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Food4Space - Inovação de produtos alimentares para a gastronomia espacial (ID: 319 )
Coordenador: Instituto Politécnico da Guarda
Iniciativa emblemática: 9. Promoção dos produtos agroalimentares portugueses
Data de Aprovação: 2022-09-09 Duração da iniciativa: 2025-09-30
NUTS II: Centro NUTS III: Beiras e Serra da Estrela
Identificação do problema ou oportunidade
Missões
de exploração espacial tripuladas com vários anos estão agora no horizonte e
observamos que ao longo da história humana, a alimentação e a nutrição têm sido
determinantes fundamentais no sucesso ou fracasso das missões de exploração. Fornecer
quantidades adequadas de comida para a tripulação é uma tarefa importante, e a Estação
Espacial Internacional e a NASA têm contribuído para o conhecimento e
identificação dos maiores desafios associados à nutrição e alimentação dos
astronautas. há evidências que os alimentos têm um sabor diferente no espaço,
em comparação com a Terra. As áreas-chave na ingestão de alimentos são os
efeitos no tempo de vida alimentar, alterações fisiológicas, ruído, qualidade
do ar e água, perceção do sabor dos alimentos, e a ligação entre o sabor dos
alimentos e a sua ingestão. Ainda, a capacidade limitada de água,
armazenamento, tempo de tripulação e capacidade de preparação de alimentos (ex.:
adicionar água, calor) restringem a tripulação na escolha de alimentos, de
serviço único, na sua forma natural, preservados por desidratação, contrariando
a termostabilização ou irradiação.
Assim,
a alimentação espacial assume apenas a dimensão nutritiva sem foco no caráter
sensorial, sendo as maiores preocupações a digestão dos alimentos, o peso, a
conservação, e assumindo uma política de desperdício zero. Destes fatores surge
a necessidade de melhoria da comida espacial, na forma como é preparada e
consumida, na melhoria do sabor dos alimentos através de condimentos
apropriados ao ambiente de consumo no espaço, e do aspeto visual dos alimentos e
da embalagem. A possibilidade de preparação/confeção
dos alimentos através da impressão 3D pode tornar as refeições mais apelativas e
equilibradas, para além da produção no espaço de alimentos frescos, com
potencial de potenciar a experiência gastronómica, e até sendo possível adaptar
a gastronomia portuguesa, reconhecida pela sua diversidade, qualidade e valor
nutritivo associado à dieta mediterrânica, para que possa ser consumida em
ambiente espacial.
Neste
contexto, o Food4Space tem como objetivos: i)identificar e compreender os
desafios da alimentação no espaço; ii)explorar as potencialidades e desenvolver
novos produtos alimentares inovadores, com base nos recursos endógenos e
produtos alimentares característicos da dieta mediterrânica para a alimentação
no espaço; iii)desenvolver bioembalagens que permitam assegurar o transporte e
consumo seguro de alimentos no espaço e simultaneamente contribuindo para a política
de desperdício zero; iv)identificar potencial de utilização da inovação no desenvolvimento
tecnológico para criação de novos produtos exportáveis e de elevado valor
acrescentado específicos para a alimentação no espaço no desenvolvimento de
ofertas e experiências em ambiente terrestre ligadas ao espaço; v)desenvolver
ações de fortalecimento do ecossistema (bio, social e económico) agroindustrial
através de ações de investigação e inovação orientadas para a criação de valor,
fixação de comunidades e atratividade do território com impacto positivo no
desenvolvimento da agricultura e no turismo, pela atração gastronómica associada.
