|
VALORIZAÇÃO DA CARNE DE OVINOS NACIONAIS PARA O MERCADO HALAL /KOCHER (ID: 351 )
Coordenador: IPB - Instituto Politécnico de Beja
Iniciativa emblemática: 9. Promoção dos produtos agroalimentares portugueses
Data de Aprovação: 2022-09-07 Duração da iniciativa: 2025-09-30
NUTS II: Alentejo NUTS III: Baixo Alentejo
Identificação do problema ou oportunidade
Portugal tem
grande tradição na produção de ovinos, encontrando-se no Alentejo o maior
efetivo de ovinos do país. Os produtos com origem nos ovinos (carne, leite e
derivados) produzidos em Portugal gozam de uma boa imagem junto dos
consumidores, que os associam a sistemas de produção tradicionais,
ambientalmente sustentáveis e promotores de bem-estar animal. No que se refere
à carne de ovino, existem diversos produtos de reconhecida qualidade e com
proteção de origem (Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação
Geográfica Protegida (IGP)). No entanto, dados do Inquérito aos Agrupamentos de
Produtores de Produtos com DOP/IGP/ETG relativo ao ano de
2016 mostram que relativamente às carnes apenas uma muito pequena parte da
produção de ovinos é comercializada com proteção de origem. Desta forma a maior
parte da produção de ovinos em Portugal é comercializado sem qualquer fator de
diferenciação que acrescente valor ao produto. De facto, as estratégias de incremento do valor
acrescentado através de sistemas de qualificação ligados à origem e modos de
produção sustentáveis, apresentam resultados aquém do potencial, devido a
fatores produtivos e estruturais, como a dimensão das explorações e do efetivo
global, a ausência de estruturas de comercialização e transformação. Para além destas questões, é também evidente
que o setor de produção de ovinos em Portugal carece de incorporação de fatores
de inovação nos processos produtivos e em particular no produto, sendo estes
aspetos essenciais para a sustentabilidade e competitividade do setor.
A carne e os produtos
à base de carne têm um significado fundamental no cumprimento dos requisitos
alimentares de serviço como principal fonte de proteína e fornecem vitaminas, ácidos
gordos e minerais essenciais. A nível global, a procura dos consumidores está a
aumentar para carnes e produtos à base de carne saudáveis, higiénicos e
seguros, devido ao aumento da população, ao nível do rendimento e às escolhas
alimentares. As escolhas alimentares são influenciadas por diversos fatores, como
a região, religião e nível económico, assumindo a religião um papel
determinante nas escolhas alimentares dos consumidores. Tradicionalmente, o
consumo de carne de ovino em Portugal ocorre principalmente nas épocas festivas
do Natal e Páscoa, e no Norte do país também nos festejos do São João. A
associação da confeção da carne de ovino a processos complexos e demorados que
só os mais velhos sabiam e tinham condições para o fazer não tem favorecido o
aumento do consumo de carne de ovino. No entanto, devido a imigração para
Portugal de pessoas com hábitos alimentares diversos, a procura de produtos
alimentares com determinadas especificações associadas a contextos religiosos
tem vindo a aumentar, como é o caso dos alimentos halal e kocher. Atendendo ao
grande número de consumidores com estas preferências, não só em Portugal, mas
principalmente a nível mundial, a produção de alimentos halal e kocher é uma
tendência crescente.
O setor da produção de ovinos em Portugal tem potencial para
crescer devido à sua capacidade natural de criação de animais, pelo que a
incorporação de inovação que permita dar resposta aos desafios atuais da sociedade
global é uma oportunidade para o setor da produção de ovinos em Portugal,
potenciado a sua sustentabilidade, competitividade e resiliente.
Breve resumo da iniciativa a desenvolver
O objetivo da
iniciativa é a valorização da carne ovina com vista à criação de novos produtos
que correspondam às novas tendências de consumo, orientada para a exportação com
desenvolvimento de novos produtos e conceitos para mercados específicos para o
mercado halal/kocher
O projeto pretende selecionar a raça
com propriedades adequadas para a produção de presunto de ovinos e outros
produtos de charcutaria de carne de ovinos, tendo por base os sistemas de
produção de ovinos tradicionais do Alentejo, no que se refere ao maneio e
raças.
A carne de ovinos para produzir estes
produtos será proveniente de animais abatidos com tecnologia de abate
halal/kocher pois destina se a novos mercados de exportação com melhor
valorização económica para o produtor.
Esta iniciativa desenvolve-se nas seguintes
áreas de trabalho:
1 – Seleção de raças de ovinos
2 – Avaliação da influência do Abate- Tradicional/halal/Kocher
3 – Tecnologia de transformação para
obtenção de novos produtos e produtos tradicionais de carne de ovinos.
Cada área de trabalho será avaliada
com as tarefas seguintes:
a) -Avaliação Físico-química e
sensorial da carne e produtos transformados.
b) – Estudo de viabilidade económica
Os dados apresentados no
fim, são úteis para os produtores de carne, transformadores e pessoas
envolvidas na exportação de carne e produtos à base de carne de ovinos.
Áreas de Trabalho e responsabilidades de cada parceiro
Parceiros
|
Entidade
|
Áreas de
Trabalho
|
Responsabilidades
|
Instituto Politécnico de Beja – IPBeja;
|
Instituição de Ensino Superior
|
Avaliação Físico-Química e Sensorial da Carne e Produtos Cárneos
|
Coordenar as diferentes Atividades e o Desenvolvimento Científico
e Analítico
|
Associação de Criadores de Ovinos – ACOS;
|
Associação do setor
|
Seleção de raças e de ovinos para o projeto
|
Seleção dos animais
|
Centro de
Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo – CEBAL;
|
Centro tecnológico e
de investigação
|
Avaliação Físico-Química e da Carne e Produtos Cárneos
|
Científica e analítica
|
Montaraz de Garvão - Transformação Artesanal de
Porco Preto, Lda;
|
PME ligadas ao setor
|
Transformação Tecnológica
|
Tecnológica
|
Matadouro Do Litoral Alentejano,
S.A. - MLA;
(Aguarda
inscrição na Rede Rural Nacional)
|
PME ligadas ao
setor
|
Abate e primeira
transformação
|
Tecnológica
|
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre;(aguarda aprovação da adesão à RRN)
|
Instituição de
Ensino
|
Transformação
Tecnológica e gastronómica
|
Tecnológica
|
Centro de
Competências do Pastoreio Extensivo.( Representado pela ADPM)
|
Centro de
Competências
|
Disseminação
de resultados
|
Comunicação
|
|
|
|