Bolsa de Iniciativas PRR

 

MEDFORESTDIET – A Floresta Mediterrânica na Roda da Alimentação Saudável Sustentável: Da Prevenção e Tratamento de Doenças do Metabolismo à Revitalização das Zonas Rurais e Adaptação Climática (ID: 372 )
Coordenador: Universidade de Coimbra
Iniciativa emblemática: 7. Revitalização das zonas rurais
Data de Aprovação: 2022-10-07 Duração da iniciativa: 2025-09-30
NUTS II: Centro NUTS III: Região de Coimbra
 
Identificação do problema ou oportunidade

MEDFORESTDIET visa o desenvolvimento de fileiras associadas à bolota e cogumelos, dois recursos endógenos abundantes na floresta portuguesa, mas pouco explorados, com foco na dieta humana, inovando nos processos de produção, processamento, transformação e promoção no mercado, almejando sistemas alimentares mais sustentáveis, adaptação climática e revitalização do espaço rural e agroflorestal. Isso inclui: i) criar as condições de rastreabilidade de produção e a caracterização de propriedades nutritivas e atividade biológica em pontos críticos do processamento e transformação, mas também tendo em conta as condições edafoclimáticas; ii)  sensibilizar para os benefícios da bolota e cogumelos na dieta humana junto dos múltiplos agentes ao longo das fileiras, até ao consumidor e população em geral; e iii) desenvolver modelos de negócio e planos de ação para a capacitação económica, tecnológica e social das zonas rurais e dos seus atores, com vista ao estabelecimento de cadeias de valor curtas (do campo para o prato) e de baixa pegada ecológica.

SITUAÇÃO DE PARTIDA – TERRITÓRIO E MERCADO
Cerca de 55% da produção de bolota em Portugal tem sido desperdiçada, uma estimativa de perda de 13,3 milhões de euros (Sottomayor, M. 2015). A produção de cogumelos silvestres (milhares de toneladas) continua muito aquém do potencial e sem a estrutura para a valorização dos territórios. Sicó possui uma mancha de carvalhos e azinheira preservada, que inclui o Parque Ecológico (Intermunicipal) de Algarinho-Gramatinha-Ariques, com aproximadamente 30 mil hectares, e nela a maior mancha de carvalho-cerquinho (Quercus faginea subsp. broteroi) da Europa, o que constitui uma paisagem de património natural e cultural de enorme importância para a região Centro e todo o país. Desconhece-se o potencial de produção de bolota e cogumelos silvestres, pois nunca foi avaliada.

A BOLOTA E OS COGUMELOS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SUSTENTÁVEL
As bolotas e os cogumelos silvestres constituem uma fonte de alimento com longa tradição na bacia do Mediterrâneo, hemisfério norte e outras culturas no mundo. A bolota é rica em hidratos de carbono e tem um perfil de lípidos semelhante ao azeite; tem atividade antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, na prevenção de doenças do envelhecimento e neurodegenerativas (https://doi.org/10.1016/j.indcrop.2018.10.082), entre outras. Tem sido usada principalmente para produção de farinha e aplicada em alimentos sem glúten; emergem no mercado o óleo e outros extratos, como os taninos. Os cogumelos silvestres são ricos em hidratos de carbono, proteínas e lípidos essenciais, bem como vitaminas, minerais, e compostos com atividade antioxidante, anti-inflamatória, antibiótica, imunomoduladora (https://doi.org/10.1111/eci.13667), entre outras; tem efeito positivo em várias doenças do metabolismo, como diabetes, doenças do fígado, cardiovasculares, neurodegenerativas e cancro. 
Para além da ausência das cadeias de valor, persistem problemas com protocolos padronizados associados ao processamento para garantir as propriedades nutricionais e funcionais. Também o nível do processamento são gerados subprodutos com potencial a explorar para a alimentação animal, nutracêutica e biotecnologia. Espera-se que os resultados de MEDFORESTDIET contribuam para a criação de modelos económicos e sustentabilidade de cadeias de valor associadas a estas duas matérias-primas.
 
Breve resumo da iniciativa a desenvolver

A iniciativa MEDFORESTDIET irá contribuir para a valorização de produtos da floresta mediterrânica na alimentação humana com foco na produção de farinha e óleo derivados da bolota e de cogumelos silvestres. Será estimada a sua produção a partir da fenologia e condições edáfico-climáticas, caracterizados os perfis nutricionais e atividade biológica, criados modelos de rastreabilidade (processos e produtos) e sustentabilidade económica com vista a revitalização do espaço rural e agroflorestal e as suas comunidades.

MEDFORESTDIET conjugará competência, experiência e investigação científica no domínio do desenvolvimento local, ecologia, ciências farmacêuticas, biomedicina, multifuncionalidade na agricultura e floresta, e comunicação. No decorrer do projeto serão desenvolvidas as formulações de processamento da bolota (farinha, óleo, extratos de polifenóis) e cogumelos que potenciem a perpetuação dos atributos nutricionais e funcionais. Os resultados permitirão o estabelecimento de protocolos otimizados para gerar as melhores formulações de processamento de farinha (para padaria, pastelaria, charcutaria e restauração), óleo (para indústrias alimentar e biotecnológicas) e conservação de cogumelos, bem como o desenvolvimento de novos produtos (nutricêutica, biomedicina). A monitorização das melhorias quantitativas e qualitativas de produção será acompanhada pela incorporação da análise de mercado e rastreabilidade de produtos e processos, no sentido de uma valorização mais eficiente, segura e sustentável da bolota e cogumelos.