Esta oportunidade de inovação permite que as empresas agroalimentares
portuguesas se preparem para o futuro, transformando os seus produtos e
processos produtivos para o desenvolvimento de alimentos adequados ao espaço
ultrapassando as limitações atuais e contribuindo para o bem-estar dos
astronautas, e futuramente turistas espaciais. As condições de produção e de
transformação destes alimentos deverá sempre garantir as condições de sustentabilidade
ambiental, que por um lado se associam aos recursos e produtos alimentares
endógenos, bem como a práticas de produção, de embalagem e de gestão de
resíduos, que promovam a saúde, no âmbito da dieta mediterrânica, a produção de
bioembalagens determinantes para a política sustentável de desperdício zero, e
proporcionar o aparecimento de novos negócios em territórios de baixa densidade,
tal como preconizado na Agenda Terra Futura 20-30
Breve resumo da iniciativa a desenvolver
O
Food4Space apresenta-se como uma nova abordagem ao desafio da alimentação no
espaço, e gestão do agroecossistema dos territórios do interior que, atuando de
forma integrada com base nas tendências de mercado consumidor, vai criar um
conjunto de produtos assentes em conhecimento e tecnologia (impressão 3D e
biomateriais) para a inovação dos setores agrícola e agroalimentar ligados a
produtos endógenos e tradicionais, os quais serão transferidos aos agentes
económicos destes setores sobretudo através de capacitação técnica. Os impactos
esperados do projeto traduzem-se em: A-Desenvolver produtos alimentares
baseados em recursos endógenos adaptados ao consumo no espaço B-Desenvolver
bioembalagens biodegradáveis compatíveis com a alimentação espacial C-Testar a
tecnologia de impressão 3D na transformação de produtos e confeção alimentar no
espaço D-Valorizar, via diversificação económica, os territórios e baixa
densidade através da inovação alimentar preparando as PMEs para o futuro. O Food4Space pretende, pois, desenvolver as
seguintes atividades:
A.1–Inovação alimentar
A.1.1. Desenvolvimento e adaptação de produtos
alimentares endógenos na região para consumo no espaço;
A.1.2. Desenvolvimento de bioembalagens que
assegurem o transporte, segurança e sustentabilidade na alimentação espacial.
A.2–Confeção alimentar
A.2.1. Desenvolvimento e adaptação de produtos alimentares para serem "impressos" no espaço através de tecnologia 3D de modo a se obter uma diferenciação alimentar e de degustação, facilitando o consumo de produtos frescos e/ou semi-frescos; A.2.2. Promoção de técnicas de confeção (sabores) e contextos (virtuais) alimentares
que proporcionem mais sensações e emoções na degustação gastronómica. A.3–Novos negócios
A.3.1. Promoção do desenvolvimento de novos
negócios com base na inovação dos alimentos para o espaço; A.3.2. Desenvolvimento da cadeia de valor de
comercialização e exportação dos produtos alimentares inovadores.
A.4–Promoção dos produtos agroalimentares inovadores
A.4.1.
Estratégias de comunicação para os produtos alimentares inovadores; A.4.2.
Demonstrações e ações de divulgação dos produtos alimentares inovadores
Áreas de Trabalho e responsabilidades de cada parceiro
A conceção e realização do projeto Food4Space envolve
6 entidades, coordenadas pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que
desenvolvem atividades de investigação, consultadoria e apoio técnico na área
agroalimentar e centrada na valorização de recursos naturais e/ou que são
empresas deste setor, cujo contributo de cada parceiro proporcionará uma
colaboração efetiva e produtiva. O Centro de Competências da Apicultura e
Biodiversidade-CCAB/CATAA, a par com o IPG, têm um papel
preponderante no desenvolvimento da A1 através da sua I&D na área alimentar
e de bioembalagens, respetivamente. O Inovcluster, nesta atividade associará ao
processo parceiros empresariais que trabalhem a charcutaria e fruta e que a par
com a GreenFlavours, incorporem o desenvolvimento para criação de novos
produtos exportáveis e de elevado valor acrescentado. O IPG coordenará a A2 e
A3, na sua ligação à sua Escola de Hotelaria e experiência na promoção do
empreendedorismo de vocação empresarial, e trabalhará em proximidade com o
Inovcluster e os parceiros empresariais (agroalimentares e tecnológicos) nesta
área. Nesta atividade a Beeverycreative, pela sua experiência e desenvolvimento
tecnológico tem um papel fundamental na testagem de impressão 3D de alimentos,
nomeadamente em ambientes de gravidade invertida. Na A3, o IPG com o
Inovcluster promoverão o desenvolvimento de novos negócios com base na inovação
desenvolvida, apoiando as empresas (existentes e novas) nos processos de
desenvolvimento de novos produtos, colocando-os no mercado nacional e
internacional. O Inovcluster, pelo seu potencial de disseminação no tecido
empresarial liderará a A4, desenvolvendo a comunicação e a promoção da inovação
desenvolvida e as ações de demonstração e divulgação, em que todos os parceiros
participarão nas atividades de disseminação.
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