Portugueses, consubstanciada no desenvolvimento e
operacionalização da plataforma/APP NUTRIVE.
Diversas entidades do consórcio têm
vindo a realizar um vasto conjunto de parcerias no quadro do desenvolvimento de
produtos agroalimentares e a sua utilização através de receitas inovadoras.
Estas receitas têm considerado uma matriz de utilização de alimentos muitos
deles tradicionalmente implementados na dieta portuguesa (como sejam cereais ou
hortofrutícolas), nas descurando, a exploração do nicho de alimentos inovadores
e novas fontes de proteína como os derivados de Algas e de Insetos.
O projeto InovNUTRITIVE considera três
diferentes fases de implementação:
Fase
1: Fase Protótipo da APP NUTRIVE
No quadro dos resultados/receitas inovadoras, como referido
anteriormente, desenvolvidas e em lançamento no mercado, por parte dos
parceiros do Projeto, será concebida e operacionalizada a APP, de nome NUTRIVE,
com as seguintes valências:
i) Caracterização nutricional
completa, i.e., valor proteico, vitamínico, açúcares e outros, da refeição e/ou
cabaz agroalimentar, baseado na sua fotografia e em tempo real;
ii) Caracterização de indicadores
quantitativos/qualitativos da pegada ecológica do prado ao prato, baseando-se,
também, e na mesma fotografia do cabaz ou prato;
iii) Apoiar os comportamentos
alimentares individuais e/ou coletivos do utilizador (auto nutricionismo),
tendo por base algoritmos de boas práticas alimentares e de alimentação
sustentável;
iv) Suporte a toda a atividade de
promoção e venda das receitas em formato Marketplace.
Considere-se os seguintes protocolos
de desenvolvimento na APP NUTRIVE:
- Utilização de algoritmos de
aprendizagem automática e construção de modelos preditivos;
- Parceiras de I&DT associadas à
correta catalogação nutricional das receitas em promoção;
- Utilização e capitalização de
soluções de embalagem e logísticas sustentáveis de importantes parcerias de
I&DT dos consorciados.
Fase 2: Desenvolvimento/sistematização
da NUTRIVE do ponto de vista sectorial:
É expectável que a NUTRIVE assuma um
crescendo de utilização, pretendendo o consórcio o seu posicionamento como uma
referência promocional de produtos agroalimentares “família”, i.e., produtos
com perfis nutricionais e de pegada ecológica favoráveis, como por exemplo
produtos de produção agroalimentar sustentável.
Assim, o consórcio articulou-se no
sentido de acompanhar e modular o crescimento da NUTRIVE, estando já definidos
os critérios de associação/entrada de terceiros, assim como, os modelos
económico-financeiros que governarão a sua gestão.
No corrente âmbito de 2ª Fase, o Projeto
operacionalizará um veículo promocional que possa ser uma bandeira de marketing
e de promoção de um sector completamente na ordem do dia (i.e., práticas de
produção e consumo sustentável), e com crescente representatividade em
Portugal.
Fase
3: Customização e aplicação dos princípios técnicos e de marketing da
NUTRIVE, de forma transversal ao mercado: os algoritmos de aprendizagem
automática, considerados na NUTRIVE, apresentam potencial de transversalidade
para diferentes áreas e sectores agroalimentares.
Importante referir que esta abertura ao mercado da
NUTRIVE será sempre realizada em contexto operacional, interface, gestão de
conteúdos e custos, para as marcas aderentes. De referir, também, que os
entendimentos de custo benefício, relevantes e de forte potencial comercial,
para os consorciados, estão completamente acordados entre todos.
Áreas de Trabalho e responsabilidades de cada parceiro
InovNUTRITIVE é composto por um
Consórcio multidisciplinar que abrange diversos setores de atividade:
Egas
Moniz – Cooperativa de Ensino Superior: Coordenação científica e gestão do
projeto. Aspetos científicos relacionados com o desenvolvimento das receitas,
impacto na saúde e na sustentabilidade. Educação dos consumidores para os
conceitos da dieta saudável e sustentável. Estabelecimento dos conteúdos a
serem considerados na app NUTRIVE. Comunicação e divulgação de resultados.
VOID – SW: Desenvolvimento e criação da APP NUTRIVE.
Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.
Medronho e Canela: Preparação
de receitas com fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e
divulgação dos resultados obtidos.
PureNut: Desenvolvimento de
produtos e integração em receitas. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE.
Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.
Gwiker: Desenvolvimento de
produtos e integração em receitas. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE.
Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.
Iberopasta: Desenvolvimento de produtos e
integração em receitas. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação
e divulgação dos resultados obtidos.
Museu do Pão: Desenvolvimento
de produtos e integração em receitas. Fornecimento de conteúdos para APP
NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos resultados obtidos.
Rissolaria Tradicional: Desenvolvimento de produtos e
integração em receitas. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação
e divulgação dos resultados obtidos.
The Cricket Farming Co:
Fornecimento de ingredientes a serem considerados no desenvolvimento de novos
produtos. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação
dos resultados obtidos.
Thunderfoods: Fornecimento de
ingredientes a serem considerados no desenvolvimento de novos produtos.
Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e divulgação dos
resultados obtidos.
Instituto Nacional de Investigação
Agrária e Veterinária (INIAV): Pólo
de Inovação. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE. Comunicação e
divulgação dos resultados obtidos.
Instituto Nacional de Saúde Doutor
Ricardo Jorge (INSA): Contribuição
científica. Fornecimento de conteúdos para APP NUTRIVE, nomeadamente informação
nutricional, decorrente da Tabela de Composição de Alimentos.
Centro Operativo e Tecnológico
Hortofrutícola Nacional (COTHN): Centro de Competências. Fornecimento de
conteúdos para APP NUTRIVE. Fornecimento de informação/características próprias
dos alimentos a serem considerados na APP NUTRIVE.
Associação Portuguesa Nutrição (APN): Contribuição científica. Fornecimento de
informação/características próprias dos alimentos, bem como nutricionais, a
serem considerados na APP NUTRIVE.
|
|
|