Os dados gerados pelo MEDFORESTDIET serão aplicados na transferência de conhecimento técnico e científico no setor agroflorestal (jovens agricultores e técnicos), mas também nos setores associados à inovação na alimentação e saúde. Perspetiva-se que a capacitação técnica e científica para a produção e transformação, bem como a sensibilização para benefícios nutricionais e terapêuticos dos produtos derivados, fará aumentar a atratividade e competitividade desta atividade, potenciando o consumo nos mercados nacional e internacional, acelerando a transição alimentar e climática, e criando condições sócio-económicas para a mobilização de agentes para as zonas rurais, promovendo a sua revitalização.

De forma a promover a inclusão e integração dos agentes do setor nas regiões, serão promovidas ações de cariz técnico (cursos, seminários, workshops) que serão adaptadas ao públicos-alvo e em função da atividade agroflorestal, alimentar, comercial, outra, que desenvolvem. Serão ainda realizadas ações de sensibilização e capacitação da comunidade local, através de redes de escolas profissionais, associações socioculturais, ensino e investigação, e a disseminação junto dos consumidores e da população em geral, com participação ativa da população jovem e sénior.

Através desta iniciativa, dadas as características dos produtos bolota e cogumelos no maciço de Sicó, nomeadamente a abundância e possibilidade de densificação no território, será promovida uma produção mais inclusiva e integrada, e promotora de sustentabilidade e biodiversidade, em total alinhamento para a multifuncionalidade e resiliência dos sistemas agroflorestais.

A operacionalização deste projeto e a concretização dos seus objetivos contribuirá, ainda, para a educação da sociedade tendo em vista uma alimentação mais saudável, a promoção de um sistema alimentar mais sustentável e com um carácter inovador, resultante da incorporação de conhecimento científico e tecnologia.

 
Áreas de Trabalho e responsabilidades de cada parceiro


MEDFORESTDIET reúne uma equipa com atuação direta no desenvolvimento e sustentabilidade do território, os seus recursos e comunidades, com foco no estudo e inovação para novos produtos, métodos de produção e novas oportunidades de mercado nos setores agroalimentar, agroflorestal e social; investigação industrial e aplicada na caracterização nutricional e fitoquímica, rastreio de metabolitos bioativos, avaliação de efeitos da atividade biológica no metabolismo e modelos de doenças metabólicas; biodiversidade, planeamento de recursos florestais, valorização de recursos endógenos e paisagem cultural; comunicação de ciência e saúde. O Plano de Ação envolverá a realização de 6 atividades (A), durante um período máximo de 30 meses (m1-m30), e reflete complementaridade e sinergias entre a entidade coordenadora, a Universidade de Coimbra (UC), e os parceiros, as PMEs: Sociedade Agricola do Freixo do Meio (SAdFM), Landratech (LT), Tech4MED (T4M), Fungiperfect (FP), a associação do setor OLIVOSICÓ, o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS), o Polo de Inovação a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), o grupo de ação local Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento (TS), cujas responsabilidades serão atribuídas em função das competências e experiência:


A1 – Desenvolvimento das ferramentas de apoio à produção e os processos associados à conservação e processamento da bolota e cogumelos, com caracterização da composição nutricional e fitoquímica. Serão consideradas, entre outros, terrenos (baldios) no sítio Sicó-Alvaiázere da Rede Natura pertencentes às Freguesias dos concelhos de Alvaiázere, Ansião e Pombal. Responsabilidade: UC, FP (m1-m20).


A2 – Ensaios de produção e transformação de farinha e óleo de bolota e cogumelos a partir dos procedimentos selecionados na atividade 1. Inclui os ensaios de avaliação de atividade biológica. Responsabilidade: LT, T4M, SAdFM e UC (m5-m28).


A3 – Desenvolvimento de modelos de negócio para atrair empreendedores para zonar rurais, por forma a revitalizá-las, bem como na criação de planos de ação que envolvam todos os agentes da cadeia de valor (incluindo entidades municipais, regionais e nacionais). Inclui o desenvolvimento de um sistema de rastreio e certificação que permita identificar pontos críticos da colheita, conservação e processamento da bolota, estabelecer os protocolos padronizados. Responsabilidade: LT, SAdFM, FP, UC (m2-m28).


A4 – Constituição de um painel consultivo. Inclui as 6 Câmaras Municipais parceiras da Terras de Sicó. Responsabilidade: CNCFS e UC, com apoio de TS e DRAPC, e articulação com os parceiros (m2-m30).


A5 – Comunicação e disseminação. Inclui a) página Web; b) cursos de formação, seminários e workshops dirigida atores das fileiras agroalimentar e agoflorestal, e setores relevantes, como a saúde, farmacêutica, biotecnologia, têxtil; c) padarias, restaurantes, mercados locais, feiras e/ou outros eventos; d) escolas, centros de ciência; e) eventos de natureza científica; f) a realização de simpósio internacional com resultados decorridos do projeto. Responsabilidade: UC com CNCFS, DRAPC, TS, T4M em articulação com parceiros (m1-m30).


A6 – Coordenação e gestão do projeto. A proposta terá um plano de proteção de propriedade intelectual. Responsabilidade: UC, em articulação com parceiros (m1-m30).
MEDFORESTDIET conta com a colaboração da Confraria da Bolota e Escolas Profissionais: SICÓ Formação, SA e Profitecla.
 
Interlocutor: Anabela Marisa Azul   Email interlocutor: amjrazul@ci.uc.pt   Email entidade: dapi@uc.pt